O Hipoclorito de Sódio é o composto químico de fórmula NaCIO e grande aliado para a higienização.Conhecido popularmente como água sanitária ou cândida, o hipoclorito de sódio é eficiente na desinfecção. Falaremos neste artigo sobre suas propriedades, capazes de combater a vírus, fungos e bactérias.
Hipoclorito de Sódio
Para conhecer essa substância, iremos analisá-la desde sua composição. O hipoclorito de sódio (NaOCl) é um composto que pode ser efetivamente usado na purificação da água e é utilizado em larga escala para limpeza de superfícies, branqueamento e remoção de odores.
Origem do Hipoclorito de Sódio
Por volta de 1785, o francês Berthollet desenvolveu agentes clareadores líquidos à base de hipoclorito de sódio. A empresa Javel introduziu este produto e o chamou de “licor de Javel“. Era usado para branquear o algodão.
Por causa de suas características específicas, logo se tornou um composto popular. O hipoclorito pode remover manchas de roupas à temperatura ambiente. Na França, o hipoclorito de sódio ainda é conhecido como ‘licor de Javel‘.
- Leia também sobre: Como fazer desinfecção em ambientes de trabalho
Características do hipoclorito
O hipoclorito de sódio é uma solução clara, levemente amarelada, com odor característico.
O hipoclorito de sódio tem uma densidade relativa de 1,1 (solução aquosa a 5,5%).
Como agente de branqueamento para uso doméstico, geralmente contém hipoclorito de sódio a 5%. Se for mais concentrado, contém uma concentração de 10 a 15% de hipoclorito de sódio.
O hipoclorito de sódio é instável. O cloro evapora a uma taxa de 0,75 grama de cloro ativo por dia a partir da solução.
Se aquecido, o hipoclorito de sódio se desintegra. Isso também acontece quando o hipoclorito entra em contato com ácidos, luz solar, certos metais e gases venenosos e corrosivos, incluindo o gás cloro.
O hipoclorito de sódio é um oxidante forte e reage com compostos e redutores inflamáveis. A solução de hipoclorito de sódio é uma base fraca que é inflamável.
Essas características devem ser lembradas durante o transporte, armazenamento e uso de hipoclorito de sódio.
A desinfecção com hipoclorito de sódio
Depois de entender o que este produto, veremos a ação dele no uso como desinfetante. O que acontece com o valor do pH quando o hipoclorito de sódio é adicionado à água? Devido à presença de soda cáustica no hipoclorito de sódio, o pH da água aumenta.
Quando o hipoclorito de sódio se dissolve na água, formam-se duas substâncias que desempenham um papel na oxidação e desinfecção. Estes são o ácido hipocloroso (HOCl) e o íon hipoclorito menos ativo (OCl -).
O pH da água determina a quantidade de ácido hipocloroso formada. Enquanto o hipoclorito de sódio é usado, o ácido clorídrico (HCl) é usado para diminuir o pH.
- Leia também sobre: Desinfecção de ambientes com hipoclorito funciona?
Conhecendo sobre a desinfecção utilizando o hipoclorito de sódio, é sim simples usá-lo com eficácia para manter longe diversos tipos de doenças.
Se deseja contratar uma empresa para realizar a desinfecção do ambiente com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam esse tipo de serviço.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer