Tanto uma empresa que vai começar quanto uma que precisa se adaptar a um novo momento da gestão do negócio, obtém muitas vantagens entendendo como fazer BPO financeiro.
A opção de terceirizar as atividades de gestão de um negócio é um passo estratégico para que a equipe possa focar 100% em desenvolver um produto ou serviço de qualidade para o cliente.
O desequilíbrio na organização financeira e a falta de acompanhamento das obrigações nesse setor levam 60% das pequenas e médias empresas brasileiras a fechar as portas.
Está passando aperto com a organização do fluxo de caixa, a organização de contas, o pagamento e impostos, etc?
Aprenda como fazer BPO financeiro pode ajudá-lo nesse processo, seguindo as seguintes etapas:
- Mapear os processos financeiros existentes
- Escolher uma empresa de BPO financeiro qualificada
- Analisar a documentação referente a empresa
- Enviar as cadastros de fornecedores e clientes
- Disponibilizar acesso aos serviços bancários
- Definir indicadores de desempenho
- Documentar o planejamento financeiro operacional
Para saber mais sobre essa forma de terceirização financeira, veja o nosso guia de BPO financeiro e saiba quais vantagens do serviço e melhores empresas do segmento.
Como fazer BPO financeiro: passo a passo
O grosso do trabalho de como fazer BPO financeiro não vai ficar nas suas mãos, mas o início da implementação desse serviço deve ser monitorado de perto.
Essa atenção é importante porque o seu fornecedor precisa conhecer a empresa e as necessidades mais urgentes para estruturar a nova organização de forma compatível.
Para ajudar no entendimento dos deveres de cada parte explicamos a seguir como fazer BPO financeiro em uma empresa:
1. Mapear os processos financeiros existentes
Antes de ir para o Google pesquisar fornecedores de BPO financeiro, é importante fazer o mapeamento dos processos financeiros existentes.
Faça uma lista com todas as atividades que estão sendo feitas atualmente e também uma lista com tudo que não está em dia, relativo a parte de finanças e contabilidade.
Assim, é possível identificar os processos que podem ser terceirizados, as melhorias mais urgentes e informar na hora de fazer um pedido de proposta aos fornecedores.
2. Escolher uma empresa de BPO financeiro qualificada
Com as necessidades da empresas identificadas, o próximo passo de como fazer BPO financeiro é encontrar um fornecedor qualificado para auxiliar na implementação.
É importante escolher uma empresa com experiência na área, bons profissionais e com um processo de trabalho eficiente e flexível.
Mas onde encontrar um fornecedor qualificado? No oHub você tem acesso a vários fornecedores da área. Basta acessar a plataforma, solicitar uma cotação e com um único pedido de proposta você recebe vários orçamentos. Tudo isso gratuitamente!
Tire todas as dúvidas antes de fechar o contrato
Recebeu a proposta e não entendeu algum pronto? Tire suas dúvidas para fazer uma contratação realmente boa para sua empresa.
Os responsáveis por redesenhar os processos necessários devem estar alinhados com a otimização de resultados e oferecer ferramentas de trabalho seguras.
3. Analisar a documentação referente a empresa
Escolhido o fornecedor, o próximo passo de como fazer BPO financeiro na sua empresa é disponibilizar os principais documentos da área financeira e contábil para análise.
A empresa terceiriza categoriza os dados e informações existentes com a ajuda de programas e/ou softwares de gestão financeiro para agilizar a organização da nova fase.
4. Enviar as cadastros de fornecedores e clientes
Além dos documentos gerais, no próximo passo de como fazer BPO financeiro, a empresa vai solicitar o cadastro dos clientes e dos fornecedores.
Com essas informações, os novos gestores vão identificar e organizar:
- os dados para cobrança e recebimento de cada cliente e fornecedor;
- os clientes inadimplentes;
- quando é feito o pagamento dos pedidos e o tipo de negociação com cada um;
- as principais datas de recebimento, etc.
Nessa fase, a empresa de BPO também identifica as pendências fiscais da empresa, se existe alguma multa não paga, impostos em aberto, etc.
Todas essas informações ajudam a criar um planejamento bem estruturado para que a gestão fique mais fácil.
5. Disponibilizar acesso aos serviços bancários
Agora que um terceiro está a frente do negócio, será necessário permitir o acesso dos programas aos serviços bancários e outros que exijam autorização de acesso.
Assim, o banco deverá ser notificado para criar um acesso administrativo para os gestores agendarem pagamentos, identificarem depósitos, etc.
6. Definir indicadores de desempenho
Com todos os dados necessários organizados, o próximo passo de como fazer BPO financeiro é definir indicadores de desempenho para acompanhar o crescimento do negócio.
O BPO não é uma terceirização qualquer. O Financeiro é uma parte estratégica para o desenvolvimento e se algo não estiver indo como o esperado os indicadores irão mostrar.
Dessa forma, a empresa poderá criar ações para reverter o quadro antes que ele se transforme em uma bola de neve.
7. Documentar o planejamento financeiro operacional
O último passo de como fazer BPO financeiro na sua empresa é documentar as informações principais, os objetivos e os indicadores que serão acompanhados.
O planejamento financeiro operacional é um apoio para o trabalho diário e um guia sobre tudo que deve ser acompanhado de perto.
BPO financeiro: principais vantagens
O processo de como implementar BPO financeiro exige atenção e bastante trabalho no início para colocar o setor em ordem. Depois dessa primeira fase, vantagens estratégicas surgem desse novo cenário:
Acesso rápido às informações
Com os documentos e informações do negócio organizados é mais fácil fazer consultas e tomar decisões orientadas por dados seguros.
Diminuição de gastos
O custo-benefício de como implementar BPO financeiro é mais vantajoso comparado a despesa que um departamento próprio geraria. O que não é viável para a realidade da maioria das pequenas e médias empresas.
Mais produtividade na equipe
Com os serviços de BPO financeiro nas mãos de profissionais qualificados, a equipe da empresa pode se dedicar às tarefas principais, investindo o tempo para criar ações que vão aumentar as vendas, os novos contratos e a satisfação dos clientes.
Segurança financeira
Contratando uma empresa confiável para fazer BPO financeiro toda movimentação de informações é protegida por soluções seguras. Além de contar com a assessoria de especialistas que vão garantir o cumprimento de cada processo na data correta.
Gestão de documentos
A gestão de documentos (GED) financeiros do negócio é importante, pois muitos comprovantes e cópias impressas ainda precisam ser mantidos por exigência da lei. E as empresas de BPO sabem quais devem ficar arquivados caso alguma inspecção exija.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Encontre a melhor empresa para implementar BPO financeiro
Agora que você sabe como fazer BPO financeiro em uma empresa, pode se preparar e encontrar o melhor fornecedor para trabalhar no seu negócio.
No oHub você tem acesso a dezenas de fornecedores da área. Basta acessar a plataforma, solicitar uma cotação e com um único pedido de proposta você recebe vários orçamentos. Tudo isso gratuitamente!
Além de empresas que prestam serviços financeiros, no site você também encontra outras empresas que podem contribuir com seu negócio a partir da contratação e terceirização de serviços como: