Home > Gestão Empresarial > Como fazer contagem de estoque: 6 passos para tornar o processo mais simples

Como fazer contagem de estoque: 6 passos para tornar o processo mais simples

Provavelmente você sabe o quão importante é realizar a contagem de estoque de uma empresa. Essa é uma das etapas do gerenciamento de estoque e ajuda na redução de custos e desperdícios, provenientes de um controle ineficiente, e potencializa a capacidade do estoque de gerar lucro para a empresa. Entretanto, como fazer contagem de estoque de maneira simples e eficiente?

Se você já realizou pelo menos uma contagem de estoque, sabe como ela pode ser cansativa e ocupar tempo da empresa. Em muitos casos, a empresa fecha as portas (por algumas horas ou dias, isso vai variar de acordo com o tamanho e setor da organização), para que a equipe possa se dedicar a essa tarefa.

Entretanto, seguindo algumas dicas simples de como fazer contagem de estoque, sua empresa poderá tornar esse processo menos demorado e complicado. Para isso:

Como fazer contagem de estoque em 6 passos

1. Considere a contagem de estoque em ciclo

Fazer a contagem de estoque pode ser bem mais simples se você adotar o método em ciclos.

Esse modelo de análise é feito por meio da contagem manual de estoque, mas, ao invés de ser realizada uma ou duas vezes no ano, pode ser feita toda semana, ou mesmo, diariamente.

A vantagem é que você não vai precisar contar o estoque inteiro de uma única vez. Ao contrário, a cada etapa do ciclo um grupo de produtos ou tipo específico é verificado e seus números registrados.

É preciso determinar a periodicidade da contagem e os grupos de contagem, bem como sua ordem.

Vamos considerar que você é gerente de uma loja de roupas e precisa realizar a contagem de estoque. Ao invés de fazer o balanço de estoque no final de cada estação, precisando inclusive fechar a loja para realizar esse trabalho, você pode estabelecer a contagem diária. A cada dia um item será contado, por exemplo:

  • segunda-feira: calças jeans;
  • terça-feira: jaquetas e casacos;
  • quarta-feira: blusas e camisas;
  • quinta-feira: sapatos e bolsas;
  • sexta-feira: shorts e saias.

Além de ser realizada em uma ou duas horas, com esse método de como fazer contagem de estoque será muito mais fácil identificar problemas e suas razões, aumentando a precisão dos estoques.

Como explicado, esse tipo de contagem.acontece de forma independente, por meio da análise de grupos de produtos ou alguns produtos em específico.

Na prática uma porção de estoque é escolhida para que seja feita a contagem periodicamente.

2. Monte uma equipe de contagem

O estoque é o ativo mais importante de uma empresa, por isso, não delegue a qualquer funcionário para realizar a sua contagem.

É interessante que você escolha os colaboradores pensando em dois aspectos fundamentais:

  • a experiência dos funcionários;
  • a capacidade do colaborador de gerar insights para a empresa.

Você precisará de membros experientes da equipe, que conheçam a organização atual e saibam onde fica, cada item, dentro do depósito.

Entretanto, também é indicado que funcionários mais novos, sem vícios da profissão ou da organização atual, possam ajudar no processo, dessa forma, eles podem notar melhorias, que olhos treinados não conseguem enxergar.

Adiante, falaremos sobre a opções de terceirizar esse trabalho, contratando empresas de contagem de estoque.

3. Crie um mapa do estoque

A criação de um mapa do estoque é, na verdade, parte do processo de como organizar um estoque, que apenas começa com a contagem, entretanto, ela se faz tão importante que é impossível deixar de citá-la aqui.

Um mapa de estoque irá identificar onde seus produtos estão dentro do estoque, o que vai facilitar a contagem. No dia de fazer a contagem de calças jeans, por exemplo, seus colaboradores vão identificar, rapidamente, onde estão todos os modelos disponíveis.

Seu mapa também pode servir como uma lista de verificação. Você pode marcar os setores que já foram contados e quando a contagem foi realizada.

Você pode colocá-lo em uma parede próxima a porta de entrada, para que um colaborador possa identificar onde encontrar cada item logo que entrar no ambiente.

Essa etapa vai tornar o atendimento mais rápido, uma vez que os funcionários vão demorar menos tempo para encontrarem os produtos pelo quais estão procurado.

4. Use etiquetas estrategicamente

Como você está começando a se inteirar agora sobre como fazer contagem de estoque, pode ser que suas caixas a prateleiras ainda estejam sem identificação.

Pode parecer um detalhe, mas a verdade é que um estoque sem identificação fica muito confuso e faz seus colaboradores perderem tempo, tanto para encontrar o produto solicitado pelo cliente, como para contar os itens em uma contagem de estoque em ciclos.

Vamos imaginar que seja dia de contar jaquetas. Sem etiquetas como seus funcionários irão encontrar as jaquetas? Eles precisarão abrir caixa por caixa?

Você não quer que eles percam esse tempo, correto?

Atualmente, existem sistemas e etiquetas patrimoniais com código de barra que podem ajudar você durante a gestão de estoque. Com o software de estoque certo e o leitor de código de barras, você verá informações sobre aquele grupo de produtos.

como-fazer-contagem-de-estoque

5. Encontrando e resolvendo divergências de dados

No processo de como fazer contagem de estoque é bastante comum que você encontre divergência entre os números de entrada de produtos, vendas e números de itens em estoque. Entender as razões dessas divergências é fundamental para a gestão de estoque eficiente.

Lembre-se que o objetivo do controle de estoque é:

  • evitar desperdícios;
  • aumentar a eficiência e assertividade da renovação do inventário;
  • ampliar a lucratividade da empresa.

Dessa forma, se os dados que você tem em seu sistema de gestão não coincidem com os dados apurados durante a contagem de estoque, isso quer dizer que algo está errado e você precisa apurar o que é.

Caso contrário, você nem mesmo poderá confiar de que o par de calças que você acha ter disponível para venda, realmente está lá.

Normalmente essas diferenças têm como origem: erros humanos, problemas de cálculo ou falta de registro. Nesses casos, você tem como opção, reforçar seus processos. Uma forma de fazer isso é deixar o papel e caneta de lado e usar um leitor automatizado e digital, com um sistema de código de barras, como falamos acima.

6. Contrate uma empresa de contagem de estoque

Por último, mas não menos importante, você tem a opção de contratar uma empresa de contagem de estoque, que irá cuidar de todas as etapas que acabamos de apresentar, e tantas outras.

Ao fazer essa opção, você terá acesso à expertise de uma equipe especializada em gestão de inventário, além de não precisar mais se preocupar com essa etapa do negócio.

Se você ficou interessado em conhecer o trabalho dessas empresas e o investimento necessário, você pode contar com o oHub para encontrar fornecedores de qualidade e com ótimo custo-benefício. Clicando aqui, você preenche um único pedido de orçamento e recebe propostas e orçamentos de várias empresas de inventário de estoque.

O oHub é um sistema gratuito para quem está procurando por um prestador de serviço. Nosso objetivo é conectar empresas!

Se desejar conhecer mais sobre a plataforma antes de seguir, o vídeo abaixo é muito explicativo e vai te ajudar a tomar uma decisão de qual caminho seguir!

Sobre admin

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial