Está procurando uma explicação sobre como fazer a folha de pagamento?
O holerite, como também é conhecido o documento, é extremamente importante para os funcionários e também para a empresa.
A emissão é obrigatória, formalizada pelo artigo 464 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pelo artigo 225 do Decreto 3048/1999 da Previdência Social.
É através dele que o departamento financeiro mantém registrado o valor recebido por cada colaborador. Este, por sua vez, também pode arquivar sua folha de pagamento para fazer o imposto de renda, comprovar renda, fazer empréstimos, financiamentos, etc.
Então, tanto quem recebe quanto quem é responsável por fazer a folha de pagamento devem entender quais informações devem constar no documento.
Continue lendo e aprenda em detalhes os seguintes passos de como fazer a folha de pagamento dos funcionários:
1. Mantenha a listagem de funcionários atualizada;
2. Coloque a categoria profissional de cada membro;
3. Confira o número de horas trabalhadas;
4. Saiba quais são os tributos e benefícios padrão;
5. Discrime o salário bruto e o salário líquido;
6. Automatize o processo de emissão da folha de pagamento.
Passo a passo: como fazer a folha de pagamento?
Nos próximos tópicos você vai aprender como fazer a folha de pagamento de funcionários e tudo que você deve somar ao salário bruto e o que abater para chegar no salário líquido.
Esse processo pode ser manual se a sua empresa for pequena, mas para as grandes é recomendado fazer a automação através de um BPO de folha de pagamento, por exemplo, para evitar erros.
Informações erradas podem gerar processos trabalhistas, então a equipe responsável pela emissão das guias de holerite devem prestar muita atenção no trabalho.
Então vamos ao passo a passo de como fazer a folha de pagamento:
1. Mantenha a listagem de funcionários atualizada
Ter a lista de funcionários atualizada é uma organização básica para começar o processo de como fazer a folha de pagamento.
Primeiro, porque você não quer que sua empresa pague encargos e benefícios de um funcionário que foi demitido, não é mesmo?
Também não quer esquecer quem foi admitido recentemente no time da empresa.
Então, mantenha o setor de RH organizado para ter as informações dos funcionários atualizadas e fazer o holerite de um por um, sem erros.
2. Coloque a categoria profissional de cada membro
Dentro de uma equipe, existem funcionários de diversas áreas profissionais. Cada uma delas tem suas respectivas convenções, base de cálculo de salário e descontos.
Então, inclua no documento de listagem de funcionários a categoria profissional e o cargo que cada pessoa tem na empresa. Essa informação é essencial para o passo a passo de como fazer a folha de pagamento.
3. Confira o número de horas trabalhadas
Outro passo importante de como fazer a folha de pagamento é saber o número de horas trabalhadas por cada funcionário.
Cheque também se existem horas extras a serem pagas, adicional noturno, faltas não justificadas, atrasos, etc.
Se a empresa tiver um sistema de ponto eletrônico fica ainda mais fácil conferir os dados um por um. O que existir de adicional ou desconto, precisa estar discriminado na folha de pagamento para o funcionário ver.
4. Saiba quais são os tributos e benefícios padrão
Quando um funcionário é contratado pelas regras da CLT, ele tem direitos a receber que são responsabilidade da empresa pagar e também deveres que são pagos por ele e descontados diretos no holerite.
Então, o responsável por executar o processo de como fazer a folha de pagamento precisa saber a porcentagem das alíquotas de impostos como INSS, FGTS, IRRF (Imposto sobre a renda retido na fonte), contribuições sindicais, entre outros para calcular e descontar nos pagamentos dos funcionários.
Além disso, os benefícios corporativos também devem ter o valor discriminado na folha de pagamento como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, plano de saúde e/ou odontológico, etc.
5. Discrime o salário bruto e o salário líquido
Um detalhe importante tanto para a empresa quanto para o funcionário é colocar o salário bruto e o salário líquido discriminados na hora de como fazer a folha de pagamento.
Então, pela categoria profissional e cargo do colaborador, a empresa sabe qual o salário bruto (o valor sem os descontos).
E com a lista de encargos a serem descontados e os adicionais em mãos, é feito o cálculo do salário líquido (valor bruto – encargos + benefícios).
6. Automatize o processo de emissão da folha de pagamento
Até o passo #5 de como fazer a folha de pagamento de funcionários, dá para conduzir o processo de forma manual em empresas com times pequenos.
Lembrando, claro, que o responsável deve estar bastante atento para não esquecer nenhum dado importante.
Mas para evitar definitivamente qualquer erro, agilizar a emissão das guias de holerite, além de manter a entrega no prazo, as empresas podem:
- usar um programa de automação, como um BPO de folha de pagamento ou;
- fazer o outsourcing da folha de pagamento.
As empresas terceirizadas de folha de pagamento são especializadas nesta função e têm profissionais treinados e capacitados para oferecer o serviço a empresas de todos os segmentos.
Como é feito o fechamento da folha de pagamento?
A empresa precisa manter uma organização interna ou com seu fornecedor terceirizado para garantir o fechamento da folha de pagamento no prazo.
Isso porque a data está prevista na lei, no artigo 459 do Decreto Lei nº 5.452/43. De acordo com o texto, os funcionários precisam receber até o quinto dia útil do mês.
Dessa forma, as empresas precisam se organizar para fazer todo cálculo da folha de pagamento entre o fim do mês e o quinto dia útil, data em que o pagamento deve ser efetuado.
Gostou de aprender como fazer a folha de pagamento?
O passo a passo de como fazer a folha de pagamento é simples, mas existem muitos detalhes que podem faltar quando é feito por um leigo.
Para evitar que isso aconteça no seu negócio, encontre um prestador de serviço terceirizado nessa área.
A oHub tem uma lista completa com as melhores empresas de Terceirização de Folha de Pagamento! Com um único pedido de orçamento, você recebe cerca de cinco propostas em até 24 horas.
O oHub é uma plataforma que conecta a sua empresa aos melhores fornecedores do mercado. Economize tempo e obtenha melhores preços!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer