Quando uma empresa investe na compra de um bem, seja uma máquina, uma ferramenta, um imóvel, ou qualquer outro recurso, é fundamental que ela acompanhe o uso desse ativo. Para isso, aprender como fazer inventário patrimonial é um passo indispensável.
A realização do inventário patrimonial oferece uma série de benefícios para as empresas, entre eles:
- gestão dos bens de uma organização;
- economia de recursos na compra de novos bens;
- economia de manutenção;
- aumento do tempo de vida útil do recurso;
- melhor aproveitamento do bem para o plano estratégico da empresa;
- redução de custos;
- otimização do processo de compra e mais.
Em suma, aprender como fazer inventário patrimonial é algo que deve estar presente na lista de atribuições do setor financeiro da empresa.
O inventário do patrimônio de uma empresa vai ajudar organizações a alcançarem os objetivos financeiros e estratégicos, como redução de custos e aumento do lucro, sejam elas pequenas, médias ou grandes empresas.
O que é inventário patrimonial?
De maneira geral e simplificada, o inventário patrimonial é o levantamento de bens que uma empresa possui, entre eles, normalmente são contabilizados:
- máquinas;
- imóveis;
- equipamentos em geral;
- mobília;
- computadores;
- veículos e mais.
Para se aprofundar no conceito do inventário de patrimônio, indicamos a leitura do artigo; “Inventário patrimonial: o que é e os benefícios de realizar”.
A seguir explicamos como fazer inventário patrimonial. Acompanhe!
Como fazer inventário patrimonial?
Existem diversos caminhos para aprender como fazer inventário de bens patrimoniais, entre eles, contratar uma consultoria de inventário patrimonial. Essa é sem dúvida a forma mais simples e eficaz, afinal o serviço fica todo a carga de especialistas.
Entretanto, se você deseja aprender como fazer inventário patrimonial você mesmo, preparamos algumas dicas, a seguir.
1. Crie uma planilha para registrar os bens da empresa
Ao realizar o inventário patrimonial da empresa você precisará organizar os dados e informações dos bens e recursos da empresa, correto?
Criar uma planilha é a forma mais simples para isso.
Entre as colunas que devem estar na planilha podemos citar:
- número de série;
- categorias do item;
- nome do item;
- modelo;
- setor da empresa em que ele está alocado;
- data da compra;
- idade em meses;
- valor de compra;
- estado de conservação;
- vida útil em anos;
- valor atual, entre outras informações.
Leia mais: O que é gestão financeira empresarial: conceitos-chave
2. Preencha as informações de todos os recursos da empresa
Com a tabela criada, o próximo passo de como fazer inventário patrimonial é lançar os bens de sua empresa, com um preenchimento de informações detalhadas. é importante que essa planilha se mantenha atualizada para que você possa controlar seus ativos periodicamente.
Abaixo você tem acesso a um exemplo de planilha de gestão de recursos. Confira!

Fonte: blog.luz.vc
É importante que você volte a considerar a contratação de uma consultoria especializada, pois, em mãos inexperientes seu inventário patrimonial pode conter distorções.
3. Use etiquetas para identificar os itens do inventário
A etiquetação dos itens levantados durante do inventário patrimonial, deve ser a próxima etapa de como fazer inventário patrimonial.
As etiquetas ideais são as com código de barras. Essa etapa é fundamental para que você reduza o tempo necessário para a atualização de futuros inventários.
Elas também ajudam no levantamento para a criação de relatórios contábeis.
4. Revisões de inventário patrimonial
Ao final do processo de como fazer inventário patrimonial é importante fazer a revisão de tudo o que foi coletado e de todos os itens levantados, garantindo que não haja erros de contagem ou arquivamento.
5. Aplicação de medidas corretivas
É possível que o inventário mostre que existem áreas e recursos da empresa que estão sendo subutilizados.
A partir dessa identificação pode ser mais sua empresa pode agir de maneira estratégica para ampliar o aproveitamento do recurso de maneira estratégica, enquanto otimiza setores e atividades.
Por que realizar o levantamento patrimonial?
O inventário patrimonial ajuda você a rastrear os recursos que sua empresa tem a disposição e a maximizar o retorno financeiro que esse bem oferece para a empresa.
Todos os ativos do negócio devem ter um papel estratégico alinhado aos objetivos da empresa, seja eles, equipamentos, ferramentas, veículos e muito mais.

As atuais formas de como fazer inventário patrimonial permitem que empresas de todos os tipos otimizem suas operações, colocando informações de ativos em um banco de dados central, permitindo que elas enxerguem tendências que considerem o cenário geral.
Entre os benefícios do inventário de bens patrimoniais estão:
- Identificação de todos os bens da empresa
- Proteção do patrimônio
- Eficiência operacional
- Economia de recursos financeiros
- Gestão financeira e de qualidade
- Alinhamento contábil
Ao acompanhar os ativos ao longo de todo o ciclo de vida, você pode melhorar o modo como sua empresa adquire e usa seus ativos.
Cada um desses benefícios, por sua vez, reduz os custos e aumenta a eficiência do seu negócio.
Resumidamente, ao aprender como fazer inventário patrimonial ao longo de todo o ciclo de vida, você pode melhorar o modo como sua empresa adquire e usa seus ativos.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Como você pode perceber, aprender como fazer inventário patrimonial pode ser um amplo trabalho para você e sua equipe. Dessa forma, se você quer contratar uma consultoria patrimonial, que pode realizar seu Inventário Patrimonial, o oHub irá lhe ajudar.
Temos uma lista de empresas cadastradas de Inventário Patrimonial, e você pode filtrar por estado do Brasil. Pelo nosso sistema você também é capaz de solicitar orçamentos. Em 5 minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados de Inventário Patrimonial.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer