Se você já lançou um novo produto ou serviço, sabe como pode ser difícil fazer o marketing de um produto. Decerto, você pode oferecer o melhor produto ou serviço do mundo, mas, se não o promover adequadamente, poderá acabar perdendo dinheiro no processo.
Sendo assim, aqui estão algumas maneiras criativas de promover um novo serviço ou produto para sua empresa.
Crie um plano de vendas
Primeiro, defina seu mercado com a maior precisão possível, para que você tenha um entendimento mais profundo para quem está vendendo.
Por exemplo, em vez de todas as mulheres, podem ser mulheres com renda acima da média e com crianças com menos de 5 anos.
Ou, em vez de todos os homens, podem ser homens divorciados na faixa dos 40 anos com salários de seis dígitos. Assim, perceba que, quanto mais específico você for, mais precisamente poderá direcionar seus esforços do marketing de um produto, escolhendo os canais de vendas mais receptivos ao seu produto.
Em seguida, você precisará desenvolver um plano de vendas. Porém, antes de reclamar: “outro plano”, entenda que ele é simples. Ou seja, apenas para ajudá-lo a organizar e refletir sobre sua estratégia de vendas.
- Leia também sobre: Importância do Departamento de Marketing
Assim, escreva de uma maneira que faça sentido para você. Normalmente, deve incluir o seguinte:
Metas de vendas
Essas metas devem ser específicas e mensuráveis, e não algo como vender um milhão de unidades. Logo, basei-se na natureza do seu produto e tente dividi-los em partes gerenciáveis. Por exemplo, venda 50 unidades para usuários finais em 30 dias. Ou ,100 unidades para revendedores independentes locais em seis meses.
Atividades de vendas
Essas são suas táticas – como você planeja fazer a venda. Você pode dizer que venderá diretamente ao consumidor por meio de um site ou por meio de feiras de artesanato, por exemplo. Ou essa parte do plano pode incluir atividades como o desenvolvimento de uma folha de vendas. Assim, você pode enviar a lojas de varejo independentes.
Contas de destino
Seu plano de vendas também deve incluir as contas para as quais você deseja vender. Se forem os usuários finais, por exemplo, planeje como você os alcançará. Ou seja, por meio de núncios classificados ou seu site.
- Leia também sobre: Como contratar consultoria de Marketing
Linhas de tempo
Coloque datas em todos os elementos acima para que você possa definir suas etapas dentro de uma linha do tempo realista. Não se esqueça de que suas linhas de tempo devem ser fluidas. Ou seja, se você estiver com um desempenho insuficiente, seu plano de vendas terá mais esta função. Ajudá-lo a descobrir o porquê, bem como definir as etapas corretivas que você precisa executar.
Por fim, siga um processo comprovado para aumentar as vendas ao longo do tempo. Embora seja fabuloso ter o uma loja conhecida carregando seu produto diretamente, não se baseia só nisso.
A maioria dos grandes varejistas deseja obter um histórico de vendas bem-sucedidas antes de concordar em adquirir um novo produto.

Crie seu mercado
Para saber como inserir um produto no mercado, comece vendendo diretamente para os usuários finais.
Isso dará a você confiança de que há demanda para o seu produto. Não só isso, mas, também criará clientes referenciáveis que você pode entrar em contato para obter feedback. Logo, você saberá, sobre produtos e embalagens antes de atingir alvos maiores.
Então, onde você pode alcançar seus consumidores finais?
Decerto, a web é um canal altamente eficaz e você pode alcançar seu mercado através de seu próprio site ou através de um site de vendas. Você também pode acessar sua rede pessoal ao começar.
Assim, organize uma festa para compartilhar seu produto com amigos, vender através de grupos comunitários locais e enviar por e-mail a sua rede.
Depois de obter feedback diretamente de seus clientes, refine a embalagem e o preço antes de abordar seu próximo mercado – atacadistas.
- Leia também sobre: Como elaborar plano de Marketing
Você provavelmente começará com pequenas lojas locais de propriedade independente. É uma boa ideia começar com eles antes de chegar a grandes cadeias de lojas. Isso, porque é mais fácil entrar em contato com o tomador de decisão direto.
Ademais, e eles estão mais inclinados a aceitar itens novos, exclusivos ou difíceis de encontrar. Tudo isso para se diferenciar das lojas maiores.
Por isso, para vender a esses varejistas, prepare-se e traga uma folha de venda de produtos, fotos, amostras de produtos (se possível). Além disso, tenha uma carta introdutória sucinta para explicar o que há neles. Destaque a margem de lucro, os recursos e os benefícios do seu produto, bem como o registro de vendas comprovado.
Expanda para novos mercados
Depois de estabelecer a força de vendas com varejistas independentes e estar pronto para dar suporte a novos mercados, é hora de vender para grandes empresas.
Obviamente, saiba quem são essas grandes marcas que comercializarão o seu produto. Para alguns, são grandes varejistas de massa em geral. Enquanto outros produtos se encaixam em varejistas mais especializados.
Qual é a melhor maneira de abordar um varejista maior
- Obtenha o comprador correto: um dos seus maiores desafios é encontrar o comprador certo em uma grande organização. Se você estiver enfrentando obstáculos, considere contratar um distribuidor ou representante do fabricante que já tenha estabelecido relacionamentos em seu setor.
- Esteja preparado: desenvolva uma apresentação e tenha prontas folhas de venda com aparência profissional. Seu produto também deve ter uma embalagem pronta para uso.
- Conheça o seu objetivo: entenda quais produtos eles já carregam e como o seu se encaixa. Não perca seu tempo procurando um varejista que dificilmente levará seu produto.
- Aproveite os programas especiais: alguns varejistas de massa, possuem programas de compras locais que dão aos gerentes autoridade para experimentar itens locais. E outros varejistas podem ter iniciativas diferentes, como programas de negócios minoritários.
- Seja paciente: pode levar até um ano ou mais para você ver o produto nas prateleiras das lojas. Portanto, não fique frustrado. E se a resposta final for não, tente transformá-la em uma experiência de aprendizado.
Por fim, lembre-se de que existem outros canais de vendas além da tradicional física. Ou seja, catálogos, redes de compras de TV e lojas on-line também podem ser métodos excelentes. Tudo para permitir que você aprenda a comercializar um produto on-line.
Se deseja contratar empresas que faça Marketing de qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar. Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de Marketing.
É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer