Home > Contratar fornecedores > Como fazer um diagnóstico organizacional e alinhar seus desafios estratégicos
Um diagnóstico organizacional pode mostrar as falhas em sua empresa.

Como fazer um diagnóstico organizacional e alinhar seus desafios estratégicos

O empresário dos tempos modernos pode conseguir um grande diferencial com relação aos concorrentes quando utiliza o diagnóstico organizacional para conhecer melhor o perfil da própria empresa e direcionar o seu estilo de gestão. Ele pode ser elaborado internamente ou ser contratada uma consultoria de RH para auxiliar.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de consultorias de RH.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

 
Trabalhando em busca de um objetivo específico, há possibilidade de colher os dados corretos e escolher um estilo de direcionamento: o diagnóstico organizacional ajuda a promover as mudanças que necessita para se destacar em seu meio.

Sempre é preciso investir alguma coisa, essa é uma premissa evidente. Contudo, para melhorar o desempenho e a competência da empresa, aumentando a produtividade e, em consequência, a produtividade, o empresário encontra embasamento para valorizar a própria marca.

O que é preciso é saber como fazer um diagnóstico organizacional, com os profissionais qualificados para esta atividade. Só que, além de apenas fazer um diagnóstico da situação atual da empresa, é necessário que, após o mapeamento das percepções levantadas e da elaboração de um plano de ação, o empresário precisa fazer o acompanhamento, direcionar as ações que serão implementadas.

Não basta apenas que se estabeleça a missão da empresa e seus valores, colocando isso num quadro que permaneça fixado na parede, sem que haja uma ação efetiva para sua aplicação. Da mesma maneira, ao fazer um diagnóstico organizacional, não irá resolver coisa alguma se esse relatório for arquivado, sem gerar os resultados esperados para solucionar os reais problemas que possam ser apurados.

É preciso que, não somente o empresário, mas todos os colaboradores, tenham conhecimento do que foi apurado através do diagnóstico organizacional, que se estabeleça um plano estratégico e que todos estejam comprometidos com esse plano, criando metas viáveis, que possam ser alcançadas dentro de um determinado período e que se possa acompanhar o seu desenvolvimento.

Os colaboradores precisam ser mobilizados, direcionados de forma a responder adequadamente a esse planejamento e o cumprimento das metas.

Fazer um diagnóstico organizacional não compreende apenas mapear a competência da empresa e suas possíveis falhas e necessários reajustes, mas também potencializar os colaboradores, dentro daquilo que a empresa pretende alcançar. Então, é preciso estabelecer os critérios, depois de haver feito o diagnóstico organizacional, para chegar à consciência da necessidade de implementar as mudanças.

Como fazer o diagnóstico organizacional

Considerado uma base para qualquer mudança dentro das organizações, o diagnóstico organizacional também deve ser o início da solução dos problemas que possam ser apurados em uma empresa.

O empresário que toma a decisão de fazer o diagnóstico organizacional deve ser, em primeiro lugar, corajoso o suficiente para enfrentar os problemas, muitas vezes gerado por ele mesmo, de forma inconsciente, com suas atitudes e métodos.

Ao tentar resolver qualquer problema, é preciso primeiro entender o problema. Sem a compreensão da situação global de qualquer situação, não se consegue o foco necessário, muitas vezes fazendo com que se busque uma solução que não atenda obrigatoriamente tudo o que envolve aquela situação.

O que pode ocorrer, quando visto sob esse ângulo, é que ataca-se um sintoma, que se imagina como causa, e acaba-se gerando efeitos colaterais, que não atendem especificamente a solução do todo.

Podemos exemplificar esse fato ao diagnosticar a falta de fidelização de clientes e a dificuldade em fazê-lo. Esse é um problema que pode ter diversas causas, não apenas na falta de um atendimento de excelência, mas também no pós-venda, no atraso de entrega ou mesmo na falta de comunicação direta do cliente com a empresa.

Para se fazer esse diagnóstico organizacional é preciso ter conhecimento e critérios, seguindo diversas etapas para obter um quadro geral da saúde empresarial:

1.      Levantamento das informações

As informações devem ser levantadas diretamente com os colaboradores, com a aplicação de entrevistas, análises de documentos, de sistemas e de todo o complexo que envolve as operações realizadas dentro da empresa. O levantamento de informações é essencial para criar bases para a busca de soluções.

2.      Análise das informações

Nesta fase é preciso reunir todas as informações coletadas, apresentando-as em forma de relatórios, gráficos, planilhas e outros métodos que possam mostrar tudo o que foi apurado e que precise de alguma modificação.

3.      Identificação dos problemas

Esta é uma etapa de investigação, onde é necessário fazer um levantamento de fatores que possam ser causadores de problemas, identificando onde estão concentrados esses fatores e, dentro de cada problema também identificar as causas de maior importância, destacando aquelas que podem ser atacadas em primeiro lugar e as que demandam maiores estudos, criando um controle geral sobre esses fatores.

O diagnóstico organizacional demanda, antes de qualquer coisa, pessoal qualificado, que possa analisar o sistema total, englobando todas as atividades da empresa, desde o básico e primário, como logística e matéria prima, até a colocação do produto final no mercado, quando se trata de uma indústria; ou desde o primeiro contato com os fornecedores até o pós-venda, quando se trata de uma empresa comercial.

E se você optar por contratar uma consultoria de RH para realizar um diagnóstico organizacional em sua empresa, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de consultorias em recursos humanos.

Além deste serviço, você também pode encontrar outros como treinamento empresarial e terceirização de limpeza. O oHub é uma plataforma que conecta a sua empresa aos melhores fornecedores do mercado.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial