O inventário de estoque anual é um dos mais simples de ser efetuado quando se trata de levamento de estoque. Ele poderá ser efetuado ao término do ano fiscal, que em nosso país acontece entre os meses de janeiro a dezembro do ano recorrente.
Esse é o tipo de estratégia que funciona para diferentes empresas, em especial para que as comercializam produtos difíceis de serem contados. Ou que não sofrem alterações como prazo de validade ou variações climáticas.
Em casos como esses, as empresas acabam adquirindo quantidades maiores para conseguirem suprir a necessidade da empresa, normalmente no curso de um ano.
Simultaneamente, como esse período de conferência acaba sendo um tanto quanto longo demais, negócios que comercializam produtos passiveis de deterioração ou de perda, não poderão utilizar esse tipo de inventário.
Conheça agora tudo sobre inventário de estoque anual: como fazê-lo, sua importância e por que é necessária máxima atenção para esse tipo de procedimento.
O que é um inventário de estoque?
O inventário de estoque anual é uma lista completa de todos os produtos que estão armazenados no estoque de uma determinada empresa. Nesse inventário será possível identificar, classificar e determinar o valor de cada um dos produtos.
O inventário é uma lista de todos os materiais e bens que você possui disponível em seu estoque, sejam armazenados internamente ou externamente de sua empresa.
Para que tudo corra de maneira correta, essa é uma prática que necessita de padronização.
Para que serve o inventário de estoque anual?
O inventário de estoque anual é utilizado para certificar sua empresa de que está ocorrendo o controle correto de seu estoque, ou seja, saber o que você realmente possui ou acredita possuir em seu estoque.
Dessa maneira, em casos que sua empresa tenha comprado materiais ou produtos em excesso, ou mesmo tenha ocorrido perdas de estoque ou extravios, será o inventário que poderá verificar determinadas informações.
Permitindo assim que toda a equipe possa agir de uma forma eficaz e ágil para solucionar diferentes problemas.
Qual a importância do inventário de estoque?
Quando falamos de inventário de estoque anual, podemos citar os seguintes benefícios:
- Melhorar o atendimento aos clientes;
- Melhorar a gestão de estoque;
- Melhorar a organização do estoque;
- Reduzir perdas;
- Reduzir desperdícios;
- Reduzir custos;
- Auxiliar a compreensão de como melhor atender os requisitos da legislação.
Ao possui um inventário de estoque regular, seu negócio conseguirá melhor atender os pedidos de clientes, evitar problemas e atrasos com seu estoque.
O estoque será mantido com organização, reduzindo os desperdícios e perdas. Como consequência, diminuindo os custos com este setor, que é sem dúvidas um dos mais importantes para uma empresa.
É também através do inventário de estoque anual que sua empresa poderá entregar informações fiscais para o governo, evitando assim problemas com diferenças entre informações.
Quais empresas necessitam do inventário de estoque anual?
O inventário de estoque anual é um processo extremamente comum na administração de empresas. O que acaba mudando é o tipo de negócio, ou seja, o nível de detalhamento que será exigido para uma melhor gestão.
Por exemplo, uma padaria precisa de um inventário de estoque mais simples porque a movimentação de produtos acontece de maneira constante e em pequenas escalas.
Já um armazém, que possui um estoque vinculado ao coração da empresa, necessita de práticas mais apuradas para conseguir resultados mais satisfatórios. Bem como as grandes indústrias que possuem grandes estoque e necessitam de informações fiscais precisas para serem repassadas para o governo.
Seja qual for o tipo de inventário, é necessário mantê-lo sempre organizado e, de preferência, contar com tecnologias que são capazes de efetuar um melhor controle de entrada e saída do estoque.
Como fazer o um inventário de estoque?
Conheça como fazer um inventário de estoque com assertividade:
- Classificar os produtos;
- Identificar a rotatividade do estoque;
- Definir a periodicidade do inventário de estoque;
- Definir de maneira detalhada os dias para efetuar o inventário de estoque;
- Checar através de confirmações;
- Verificar dados com o auxílio de sistemas de controle de estoque.
Não podemos deixar de ressaltar, que para a criação de rotinas e processos de inventário de estoque é preciso o auxílio de profissionais que sejam de fato qualificados.
Afinal, é necessário conseguir definir quais serão os tipos de inventários implementados e como eles serão de fato desenvolvidos.
Encontro empresas que efetuem o inventário de estoque anual?
Se deseja contratar empresas que efetuem inventário de estoque com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de inventário de estoque. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.