Home > inventário de estoque > Como fazer um inventário de estoque passo a passo?
Inventario de estoque - oHub

Como fazer um inventário de estoque passo a passo?

 

Se você possui uma empresa e deseja que sua gestão seja organizada e eficiente, é imprescindível efetuar o inventário de estoque.

Pode até parecer uma tarefa básica, mas diversas empresas somam prejuízos por não possuírem um bom planejamento de estoque. Como cliente, você certamente já comprou um produto em uma determinada loja e depois descobriu que ele não estava em estoque.

Como evitar esse tipo de situação? Efetuando um inventário de estoque bem feito com foco nos produtos mais procurados por seus clientes.

Seja qual for o porte de sua empresa ou da quantidade de produtos que você armazena, será através do inventário de estoque que você conseguirá evitar desperdícios e manter suas prateleiras sempre abastecidas. Também evita que os produtos fiquem parados em seu estoque.

Em nosso artigo de hoje, iremos mostrar a importância de aprender essa prática através de um passo a passo simples e fácil! Acompanhe.

 

O que é um inventário de estoque?

Entender o que é um inventário de estoque pode até parecer algo bem simples, mas não é.

O inventário é uma lista de todos os materiais e bens que você possui disponível em seu estoque, sejam armazenados internamente ou externamente de sua empresa.

Para que tudo corra de maneira correta a atividade necessita de padronização. Será confiável e afetiva para seu negócio. É preciso de uma boa rotina para poder identificar, classificar e saber a contagem de todas as mercadorias de sua empresa.

Outro ponto a ser ressaltado, é que existem leis e normas que regulamentam a criação de um inventário de estoque.

Em nosso país, o Conselho Federal de Contabilidade é a instituição responsável pela atividade. Ela deve seguir  Normas Brasileiras de Contabilidade.

Toda empresa, por exemplo, possui um estoque e precisa ter um livro para ser registrado chamado Registro de Inventário. É utilizado para efetuar o registro dos produto armazenados, e assim é possível fazer o balanço da empresa.

Caso sua empresa seja tributada com base no lucro real, o livro tem como obrigação ser escriturado sempre ao final de cada período:

– Trimestralmente;

– Anualmente.

Quando tiver opções de recolhimentos a cada mês, durante o curso do ano-calendário.

Enquanto as demais empresas poderão escriturar o livro de registro de inventário no final do respectivo ano do calendário.

Qual a utilidade do inventário de estoque?

A utilidade principal de um inventário de estoque é saber, de maneira exata, todos os produtos que possui no estoque e qual o volume de cada um deles.

Nesse ínterim, o inventário de estoque é fundamental para quem deseja ter total controle sobre sua empresa.

Tendo esse conhecimento, as compras de novos produtos e a análise de fluxo serão mais objetivas. Desta maneira também é possível encontrar melhores estratégias para a entrada e saída de suas mercadorias.

Não ter o controle do seu inventário é, sem dúvidas, um dos erros mais comuns de um negócio. Costuma haver compras em excesso e até escolha de produtos com pouca saída. O que isso significa? O capital da sua empresa vai estagnar em seu estoque.

Outro ponto de extrema importância para efetuar o inventário de estoque é a redução de perda de mercadorias por desvios, roubos e mesmo por conta de danos como pestes e infiltrações.

 

Qual melhor momento para efetuar o inventário?

Não é uma boa ideia, por exemplo, realizar o inventário em períodos do dia em que existam grande fluxo de mercadorias. Todos os dados estarão defasados ao final da contagem.

É um procedimento que demanda atenção e tempo, ou seja, recomendamos realizar no início ou fim do expediente, em dias com menos movimentação externa (clientes e fornecedores). Dessa maneira o inventário terá um resultado certeiro e ideal para seu planejamento.

 

Padronizando seus registros

Um bom e eficiente inventário de estoque será aquele que conseguirá fornecer resultados que sejam de fato relevantes. Bem como, fáceis de serem identificados e que possam ser acompanhados de maneira simples.

Por isso que é imprescindível que todos os registros sejam feitos de maneira padronizada. Até porque, isso irá auxiliar no momento de buscar por informações.

Nesse ínterim, não se pode afirmar que existe um jeito perfeito para se e efetuar o registro de seus produtos. Seja em planilhas de Excel ou em softwares especializados para isso, o principal é ter consistência. Assim, o inventário terá unidade em suas informações.

Além de ainda, é imprescindível que os registros sejam feitos de maneira completa, e que tenha o máximo possível de informações sobre todos os itens de seu estoque.

Quanto custa?

Se você optar por softwares que auxiliem na criação e gestão do seu inventário de estoque, basta acessar a área de buscas do oHub e conferir uma lista completa de fornecedores que efetuam esse tipo de trabalho, e assim, encontrar a que cabe no seu orçamento.

 

Onde encontrar empresas especializadas em gerenciamento e criação de inventário de estoque?

Se deseja contratar empresas que forneçam o serviço de inventário de estoque, com qualidade e credibilidade que a sua empresa merece, o oHub pode ajudar.

Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam o serviço de inventário de estoque.

É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial