Aprender como fazer um planejamento financeiro é fundamental para garantir a saúde financeira da empresa, permitindo que ela cumpra com suas obrigações de pagamento, realize os investimentos certos e amplie o faturamento constantemente.
Um planejamento financeiro deveria ser o primeiro passo de qualquer empresa, afinal, é ele quem define todo o resto, juntamente com o plano de negócios.
Quanto investir em marketing?
Quanto investir em estoque?
Quantos funcionários contratar?
Qual é o capital de giro necessário?
E, acredite, essas são apenas algumas das perguntas que aprender como fazer um planejamento financeiro de uma empresa pode responder.
Como fazer um planejamento financeiro de uma empresa?
Mas então, como fazer um planejamento financeiro empresarial?
1. Defina objetivos
O primeiro passo de um plano financeiro é definir seus objetivos para o negócio a curto, médio e longo prazo.
Caso sua empresa tenha um plano de negócios ou um planejamento estratégico esses objetivos já devem estar definidos. Use-os em seu planejamento financeiro.
Lembre-se que o planejamento financeiro é uma ferramenta que vai ajudar sua empresa a atingir esses objetivos.
A partir dessas informações será mais fácil criar estratégias que vão te ajudar a alcançar o seu sonho!
2. Faça previsão de vendas
É hora de entender qual é o cenário atual da sua empresa e criar uma projeção para os próximos períodos.
Caso sua empresa ainda não esteja em funcionamento essa etapa será feito por meio de muita pesquisa e alguns números.
Caso sua empresa já tenha um histórico você pode incluí-lo na analise, mas não ache que vai se livrar dos números e pesquisa!
A previsão de vendas é um palpite sobre como serão suas vendas para o próximo período. Mas não é bola de cristal não! Esse “palpite” envolve muita análise e pesquisa.
É importante também definir período de análise! Você pode fazer uma previsão para o semestre ou ano, por exemplo.
Uma dica para quem está com medo de ser muito otimista ou muito pessimista é criar duas previsões:
- uma conservadora com preços de produtos mais baixos e promoções e vendas mínimas;
- uma agressiva, que usa um preço ligeiramente mais alto e o máximo de vendas possível.
Até aí, ok? Não sabe como fazer projeção de vendas? Então acesso o artigo; “Como fazer previsão de vendas: aprenda 3 métodos” e domine as técnicas indicadas.
3. Organize suas Despesas
Tao importante quanto sua receita é a lista de despesas que sua empresa tem – ou terá.
Organizar os gastos que sua empresa terá, sejam eles fixos ou variáveis, é parte fundamental do planejamento financeiro.
Caso sua empresa esteja começando é importante listar dois grupos de despesas:
- de abertura;
- de manutenção.
Entre as despesas de abertura de uma empresa estão:
- reforma do local;
- compra de móveis;
- compra de equipamentos;
- abertura legal da empresa;
- matéria-prima.
As despesas de manutenção devem estar presentes no plano financeiro de todas as empresas. Entre os principais exemplos desse tipo de gasto estão:
- aluguel;
- salários;
- estoque;
- contas de internet, luz e água;
- fornecedores;
- impostos;
- marketing.
Divida esses custos entre variáveis e fixos.
Se possível, trabalhe com um contador ou com uma empresa de consultoria financeira, para fazer essas projeções.
Durante as operações e o dia a dia da empresa, é importante realizar um acompanhamento de suas projeções, buscando reduzir custos e aumentar faturamento. Leia mais em; “Como fazer controle financeiro empresarial: 5 dicas práticas”.
4. Defina metas para reduzir despesas e aumentar o faturamento
Com projeções em mãos é hora de traçar estratégias que permitam que sua empresa diminua custos, sem sobrecarregar colaboradores ou diminuir a qualidade das entregas, e aumente o lucro por meio de investimentos estratégicos em equipe, marketing, no setor de vendas e mais.
Nessa fase podem surgir sugestões de mudanças no modelo de negócio ou mesmo adição de novas formas de trabalho. Por exemplo, uma loja física pode passar a vender online também.
Faça tudo com cautela! Lembre-se que você pode usar um ano para se preparar para um investimento maior no ano seguinte.
Ao aprender como fazer planejamento financeiro de uma empresa pense a curto, médio e longo prazo.
5. Acompanhe seu fluxo de caixa
A parte final do seu plano financeiro é acompanhar o dia a dia da empresa para garantir que o que foi planejado está sendo cumprido.
A demonstração do fluxo de caixa é uma das principais aliadas nessa etapa. Ela vai dizer qual é a receita e a despesa de cada mês.
Dessa forma você será capaz de identificar períodos de queda do faturamento e se preparar para conseguir capital de giro. Bem como identificará um crescimento de vendas superior ao esperado, podendo preparar sua equipe para atender aos clientes de maneira eficaz.

Novamente, contratar um profissional como consultor financeiro para te apoiar nesse estágio, pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa. E acredite, esse passo vai ajudar você a administrar o dinheiro da sua pequena empresa, reduzindo gastos fixos e variáveis e criando estratégias para aumentar seu faturamento.
Leia mais em: 4 benefícios da consultoria financeira para pequenas empresas
Por que você precisa de um plano financeiro no plano de negócios?
De maneira geral existem muitas respostas possíveis para essa pergunta, mas a seguir listamos duas principais!
Para garantir a saúde financeira do negócio
Durante todo esse artigo falamos sobre esse objetivo! Manter a saúde financeira do seu negócio e fazê-lo crescer é, sem duvidas, um das razões para investir tempo na criação de um planejamento financeiro empresarial.
Para conseguir atrair um investidor
Essa é uma razão voltada, principalmente, para startups e empresas que estão começando, mas pode ser aplicada em qualquer negócio.
No segundo caso, o planejamento financeiro tem o objetivo de mostrar aos investidores e bancos que sua empresa é um investimento que vale a pena.
Os investidores analisam a seção para ver quanto dinheiro podem ganhar se sua empresa for bem-sucedida.

Aprender como fazer um planejamento financeiro de uma empresa força você a pensar de maneira realista sobre como a sua empresa pode atuar, o que ajuda você a planejar tudo, desde a expansão até o fluxo de caixa.
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