Montar um plano de carreira em sua empresa é um diferencial que pode não só atrair os melhores profissionais como também reter talentos, oferecendo uma perspectiva de crescimento profissional.
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de consultorias de RH.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
Um plano de carreira, no entanto, não é algo que possa ser vislumbrado a curto prazo, exigindo um bom planejamento e muita dedicação. Os resultados não acontecem da noite para o dia e, muitas vezes, os profissionais que você quer reter podem buscar outros caminhos.
Sem sombra de dúvida, o diferencial é importante, já que serve como um guia para criar condições aos profissionais para conseguirem os seus objetivos. Assim, na hora de pensar em implantar um plano de carreira, é preciso que você tenha em mente alguns pontos importantes.
Converse com seus profissionais sobre plano de carreira
A implantação de um plano de carreira tem como base a melhoria dos profissionais que trabalham em sua empresa e, assim, é importante que ele seja divulgado, mostrando as vantagens e possibilidades que oferece para o crescimento profissional.
Converse com seus funcionários, explique como está tratando o plano de carreira, estabeleça um clima de confiança entre os administradores e cada colaborador, mostrando a seriedade do assunto e as perspectivas que pode trazer um plano de carreira para cada um.
Crie uma visão de futuro para seus colaboradores
Na divulgação do plano de carreira em sua empresa é preciso que cada colaborador mostre sua capacidade de uma visão de futuro. Se algum deles não conseguir se imaginar como poderá estar nos próximos cinco anos, é sinal de que não possui essa visão.
Trabalhe com cada um mostrando que pode crescer na carreira profissional, mesmo que não seja em sua empresa. Isso vai gerar um clima de mais confiança em cada colaborador, mostrando a eles que o interesse é no crescimento profissional e não em mantê-los como empregados.
Esse trabalho deve ser desenvolvido mesmo com os profissionais que atuam em cargos operacionais, que geralmente não almejam muita coisa na própria vida, devendo ser alertado para o fato de que qualquer um pode crescer profissionalmente. Não é porque não esteja preparado atualmente, que não poderá estudar e se aprimorar, conquistando melhores espaços e posições na carreira.
Identifique os pontos fortes e fracos de cada um
Monte um sistema que possa identificar os pontos fortes e pontos fracos de cada colaborador, ajudando a cada um deles na identificação de suas qualidades, mostrando que esses pontos fortes podem ser trabalhados e treinados para o futuro. Esse método cria motivação e desperta interesse.
Desperte o interesse pelo aprimoramento
Ao descobrir os pontos fortes de cada colaborador, cada um deles deve perceber que não está no máximo de seu aproveitamento, devendo estar em constante aprimoramento. Ao despertar o interesse em algum ponto específico, você poderá descobrir outras habilidades, que poderão estar encobertas e que podem lhe trazer o melhor de cada colaborador.
Desenvolvendo habilidades dos profissionais
Uma coisa é certa no ser humano: todos possuem alguma dificuldade em lidar com algo específico. Essa falha precisa ser trabalhada num plano de carreira, cientificando cada colaborador de que pode desenvolver aptidões ou vontades se souber direcionar a sua capacidade de aprendizado.
Estabelecendo metas para os colaboradores
Ao montar o plano de carreiras tenha em mente também as possibilidades de sua empresa para estabelecer prazos. O desenvolvimento pessoal demanda tempo e, assim, é preciso que cada colaborador tenha um plano de metas, algo a ser desenvolvido nos próximos 6 meses, por exemplo, como um curso específico dentro de sua área ou mesmo voltado para seu crescimento pessoal.
Crie comparações com outros profissionais
O mercado de trabalho está repleto de bons profissionais, disponíveis para serem contratados dependendo das condições que lhes sejam oferecidas. Esse é um dos pontos que deve ser colocado para os profissionais que trabalham em sua empresa. Comparação com outros profissionais irá fazer com que cada um busque melhorar a própria posição e situação, buscando se aprimorar o máximo que puder.
Faça avaliações periódicas
Da mesma maneira que é necessário fazer a avaliação de desempenho dos colaboradores, também o plano de carreira precisa disso. Claro que de maneira diferente: num determinado momento, o seu colaborador pode considerar que não é exatamente aquilo que buscava e quer procurar outro caminho. Afinal, todo mundo tem o direito de mudar e, dependendo das suas expectativas, o caminho de seu colaborador também pode lhe ser útil. Assim, faça o acompanhamento do plano de carreira, verificando como cada colaborador está encarando a proposta.
Em tudo o que você estiver fazendo para desenvolver um plano de carreira dentro da empresa, precisa antes de tudo saber que o empregado é seu funcionário, está atuando na sua empresa, mas não pertence à sua empresa e nem a ninguém. Você está trabalhando para que ele tenha mais conhecimentos para aplicar na sua empresa, mas isso não impede que encontre outros desafios em sua própria vida.
Verifique, no entanto, o quanto sua empresa está ganhando a partir do momento em que você implanta um plano de carreira: o desempenho de qualquer de seus colaboradores irá aumentar consideravelmente, a produtividade irá alcançar picos nunca antes conseguidos e a satisfação pessoal de cada colaborador vai lhe dar a chance de manter em seu quadro de pessoal aquilo que todo empresário quer: um capital humano valorizado e consciente.
E se você optar por contratar uma consultoria de RH para realizar um projeto de plano de carreira em sua empresa, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de consultorias em recursos humanos.