Saiba que com uma estratégia de vendas bem organizada e adequadamente implementada,podem fazer sua equipe lucrar muito. Ademais, não apenas obter lucro, mas também identificar riscos. Poderão “amarrar pontas soltas” e resolver muitos problemas, antes que eles se tornem muito difíceis de lidar. Tudo isso pode acontecer com base numa boa estratégia de vendas. Logo, vamos montar uma?
O que é uma estratégia de vendas?
Uma estratégia de vendas, nada mais é do que a montagem de um plano para vendas. Ou seja, como uma empresa vai vender seus produtos ou serviços. É uma abordagem planejada para identificar e qualificar clientes em potencial bem como a apresentação de vendas, formação de políticas e geração de pedidos.
Dentro dessa estratégia as primeiras perguntas respondidas devem ser:
- O que vamos vender?
- Para quem venderemos?
- Quais métodos vamos usar para vender este produto?
Uma estratégia de vendas permite que uma empresa posicione sua oferta de maneira significativa. Geralmente, inclui processos detalhados e práticas recomendadas que a equipe de vendas de uma empresa pode usar para facilitar a venda dos produtos ou serviços da empresa.
Sendo assim, criar uma estratégia de vendas envolverá a identificação de um mercado-alvo, a realização de pesquisas competitivas, a análise de tendências e a decisão sobre os métodos de vendas e promoção.
Quais são os objetivos?
Revise sua estratégia de negócios pelos três anos. Certifique-se de que quaisquer objetivos sejam mensuráveis e tenham um prazo especificado. Dessa forma, você consegue estabelecer sua ampla estratégia e objetivos de vendas.
Decida como deseja posicionar sua empresa, seus produtos ou serviços. Por exemplo, se você lançar um novo produto inovador, poderá ter como objetivo vender pequenos volumes a preços altos aos primeiros compradores, ou optar por uma rápida penetração no mercado para impedir os concorrentes.
Para um novo negócio, um objetivo principal pode ser criar rapidamente uma base de clientes principal. Ou você pode se concentrar em adquirir um único cliente grande para melhorar seu perfil.
O que você sabe sobre o mercado?
Revise imediatamente o que você sabe sobre o mercado. Descubra quem são seus principais concorrentes, o que eles oferecem e as principais tendências que impulsionam seu mercado.
Você deve revisar isso regularmente, verificando a literatura e sites dos concorrentes, bem como assinando seus newsletters.
Estabeleça quem são seus clientes e potenciais clientes e o que eles querem. Seja claro sobre os benefícios que seu produto ou serviço lhes oferece.
Estabeleça quem é seu público-alvo e o que ele deseja. Você deve oferecer algo diferente ou aprimorado, porque os clientes ficarão relutantes em mudar se não conseguirem ver nenhum valor adicional.
Quais clientes você deseja segmentar?
Uma pesquisa de mercado eficaz é essencial para identificar as metas mais promissoras. Por isso, pesquise perspectivas individuais, descubra suas prioridades individuais e quem são seus principais influenciadores e tomadores de decisão.
Ao criar uma base de clientes, lembre-se de que reter clientes existentes e conquistar negócios repetidos geralmente é muito mais fácil e mais barato do que vender para novos clientes.
Sua equipe tem uma abordagem coordenada?
Vincule vendas com outras atividades de marketing. Por exemplo, você pode usar uma campanha de publicidade local para apoiar um impulso de vendas.
Ou seja, coordene campanhas de vendas com outras áreas da empresa. Logo, você precisará garantir capacidade de produção adequada e recursos financeiros para financiar um aumento no capital de giro antes de aumentar as vendas.
Qual é o melhor método de vendas que você já experimentou?
Vender pessoalmente é geralmente o método mais eficaz, principalmente para vendas complexas. No entanto, é demorado e caro. Geralmente, vale a pena apenas para vendas de alto valor ou para construir um relacionamento de longo prazo com um cliente.
Varejo, mala direta e televendas são mais econômicas para vendas de menor valor. Eles também podem ser uma boa maneira de gerar negócios novos, quando já existe um relacionamento com o cliente.
Além disso, a venda pelo site pode ser o método mais barato, uma vez que, os custos de configuração inicial forem realizados.
Sendo assim, você pode optar por combinar alguns, ou todos esses métodos de vendas para alcançar uma ampla variedade de clientes em potencial.
Por fim, lembre-se de que pode levar vários meses para construir credibilidade, principalmente para vendas de alto valor para grandes empresas.
Você quer usar intermediários?
Procure agentes que tenham acesso aos seus clientes e possa vender de maneira mais econômica do que você. Por exemplo, você pode vender para consumidores individuais por meio de varejistas ou para empresas através de um atacadista.
Assim, se você vende por meio de um intermediário, como um distribuidor, precisa planejar como vender para esse intermediário. Ademais, você também pode planejar maneiras de ajudá-los a vender para seus clientes finais, aumentando a demanda geral por seus produtos.
Você conhece bem seus clientes?
Estabeleça quando, onde e como eles compram. Depois, identifique indivíduos que influenciam ou tomam a decisão de compra. Seus registros de vendas ou software de gerenciamento de relacionamento com o cliente podem fornecer informações valiosas sobre hábitos de compra.
Ao final, incentive-os a fornecer feedback sobre seus produtos e serviços e como você se compara aos concorrentes.
A empresa programa as vendas?
Procure oportunidades para incentivar os clientes a fazer compras de maior valor ou a comprar produtos ou serviços adicionais em meio a uma outra compra.
Por exemplo, programe suas vendas para se ajustar ao orçamento anual do cliente ou aos níveis sazonais de demanda.
Sendo assim, use as táticas de vendas com cuidado. Ou seja, descontos podem apelar para o tipo errado de cliente ou prejudicar sua imagem. Por isso, se você oferece ofertas especiais com muita frequência, seus clientes esperam por elas e não compram seu produto pelo preço total, quase nunca.
Sua empresa se comunica regularmente com os clientes?
A mídia social se tornou uma ferramenta comercial essencial para manter contato com os clientes. Usar o Facebook ou o Instagram para alertar os clientes sobre notícias e ofertas pode ser uma maneira fácil de começar.
Assim, sempre que possível, entre em contato com os clientes periodicamente, apenas para discutir seus planos de negócios e lembrá-los de que sua empresa existe, em vez de sempre tentar fazer uma venda imediata.
Por fim, se você necessita de ajuda profissional para construir uma boa estratégia de vendas. O oHub tem a melhor seleção de empresas especializadas no assunto. Assim, você escolhe o parceiro ideal de negócios e pode fazer uma estratégia perfeita para triplicar suas vendas!
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