Home > Contratar fornecedores > Como fazer uma descrição de cargos e salários atraente aos profissionais
Um plano de cargos e salários pode atrair bons profissionais.

Como fazer uma descrição de cargos e salários atraente aos profissionais

Não basta apenas a uma empresa criar condições de salários dentro dos padrões do mercado: é preciso ter uma descrição de cargos e salários que possa tornar-se uma ferramenta de gerenciamento.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de consultorias de RH.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

 
O processo de gestão de pessoas é o principal motor para qualquer empresa e, havendo uma análise coerente e uma perfeita descrição de cargos e salários, o processo de gerenciamento de pessoal torna-se muito mais prático e visível, trazendo os benefícios necessários para o desenvolvimento de projetos.

Ao criar um plano de cargos e salários, uma empresa precisa fazer uma descrição dos cargos que existem em seu organograma, fazendo a sua análise através de um documento formal, seja um formulário ou um relatório, detalhando tudo o que seja necessário para o cargo, em termos de conhecimento, de capacidades, de habilidades que devem ser aplicadas para uma determinada função.

Uma descrição de cargos e salários ajuda a otimizar o desenvolvimento de outras atividades voltadas para a gestão de pessoas, que pode envolver o recrutamento, a seleção, o treinamento e seu respectivo planejamento, assim como a avaliação de desempenho e a área de segurança do trabalho.

Cargos e salários para gerenciar processos

A quantidade de cargos dentro de qualquer empresa é criada em função da quantidade de processos existente dentro da empresa e das demandas de trabalho em cada setor. O levantamento dos cargos dentro de qualquer setor é que vai estabelecer a estrutura organizacional.

Em cada setor, cada um dos cargos está direta ou indiretamente envolvido em um ou mais processos e, assim, cada processo irá precisar de um profissional com características próprias para sua execução. Utilizando a descrição de cargos e salários torna-se muito mais fácil e prático colocar as pessoas certas nos lugares certos, com vistas à melhoria de produtividade e crescimento empresarial.

Uma criteriosa descrição de cargos e salários também faz com que a empresa tenha subsídios para a nomeação de pessoas para determinados cargos, bastando que se encontre aquele profissional que melhor poderá se adaptar à função, assim como fazer a avaliação de desempenho de cada profissional, considerando-o com base nas características que o cargo exige.

  • Dentro de um plano de carreira, a descrição de cargos e salários também pode servir como base para levantar as necessidades de treinamento, no caso de um profissional não possuir o conhecimento necessário para uma determinada habilidade.
  • O conhecimento da necessidade de capacitação, assim, é mostrado quando se faz o levantamento da avaliação de desempenho, comparando-a com a descrição do cargo, o que minimiza custos e propicia desenvolvimento, seja da empresa, seja do colaborador.
  • Ao considerarmos as ações da área de segurança ocupacional, através de uma descrição de cargos e salários, torna-se muito mais fácil identificar os riscos a que cada trabalhador pode ser submetido em sua função.
  • A comparação entre as atividades de cada colaborador com o plano de carreira da empresa, propicia as necessárias alterações para adequação às novas demandas de processos. Enquanto as novas tecnologias podem aumentar a complexidade, pode-se fazer as alterações necessárias para as novas exigências de cada cargo.
  • Finalmente, o ocupante de cada cargo, conhecendo exatamente sua função dentro de uma descrição de cargos e salários, tem a percepção de sua responsabilidade, criando mais comprometimento com a empresa para a melhoria dos processos.

Como fazer uma descrição de cargos e salários

O levantamento de informações para fazer uma descrição de cargos e salários deve seguir algumas etapas, como demonstramos a seguir:

  1. Elaboração de um formulário para cada cargo;
  2. Elaboração de um manual de preenchimento, com o treinamento de facilitadores ou de um profissional que possa coletar as informações;
  3. Preenchimento dos formulários através de entrevista com cada colaborador;
  4. Consolidação dos dados coletados, verificando funções com atividades correlacionadas;
  5. Revisão periódica para adequação dos cargos às possíveis alterações aplicadas;

Dentro dessas etapas, a entrevista é a mais importante das tarefas, uma vez que precisa refletir de maneira fiel a realidade da empresa. Nessa oportunidade, o entrevistador deve estar munido de todas as informações sobre as atividades da empresa, criando um levantamento sistemático sobre cada função.

Uma boa entrevista pode levantar pontos e questões que, no cotidiano, podem passar despercebidas e, assim, é possível criar uma visão geral de cada cargo. Cada um dos cargos deve estar completamente detalhado, mesmo que alguma atividade não pareça de interesse: é só assim que se vai saber exatamente o que cada colaborador faz, quando faz, por que faz.

A junção de todas as informações é que poderá dar a visão global de tudo o que acontece dentro da empresa, possibilitando criar os rumos necessários e as metas essenciais para o desenvolvimento da organização.

E se você optar por contratar uma consultoria de RH para realizar uma descrição de cargos e salários, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de consultorias em recursos humanos.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial