Home > Contratar fornecedores > Como funciona a pressurização de escadas
Pressurização de escadas: maior segurança para o edifício.

Como funciona a pressurização de escadas

A pressurização de escadas, além de ser obrigatória de acordo com a legislação, é também um item dos mais importantes para a segurança de edifícios, tendo como objetivo manter livre de fumaça e de gases tóxicos o espaço destinado às escadas.

Na ocorrência de um incêndio, a ventilação mecânica da escada, devidamente pressurizada, impede que a fumaça se propague pelos andares e pelo seu próprio espaço, facilitando a saída de pessoas e evitando intoxicações que podem levar à morte por asfixia.

A pressurização de escadas é feita com um conjunto de quatro elementos, havendo o sistema de acionamento de detecção e alarme de incêndio, captação de ar externo de forma mecânica, insuflamento de ar no espaço da escada e fonte de energia para o funcionamento do sistema.

Para o bom funcionamento da pressurização de escadas é preciso que se instale o conjunto ventilador, enchendo o ar na caixa das escadas e mantendo uma pressão acima da pressão normal, mantendo a porta corta-fogo sempre fechada.

Pressurização de escadas: conjuntos duplicados

Para a pressurização de escadas, a NR 14880 estabelece que devem ser instalados conjuntos de moto ventiladores em duplicata, havendo um em operação e outro de reserva, evitando a despressurização em situações de emergência.

Essa exigência, no entanto, não se aplica em algumas situações, como destacamos:

  • Em edifícios residenciais com até 60 metros de altura;
  • Em edifícios de escritórios com até 45 metros de altura;
  • Em edifícios escolares com até 9 metros de altura.

No sistema de pressurização de escadas, o ventilador com o motor elétrico é montado num compartimento isolado para que, no caso de incêndio, o ventilador possa insuflar o ar puro nas escadas, com pressão maior do que a externa, evitando que a fumaça penetre no espaço e possa facilitar a desocupação do edifício com maior rapidez e segurança.

O sistema moto ventilador da pressurização de escadas capta o ar externo através de uma veneziana, passando-o por um filtro de partículas e liberando o ar para o espaço das escadas através de um duto de descarga.

Pressurização de escadas em edifícios novos e antigos

A legislação sobre pressurização de escadas vale para todos os edifícios que estejam fora dos destacados anteriormente, tanto novos quanto antigos. Cada caso exige um projeto específico, que deve ser avaliado por um engenheiro especializado, encontrando a melhor forma de montar o sistema.

A pressurização de escadas pode ser feita de duas formas: automática e manual.

Em se tratando da manual, o sistema pode ser montado através de botoeira, instalada na portaria do edifício ou diretamente no quadro elétrico do ventilador, sendo acionado manualmente em casos de emergência. O segundo método, automático, é feito em conjunto com o sistema de detecção de incêndio.

No sistema de pressurização de escadas também deve haver o balanceamento do ar no espaço das escadas, com dimensionamento oferecido por dumpers instalados na descarga do ventilador e no topo da escada, havendo também duas diferentes maneiras de estabelecer o dimensionamento: somente em caso de emergência ou em modo constante.

Quando funcionando em emergência, a pressurização da escada é feita a partir de qualquer sinal de fumaça, acompanhando o detector de incêndio. Nesse caso, a porta corta-fogo pode ser mantida sem fechadura, desde que tenha um sistema de eletroímã.

O segundo método é o mais indicado, uma vez que mantém o nível de proteção em grau mais elevado, além de renovar constantemente o ar das escadas, não havendo a necessidade de monitorar o sistema.

O sistema de pressurização de escadas também deve atender algumas exigências, como o acionamento de alarme, a fonte de energia e a manutenção da trajetória da rota de fuga.

O escapamento do ar é feito através de grelhas de insuflamento, devidamente distribuídas nos diversos andares, de modo alternado, da mesma forma que os pontos de saída devem ser balanceados para permitir uma pressão maior no interior da escada.

O sistema de pressurização de escadas é ligado à central ou a um quadro elétrico, que deve estar localizado na guarita ou na sala de segurança, podendo, desta forma, detectar qualquer possibilidade de incêndio.

Para seu bom funcionamento, o sistema de pressurização de escadas deve contar com fonte garantida de energia. No caso de incêndio, o fornecimento de energia é essencial para que o sistema tenha condições de oferecer segurança na evacuação de pessoas do edifício. Assim, a fonte de energia deve contar com um sistema de emergência para o caso de haver queda no fornecimento da energia da rede de abastecimento.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial