O setor de T.I exerce funções essenciais para a manutenção das atividades da empresa, devido ao avanço das novas tecnologias no mercado atual. Como medida de integração tecnológica de um negócio, a contratação dos serviços de outsourcing de T.I traz benefícios variados, diante dos resultados que serão alcançados.
No contexto de um mercado altamente competitivo, as empresas se encontram diante da necessidade de inovar, buscando soluções tecnológicas, que promovam a integração entre os diferentes departamentos da companhia.
As atividades exercidas, pelo setor de tecnologia da informação, proporcionam o suporte completo e efetivo, para que a empresa se adeque às tendências de mercado.
O setor de T.I procede com o desenvolvimento de softwares e programas, processamento de dados e outros serviços tecnológicos, que oferecem maior praticidade às atividades diárias da companhia.
O outsourcing de T.I tornou-se a alternativa mais econômica de implementação destas soluções tecnológicas, dada as peculiaridades da terceirização.
Contratando uma empresa de outsourcing de T.I, a gestão garante a sua integração tecnológica, pois os serviços serão prestados por profissionais qualificados, que se utilizam de equipamentos de última geração.
Para as pequenas empresas, o outsourcing de T.I exerce função primordial, visto a maior necessidade de incentivos e facilitadores, que auxiliam o crescimento destes novos empreendimentos.
Neste artigo, será demonstrado como os serviços de outsourcing de T.I podem beneficiar as pequenas empresas, e como estes empresários devem proceder, no momento da contratação de um fornecedor.
- Leia também sobre: Motivos para investir em T.I.
As vantagens do outsourcing de T.I para pequenas empresas
A contratação de uma empresa de outsourcing de T.I proporciona vantagens diferenciadas às pequenas empresas, auxiliando no crescimento e destaque no mercado.
Integração tecnológica
Através do outsourcing de T.I, as pequenas empresas consolidam a sua integração tecnológica, conectando os setores da companhia, por meio do suporte exercido pelos profissionais de T.I.
Dessa forma, a empresa moderniza seus procedimentos diários, e se torna mais competitiva, empregando a tecnologia avançada e a inteligência artificial em sua rotina.
- Leia também sobre: Vantagens dos serviços de T.I.
Automação de tarefas
Por meio dos serviços de outsourcing de T.I, as tarefas da empresa serão automatizadas, viabilizando maior produtividade e assertividade nos resultados obtidos.
Através da automação e padronização dos procedimentos, a gestão efetiva o controle de qualidade dos produtos e serviços, evitando possíveis falhas.
Como consequência desta padronização, a produtividade dos colaboradores irá atingir níveis acima do esperado, pois contarão com processos previamente estipulados.
Para as pequenas empresas, a automação de tarefas é fundamental, pois promove a flexibilização na contratação de novos colaboradores, e, consequentemente, redução de encargos trabalhistas.
Segurança de dados
O outsourcing de T.I é caracterizado por ser exercido por profissionais com ampla experiência na área. Logo, ao contratar especialistas, a empresa garantirá a segurança dos procedimentos e de seus dados.
Com o uso da tecnologia em todos os setores, os dados confidenciais de uma empresa correm certo risco de exposição, e para sua proteção, é necessário utilizar-se dos recursos de segurança adequados.
Para pequenos empresários, que estão iniciando no mercado, a segurança de dados deve ser vista como prioridade, pois será decisiva para o futuro do empreendimento.
Fidelização de clientes
Fidelizar os clientes é uma das práticas de toda empresa de sucesso. Para garantir a satisfação, e consequente fidelização, de seus clientes, contar com os serviços de outsourcing de T.I tornou-se uma das medidas mais adotadas por grandes e pequenos empresários.
Através do setor de T.I, os clientes também receberão suporte tecnológico e operacional, proporcionando segurança e confiabilidade, requisitos essenciais para a fidelização.
Acesso remoto e produtividade
Os recursos de T.I permitem o acesso remoto de dados e sistemas, a qualquer momento e em qualquer lugar. Este facilitador proporciona um aumento considerável da produtividade, pois o armazenamento em nuvem traz maior flexibilidade ao colaborador.
De acordo com dados levantados pelo oHub, o investimento em outsourcing de T.I, para as pequenas empresas aumenta a produtividade em até 20%, pois seus colaboradores terão a possibilidade de trabalhar de maneira remota.
Redução de custos
A redução de custos é amplamente buscada em pequenas empresas, que visam otimizar suas finanças, de forma a investir mais e melhor em sua estrutura interna.
Contratando um fornecedor de outsourcing de T.I, o pequeno empresário poderá dispor de uma estrutura avançada e completa para o setor de T.I de sua empresa, por custos mais acessíveis.
Como implementar o outsourcing de T.I em pequenas empresas
Para que as pequenas empresas aproveitem todos os benefícios de um sistema de outsourcing de T.I bem estruturado, existem alguns passos para a sua implementação, que garantirão o bom funcionamento e a estabilidade do setor de T.I.
Pesquisa pelo melhor custo-benefício
Assim como nos demais tipos de serviços, as pequenas empresas possuem demandas próprias, quando se trata da manutenção de um setor de T.I. Logo, a busca pela contratação, que ofereça o melhor custo-benefício, é etapa fundamental deste processo.
Equipamentos modernos e estabilidade de conexão
Diante de tantas opções de fornecedores disponíveis no mercado, a gestão deve buscar por empresas, que disponham de um acervo de equipamentos modernos e de alta tecnologia.
Além disso, fornecedores que trabalham com conexões mais velozes e estáveis, fornecem mais qualidade e eficiência, nas atividades desenvolvidas pelos profissionais de T.I.
Softwares e programas de gestão
O uso de programas e softwares de gestão empresarial é comumente adotado em pequenas empresas, pois confere maior praticidade e agilidade à administração.
Chamados de Enterprise Resource Planning, estes programas compreendem toda a atividade empresarial, da aquisição de matéria-prima e contratação de mão de obra, até a revenda ao consumidor final. Portanto, estes sistemas são conhecidos por sua alta dinamicidade, possuindo ampla aplicabilidade no âmbito do setor de T.I.
O investimento em presença nas redes sociais
Como medida de complementação, das atividades realizadas pelos profissionais da empresa de outsourcing de T.I, que visa, sobretudo, a fidelização de seus clientes, o investimento em presença nas redes sociais é fundamental.
O setor de T.I, juntamente com a equipe de marketing, também avaliará as métricas referentes aos perfis da empresa, nas diferentes redes sociais, na busca por soluções de melhoria.
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