A segurança no seu condomínio é um ponto crítico que deve ser tratado com o máximo de cuidados. A criminalidade, principalmente nos grandes centros, é um fator que está presente no dia a dia das pessoas, parecendo não haver limites para a imaginação dos marginais, principalmente quando se trata de invadir condomínios, promovendo os tão temidos arrastões.
A segurança no seu condomínio deve ser tratada, então, como prioridade, o que leva a tomar alguns cuidados essenciais, como podemos destacar a seguir:
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de terceirização de segurança.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba no mínimo 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Consiga melhores preços
1. Manter segurança no seu condomínio com controle de entrada de visitantes e moradores
O uso da segurança eletrônica é muito mais seguro do que um porteiro 24 horas ou até mesmo um vigilante. Com segurança eletrônica é possível manter a identificação de acesso de todas as pessoas, sejam moradores, visitantes ou mesmo de pessoal de serviços, entregadores ou prestadores de serviços terceirizados.
2. Estabelecer procedimentos de emergência
Para os casos de emergência é importante que todos estejam bem treinados para não cometer atos imprudentes. Telefones são sempre úteis, mas a utilização de aparelhos de controle remoto com botão de pânico sempre são mais eficientes. Com esse equipamento, todos os moradores podem ser avisados ao mesmo tempo, dando chances a que se tomem as providências necessárias para evitar assaltos.
3. Cuidados na contratação de empregados
Quando o condomínio precisa contratar novos empregados, a seleção deve ser feita por uma empresa especializada de recrutamento ou pela administradora do condomínio, que poderá exigir toda a documentação, inclusive de antecedentes criminais, e tomar informações sobre o novo contratado.
4. Condôminos devem agir com discrição
Infelizmente, mesmo que um empregado seja atencioso e afável, o condômino não pode manter um relacionamento mais intimista, falando sobre a própria vida ou sobre bens, família, etc. Muitas vezes, empregados podem ser usados como informantes. Manter a distância é a melhor alternativa.
5. Chaves do apartamento e do veículo
As chaves do apartamento ou do veículo de qualquer condômino é de sua inteira responsabilidade, não devendo ser deixada na portaria ou mesmo com funcionários do condomínio. Na garagem, o ideal é que o carro esteja sempre com o alarme ligado e as portas e vidros fechados, sem conter no seu interior qualquer bem ou objeto à vista.
6. Equipamentos de segurança nos apartamentos
Não basta apenas que os equipamentos de segurança estejam na portaria ou que haja câmeras de vigilância no condomínio. Os apartamentos do primeiro e segundo andar devem ter grades nas portas e janelas e olho mágico instalado na porta de entrada. A comunicação com a portaria deve ser feita sempre através do interfone.
7. Contratação de pessoal doméstico
Da mesma maneira que o pessoal que trabalha no condomínio, o pessoal doméstico deve ter uma seleção muito criteriosa, com fontes de referência e solicitação de antecedentes criminais. Embora uma empregada doméstica acabe sempre se tornando parte integrante da família, sua contratação terá mais segurança se for feita pela administradora do condomínio, como serviço extra prestado ao morador.
8. Realizar treinamentos de segurança periodicamente
Todos os empregados e moradores do condomínio devem passar por treinamentos de segurança periodicamente, preferencialmente por pessoal especializado em segurança, que possa informar sobre as diferentes técnicas utilizadas por marginais para invasão de condomínios. Um treinamento mensal de uma hora, pelo menos, pode garantir a segurança do condomínio.
9. Cadastramento dos condôminos
A portaria, ou a central de atendimento, deve manter sempre um cadastro atualizado dos condôminos, com seus dados pessoais, placa e marca dos veículos e, se necessário, de parentes que costumam visitar o condomínio ou que possam ser chamados em casos de emergência. A implantação de um sistema de crachá para os visitantes é mais um item que pode ser utilizado para reduzir os problemas de segurança.
10. Acompanhamento de serviços prestados
Na contratação de serviços de terceiros, o síndico ou um seu delegado deve acompanhar o pessoal externo que estiver nas dependências do condomínio, exigindo que todos sejam identificados com crachá, com foto, orientando a portaria ou a central de atendimento para que só libere a entrada aos identificados.
|
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de segurança, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam serviços de terceirização de segurança. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer