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Como melhorar o clima organizacional: 7 sugestões para testar na sua empresa

O clima organizacional é uma característica que molda a forma como uma empresa trabalha e está diretamente relacionado a motivação da equipe. Mas como melhorar o clima organizacional quando as coisas não estão bem?

Nesse caso, não adianta tratar dos problemas superficialmente ou varrê-los para debaixo do tapete. Afinal, anos e anos de hábitos precisam de ações consistentes para serem mudadas.

Alguns fatores que influenciam no clima organizacional e podem ser trabalhados como dicas para melhorar o ambiente de trabalho são:

  • o grau de motivação da equipe com empresa;
  • o investimento em inovação; 
  • a confiança existente entre os membros e seus superiores;
  • os tipos de conflitos recorrentes;
  • a visão que a equipe tem dos líderes;
  • o respeito aos direitos de cada membro, etc.

Como a mudança precisa começar de algum ponto, sugerimos algumas dicas para melhorar o clima organizacional que você pode testar na sua empresa. Continue lendo! 

Como melhorar o clima organizacional de uma empresa

1. Organize os espaços de trabalho

A primeira dicas para melhorar o clima organizacional  é organizar os espaços de trabalho comum para que não haja desordem.

Imagine o quão cansativo é chegar todos os dias e ver cadeiras fora do lugar, gavetas abertas e papéis para todo lado. 

O dia mal começou e a equipe já se sente sem motivação e incentivo para trabalhar bem.

Então uma maneira de como melhorar o clima organizacional é colocar em prática uma técnica chamada 5S

A metodologia a trabalha cinco sensos que em conjunto ajudam a organizar o ambiente em comum ou de produção de uma empresa.

Essa é uma forma simples de manter a mobília, os armários e os papéis e documentos digitais organizados dentro de um padrão fácil de seguir. 

2. Crie uma política de recompensas para motivar a equipe

Com o espaço organizado, outro passo importante de como melhorar o clima organizacional  e o desempenho da equipe é criando uma política de recompensas

Neste ponto, o RH deve orientar os departamentos para que as equipes de cada setor possam ganhar benefícios de acordo com o seu trabalho. Políticas gerais relacionadas ao envolvimento com a empresa, por exemplo, podem ser comum a todas.

Para evitar ações impopulares, abra espaço para que a equipe possa contribuir e dizer quais recompensas as motivariam mais ou menos. Lembre-se de sempre relacioná-las com o trabalho e, de preferência, que sejam mensuráveis.

A política de recompensas deve cobrir todos os cargos da estrutura organizacional. O processo deve ser justo e a ideia de favoritismo deve passar longe do processo. 

3. Incentive a inovação no trabalho

Um fator importante que está relacionado a como melhorar o clima organizacional é promover a inovação no trabalho dentro da empresa.

Os gerentes de cada departamento devem incentivar a criatividade e estimular a disposição da equipe em propor novas soluções.

O objetivo é incentivar em cada funcionário as atitudes de um empreendedor que está sempre em busca de novos caminhos para velhas tarefas.  

As ações bem sucedidas podem receber recompensas, detalhadas na política da empresa e as que não estiverem alcançando tanto sucesso podem ser mentoradas por membros com mais experiência.

Dessa forma, todos os membros ganham e a troca de conhecimento acontece espontaneamente, gerando resultados positivos.  

4. Motive a equipe a fazer mudança

A mudança é um movimento que pode causar uma certa resistência na equipe tanto por motivos pessoais quanto pelo próprio clima organizacional atual. 

Se não mudar é algo que “congela” a empresa em hábitos ineficientes, mudar constantemente traz a sensação de que as coisas não tem consistência. 

Então uma forma de como melhorar o clima organizacional é motivar a equipe a fazer mudanças, mas incluir esse momento em épocas estratégicas do ano.

A empresa faz uma revisão semestral no meio do ano? Defina esse como o momento para ajustar metas e planos de ação, de acordo com o desempenho até o momento. Assim, as mudanças são digeridas e colocadas em prática sem ruídos.  

5. Estabeleça propósitos claros para cada projeto

Quando um trabalho tem um propósito bem definido, a equipe consegue se orientar e dividi-lo em etapas para que ele seja atingido. 

Isso também contribui para que cada pessoa envolvida em uma meta se sinta parte dela e responsável pelo seu sucesso.

Por isso, comece a trabalhar definindo objetivos claros para cada projeto como forma de melhorar o clima organizacional.

Forneça as ferramentas e orientações necessárias para incentivar os membros a colaborarem e trabalharem em equipe pelo projeto.

Ter um propósito em comum facilita a integração, a compreensão e a resiliência individual de cada membro envolvido na tarefa. 

6. Tenha as ferramentas necessárias para o trabalho

O trabalho em equipe fica muito mais fácil se os membros podem colaborar entre si. Para isso, é necessário que a empresa invista em equipamentos de qualidade e adote ferramentas que facilitem a comunicação no dia a dia. 

Além de comunicar com rapidez, compartilhar arquivos, imprimir documentos, marcar reuniões devem ser tarefas rápidas.

Pesquise softwares e opções de ferramentas que podem ajudar como melhorar o clima organizacional. Crie formulários para pedir sugestões entre os próprios funcionários.

Assim, os gerentes e diretores podem cobrar os resultados planejados, pois a equipe terá todos os recursos necessários disponíveis. 

7. Ofereça capacitação e treinamentos

A equipe da empresa aprende diariamente com os projetos e nos relacionamentos interpessoais, mas outra forma de como melhorar o clima organizacional é oferecer capacitação e treinamentos.

Parcerias com instituições educacionais presenciais ou a distância, ciclos de treinamentos internos com os membros da própria equipe são formas de colocar essa ideia em prática. 

O objetivo é que os membros se sintam motivados a melhorar suas habilidades e que a empresa, por sua vez, facilite esse caminho usando sua influência e ativando parceiros. 

O RH pode criar um cronograma anual de capacitações internas e atualizar os membros com newsletters mensais das parcerias e descontos da empresa em instituições externas. 

Gostou das dicas para melhorar o clima organizacional?

Como melhorar o clima organizacional é um trabalho constante. Com o tempo, algumas ações serão consolidadas e podem virar marcas da sua empresa e referência no mercado. 

Envolva sua equipe de RH, gestores e funcionários nesse propósito e melhore a qualidade do seu ambiente profissional!


Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.

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