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4 dicas de como montar um treinamento online na sua empresa

Aprender como montar treinamento online para colaboradores de uma empresa tornou-se crucial em tempos de pandemia. 

Em tempos de normalidade e de trabalho presencial, elaborar treinamentos e facilitações já era algo comum para o fortalecimento da cultura organizacional e direcionamento dos colaboradores. Entretanto, os desafios impostos pela Covid-19 mudaram esse panorama.

Consequências como o isolamento derivado do trabalho de casa sem contato humano e das novas ferramentas de comunicação digital que foram incorporadas no dia a dia empresarial são agora a nova realidade de muitos trabalhadores.

Diante disso, as lideranças precisam agora encontrar meios de utilizar o meio digital para entrar em contato com os colaboradores e prestar treinamentos específicos, seja de capacitação técnica, saúde física e emocional ou comunicação.

Tendo êxito nessa missão, o fortalecimento do conhecimento e preparação das equipes traz impacto positivo para o desenvolvimento pessoal deles e ao fortalecimento dos resultados e da cultura organizacional como um todo.

Confira então quatro passos de como montar um treinamento online de qualidade para seus colaboradores!

Como montar um treinamento online? 4 passos

1. Defina o foco e os objetivos do treinamento

O primeiro passo é definir um foco de treinamento direcionado para o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos colaboradores e aprimoramento da performance. O treinamento pode tanto buscar objetivos mais gerais, como:

  • ginástica laboral em prol da saúde física;
  • conversas sobre saúde mental e cuidados no home office;
  • comunicação humanizada, entre outros.

Assim como, podem ser desenvolvidos cursos para capacitação técnica e profissional. Em suma, estamos falando de facilitações para equipes específicas que buscam melhorar seu rendimento na execução de suas funções.

Por exemplo, se o seu time de vendas não está obtendo o resultado em função das mudanças para o home office, busque maneiras instrutivas de como montar um treinamento online para domínio de novas ferramentas de conversão de cliente, mudanças de abordagem, etc. 

2. Defina um cronograma

Esse é um momento de colocar as ideias no papel para que o roteiro do treinamento esteja redondinho para a correta execução. Definido o tema do treinamento, você deve agora avaliar o tamanho do conteúdo e definir se será de curta ou longa duração.

Se for o caso, por exemplo, de um treinamento bem simples e não deve levar mais do que alguns minutos ou horas, o método utilizado pode ser o de microlearning

Ele funciona por meio de pequenas dosagens de conteúdos que vão sendo transmitidos gradualmente para que o aluno tenha um conhecimento mais dinâmico e flexível. Os vídeos possuem aproximadamente entre quatro e cinco minutos e são disponibilizados em séries até que o tema seja esgotado. 

E como montar um treinamento online de longa duração? Nesse caso, a roteirização deve ser mais minuciosa e dividida em encontros mais demorados. 

Vale salientar que é sempre mais interessante prezar pelas facilitações ao vivo para que seja estimulada a participação dos colaboradores e para reforçar a interação pelas vias digitais.

Além disso, é fundamental pensar em estratégias e recursos que levem em consideração o meio de comunicação que está sendo utilizado. 

Já que é um treinamento por vídeo, é importante pensar em recursos dinâmicos para entreter os participantes e fisgar a atenção, assim como não é desejável exagerar na duração dos encontros. Vamo falar mais sobre isso no quarto passo da nossa lista

3. Peça feedback e monitore resultados

Todo projeto no contexto organizacional precisa de um acompanhamento e monitoramento de resultados para que os processos se aperfeiçoem. E, obviamente, isso não seria diferente em cursos e treinamentos de formação.

Dessa forma, além de estimular participação, comentários e feedbacks dos colaboradores em que eles possam sugerir pontos de melhorias, críticas ou elogios, também existem algumas métricas que podem ser utilizadas.

Dentre as principais, podemos enumerar as seguintes:

  • Retorno sobre Investimento (ROI): avalia os resultados obtidos com as formações em comparação aos valores financeiros investidos no projeto.
  • Taxas de adesão e abandono: monitora o nível de participação proativa dos colaboradores em comparação com os que não concluíram as atividades.
  • Avaliação de reação: mensura o retorno de cada participante em relação a diversos aspectos envolvidos no treinamento online, como didática, duração, recursos pedagógicos utilizados, dentre outros.
  • Custo per capita (CPC): calcula o capital alocado na formação de acordo com cada um dos colaboradores participantes.

Além dessas métricas, no final das contas, também deve ser analisado o impacto das formações no desempenho profissional e pessoal dos participantes. E isso pode ser percebido tanto no crescimento dos indicadores do setor, quanto no nível de satisfação deles com o trabalho.

4. Escolha uma boa plataforma de EAD

Por fim, e não menos fundamental, encerramos nossa lista falando um pouco sobre a importância de investir em uma boa estrutura de Educação à Distância (EAD) para otimizar os treinamentos e enriquecer a transmissão do conteúdo.

Atualmente, há excelentes soluções tecnológicas de ensino corporativo para treinar sua equipe online em ambientes restritos para colaboradores convidados.. 

Além disso, você tem à disposição uma série de recursos pedagógicos já prontos e programados para melhorar a eficiência do aprendizado e com redução de custos para seu negócio.

E aí, curtiu nossas dicas sobre como montar treinamento online na sua empresa? Esperamos que sim! Para mais conteúdos que nem esse, fique de olho nas novidades do blog. Até a próxima!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.

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