Home > Facilities > Como montar uma central de portaria virtual
Como montar uma central de portaria virtual - oHub

Como montar uma central de portaria virtual

Dúvida muito comum entre síndicos e administradoras que constantemente se perguntam: será possível implantar um sistema de Portaria Virtual em meu condomínio?

Os serviços de Portaria Virtual são excelentes. Também chamada de Portaria Remota, eles vão além de um simples controle de acesso ou atendimento em caso de ocorrência. Para que ele funcione da melhor forma e gere o resultado necessário para o imóvel, é importante apostar em uma infraestrutura adequada para o condomínio. Sendo assim,  as operações e o monitoramento à distância não serão comprometidos.

Por isso, para te ajudar com cada etapa, identificando os principais pontos a se considerar. Ou seja, um apanhado de itens antes da montagem de um sistema como esse. Assim, convidamos você a acompanhar mais de nosso artigo, tomando nota dos itens que devem ser verificados no condomínio antes da implantação da Portaria Virtual. Acompanhe!

Leia também sobre: Como funciona uma Portaria Inteligente

Os benefícios da portaria virtual

Se o síndico de um condomínio, ou o proprietário de uma empresa fizerem as contas sobre os gastos com porteiros e demais pessoas responsáveis pelo acesso ao local, verá números altíssimos.

Os valores são significativos e em contrapartida, muitas vezes o retorno do profissional não corresponde ao esperado.

Ao passo que, uma portaria 24 horas significa que são necessários 2 funcionários apenas para coordenar todo o sistema. Sem contar que o custo total que muitas vezes repassado aos inquilinos do condomínio será bem menor.

Avalie a cerca perimetral e suas ligações com a Portaria Virtual

O conjunto habitacional onde o sistema será montado possui cerca elétrica perimetral instalada? Ela está em pleno funcionamento? Caso a resposta seja afirmativa, vale fazer a interligação dos componentes na central de monitoramento de alarmes. Os famosos sensores de presença também são importantes para aumentar a proteção das famílias alojadas dentro do condomínio.

Será necessário o uso de interfones para uma melhor comunicação entre a Central e o condomínio

Outro importante ponto a se avaliar é o estado do sistema de interfones do condomínio. Estão funcionando corretamente? Estão precisando de manutenção ou até, da troca em busca de maior modernização?

O sistema de interfonia fará a ligação da Central de monitoramento com os apartamentos. Não só isso, também com os interfones locais, sociais e da portaria.

Por isso, indicamos que seja avaliado com o seu fornecedor quais as condições do sistema, considerando eventuais reparos na estrutura de modo que o condomínio não sofra com falhas ao longo da comunicação com a central remota.

Portões automáticos e resistentes como chave para a segurança

Outro ponto antes de montar uma central de portaria virtual é saber quais as condições atuais dos portões de entradas para pedestres e das garagens.

Eles estão novos? Estão apresentando algum problema mais sério? Os mesmos são os responsáveis por todo acesso ao condomínio? Então precisam estar em pleno funcionamento.

Além do mais, avalie se o condomínio no qual será feita a instalação já possui uma “clausura de acesso”. Isso melhora o acesso seguro às áreas do condomínio. Além do que, permite um bom resultado dos serviços de Portaria Virtual.

Considere o uso de Nobreak e Geradores

Aqui no Brasil, como em várias partes do mundo, é muito comum que haja oscilações na rede elétrica vez ou outra. A questão é que para quem considera a montagem de uma central de portaria virtual, é necessário estar bem preparado. Por esse motivo, é sempre bem recomendado a instalação de nobreaks junto aos portões e ao sistema de acesso do condomínio em questão.

Estes equipamentos é quem serão os grandes responsáveis por evitar possíveis quedas do sistema, caso haja algum tipo de oscilação ou inconsistências na rede.

Após o investimento nesse equipamento o sistema ficará muito mais confiável, garantir o bem-estar e a segurança das pessoas dentro do condomínio, mesmo em períodos de falta do fornecimento de energia.

Crie seu menu de serviços

Uma central de portaria virtual precisa fazer praticamente tudo, além do monitoramento, identificação, armazenamento de dados, precisa ter um suporte pronto para atender a quaisquer demandas. Oferecendo muitas funcionalidades, sua central será referência em portaria remota.

Faça uma lista de clientes em potencial

Se você tiver em mente o seu público alvo, liste-os. No entanto, se você não conhece alguém que possa precisar de seus serviços, liste os possíveis mercados que precisam de serviços de portaria virtual.

Por exemplo, corretoras de imóveis, advogados ou empreendedores individuais geralmente terceirizam o trabalho de suas empresas e escritórios para portarias virtuais. Você pode personalizar sua empresa para se adequar a um setor, como imóveis, ou fornecer o mesmo serviço em vários setores.

Crie um plano de negócios

O plano de negócios não precisa ser de longo prazo , mas precisa cobrir todos os aspectos do seu negócio. Ou seja, os serviços que você prestará e a quem.  Além disso, como seus serviços o diferenciam de outras centrais virtuais, bem como , você vai financiar e gerenciar seus negócios e comercializá-los. Além do mais, você também deve determinar os preços de seus serviços, levando em consideração a renda desejada, os custos indiretos e o que o mercado está disposto a pagar.

Decida o nome da sua empresa

O nome da sua empresa deve ser exclusivo e descrever o que você faz. Assim, se houver alguma chance de você expandir seus serviços, mantenha o nome geral da sua empresa para adicionar novos serviços.

Por exemplo, se você escolher um nome como Portaria remota, será percebido como um negócio apenas de portaria virtual.  Ao passo que se o nome for Central tecnológica de segurança você poderá expandir seus serviços.

Determine sua estrutura de negócios

Começar como um único proprietário é rápido e fácil. Pois, sabemos que isso não requer papelada ou taxas especiais. Infelizmente, ele tem desvantagens, pois você e a empresa são vistos como a mesma entidade. Ou seja, isso coloca em  risco seus ativos pessoais.

Uma opção fácil e acessível é iniciar uma empresa de responsabilidade limitada LTDA. Isso protege seus bens pessoais, como sua casa, por exemplo.

Por fim, com tudo planejado, cada detalhe dentro do seu plano de negócios será perfeito. Assim, sua central de portaria virtual pode se tornar referência em eficiência e tecnologia. Sabemos que isso não acontece da noite para o dia, mas, a cada passo pode ficar mais perto.

Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:



 

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial