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Como montar uma consultoria de vendas?

Se você já tem uma sólida experiência profissional e uma ampla carteira de contatos, já pensou em montar uma consultoria de vendas?

Se já pensou sobre isso, é bem provável que você tenha algumas dúvidas de tudo que é preciso para finalmente abrir sua própria empresa.

Consultoria, de antemão, é uma prestação de serviços onde o profissional conhece bem sobre o assunto e oferece seu conhecimento ao mercado.

A função principal é a realização de diagnósticos, bem como a elaboração de processos, tendo como foco o levantamento das necessidades de seus clientes. Simultaneamente, a identificação, soluções e as recomendações das possíveis ações a serem feitas.

Depois de ter as informações já detectadas, o consultor de vendas irá desenvolver, implantar e viabilizar projetos de acordo com as especificas necessidades de seus clientes.

A consultoria de vendas é a atividade que atende e responde quais são necessidades de pessoas físicas ou empresas, através de sugestões ou aconselhamentos para supostas melhorias. Utilizando um conhecimento estruturado e firme sobre a área que seu cliente atua.

Se você possui todos os seus atributos, está na hora de começar a saber como pode montar sua própria empresa. Acompanhe.

 

Como funciona o mercado de consultoria de vendas?

Antes de iniciar o aprendizado para abrir sua empresa de consultoria de vendas, é imprescindível saber de todos os principais pontos do mercado que você deseja estão inseridos.

A consultoria é o papel fundamental no auxílio de processos de aberturas de empresas. Atua na reformulação de processos e práticas de empresas que já são atuantes no mercado.

O mercado de consultoria apresenta um expressivo crescimento porque é uma função imprescindível para uma empresa.

Fatores que aumentaram a busca por esse tipo de serviço

A abertura desse mercado no Brasil aconteceu no início da década de 90. Fato este que acabou aumentando ascensão da profissão do consultor de vendas terceirizado.

Portanto, é uma excelente opção para profissionais que possuem conhecimentos amplos em determinadas áreas e podem prestar consultoria compartilhando seus contatos e experiência.

Veja fatores que, segundo o SEBRAE, aumentam a demanda dos serviços de consultoria de vendas:

  • Necessidade de criar vantagens competitivas para empresas;
  • Busca de inovação e novos conhecimentos para empresas que lidam com a globalização da economia;
  • Questionamento sobre a atual posição de uma empresa, bem como a promoção de uma melhoria sustentada e contínua.

 

Pontos imprescindíveis para abrir sua empresa de consultoria de vendas

Depois de compreender como é o mercado de consultoria é chegado o momento de entender o que é preciso para montar sua empresa de consultoria.

Veja os passos essenciais:

Localização e estrutura

Para iniciar o seu escritório de consultoria de vendas, é importante ter um local próprio para realizar reuniões e para atender seus clientes num ambiente adequado.

Em alguns casos, apesar disso, será o consultor que irá até a empresa de seus clientes para realizar as reuniões.

Com a evolução dos meios de comunicação, bem como dos modelos de gestão, diversas organizações migraram para formatos virtuais. Portanto, não é sempre necessária a existência de um local físico para sua empresa.

Um “boom” que vem ocorrendo no mercado atual é o chamado coworking. É um espaço com estrutura completa de escritório (internet, telefone, secretária, sala de reunião…) que tem diferentes formatos de aluguel: desde diário até semestral. Para quem está dando os primeiros passos, fica a dica de como economizar tendo excelente estrutura.

Como legalizar sua empresa

É fundamental que você legalize sua empresa porque somente assim será possível aproveitar todos os benefícios. Por exemplo, emissão de notas fiscais e captação de recursos através de instituições financeiras.

Depois de tudo regularizado, é hora de prospectar clientes.

Você poderá prestar ou vender serviços de consultoria de vendas até para órgãos públicos através de licitações, deixando o risco de ser penalizado por conta de fiscalizações.

Organizando o processo produtivo para mais captação de clientes

Para que sua empresa de consultoria de vendas trabalhe veemente, é preciso que você tenha organizado o processo de produção e entrega para seus clientes, da mesma forma que ocorre com a prospecção de clientes.

Criamos uma lista de procedimentos infalíveis para fazer sua empresa rodar:

  • Desenvolver contratos de consultoria;
  • Efetuar pré-diagnósticos das reais necessidades de seus clientes;
  • Elaborar propostas objetivas, com metodologias, prazos, carga horária de trabalho, valores e claro, condições de pagamento;
  • Apresentação e aprovação de contratos;
  • Análise e execução de fatos;
  • Cronograma de melhorias e suas respectivas execuções;
  • Utilize do marketing digital e estratégias de comunicação.

 

Onde encontro empresas de consultoria de vendas?

Se você deseja contratar empresas que efetuem esse tipo de suporte com a qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.

Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Caso prefira, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de consultoria de vendas.

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Sobre Luiza Guimarães

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