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Como montar uma empresa de limpeza de terrenos

Como montar uma empresa de limpeza de terrenos

A abertura de uma empresa de limpeza especializada em terrenos e áreas afins exige etapas semelhantes à abertura de qualquer outro negócio: planejamento, orçamento e organização.

Planejamento de negócio é a primeira fase para o projeto sair do papel e fundamental para atrair bons investidores. São pautadas diretrizes, ideias para execução, questões financeiras e burocráticas que norteiam as demais etapas.

Ter a assessoria de uma equipe de contabilidade, própria ou terceirizada, antes mesmo de iniciar as atividades proporciona maior estabilidade financeira para a empresa de limpeza.

A legislação brasileira, no que tange à abertura de novas empresas, possui regras definidas que devem ser precisamente seguida para operação legal da empresa e possibilita o crescimento no mercado de limpeza.

Portanto, a gestão empresarial necessita adotar postura de organização e planejamento, para que o novo negócio adquira potencial competitivo e conquiste espaço na concorrência.

O mercado para as empresas de limpeza tem se expandido. As oportunidades de lucro, nas quais investidores devem estar atentos às novas tendências, estão em ascensão.

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Quanto custa abrir uma nova empresa?

Os custos para abertura  de uma empresa de limpeza de terrenos

De acordo com estudo realizado pela organização FIRJAN , o capital inicial para a abertura de uma empresa é de, em média, R$ 2.038,00 com a possibilidade de variação de até 274%, dependendo do município onde a companhia esteja instalada.

É importante salientar sobre a existência de custos, como aluguel e manutenção do espaço físico, assim como investimentos utilizados para melhorias na infraestrutura empresarial.

Há também custos recorrentes com o direcionamento e continuidade do negócio, portanto o planejamento é mais do que necessário para empresários do ramo.

Documentação para abrir empresa de limpeza de terrenos

Providenciar o registro da empresa de limpeza é prioridade. A documentação garante que a empresa está exercendo sua função de forma correta perante o Estado.

A primeira etapa é solicitar o registro na Junta Comercial do Estado para, posteriormente, obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a inscrição na Previdência Social. O objetivo é ter a devida participação no custeio da seguridade social e para o cumprimento das obrigações previdenciárias oriundas dos contratos de trabalho dos funcionários da empresa.

É obrigatória a inscrição na Receita Federal, para o devido recolhimento dos tributos e, consequente, fiscalização do Fisco às práticas fiscais que devem estar conforme as exigências da lei tributária.

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Também envolve a regularização da companhia nascente a obtenção de alvarás e licenças junto à Prefeitura. O licenciamento garante o funcionamento das atividades da empresa frente à justiça.

É aconselhável que antes de dar entrada aos pedidos de documentação da empresa seja feita uma pesquisa para garantir que a atividade é permitida no município.

Outros pontos de atenção

Priorize a elaboração do contrato social da empresa de limpeza. É neste documento que é delimitada a atuação dos sócios, assim como o valor disponibilizado pelas partes para a abertura da companhia.

O contrato social estipula quais as atividades econômicas exercidas, como ocorre sua execução na rotina da empresa e o modelo de regime de tributação.

É responsabilidade da administração definir o maquinário necessário para a limpeza dos terrenos, preferindo sempre optar por modelos que ofereçam melhor resultado do serviço porque qualidade é sinônimo de credibilidade. Logicamente, é preciso obter recursos que caibam no planejamento econômico da empresa.

A gestão procede com a contratação de profissionais especializados em limpeza e conservação de terrenos garantindo segurança e qualidade de serviço.

Mesmo especializado, é imprescindível que os funcionários participem de treinamento personalizado da empresa de limpeza. Além de reforçar as técnicas de segurança, o treinamento é fundamental para apresentar e manter o padrão exigido pela empresa  pára todos os serviços prestados.

As principais decisões a serem tomadas em uma empresa de limpeza

Questões burocráticas e orçamentárias são de extrema relevância, no entanto, os gestores precisam estar alinhados e preparados para resolverem tópicos fundamentais para o bom funcionamento da empresa de limpeza especializada.

É necessário planejar a maneira como os serviços são executados e qual será o modus operandi da companhia, definindo a dinâmica e as estratégias de atuação deste negócio, na busca por maior destaque no mercado.

Ter um modelo de negócios voltado para o crescimento e a ascensão econômica, visando conquistar mais clientes, permite que a empresa de limpeza adquira autoridade, através de metas bem traçadas e objetivos concretos. O plano de ação detalhado permite maior controle das atividades de cada setor da companhia, de modo que se houver alguma falha, esta será devidamente sanada.

O modelo de negócios possui como principal finalidade, além do planejamento de atuação dos profissionais de cada departamento, a possibilidade de melhorias na forma de operar, otimizando as práticas do dia a dia e aprimorando os serviços de limpeza de terrenos que serão prestados.

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A prospecção de novos clientes deve ser realizada por uma equipe de marketing que utilize estratégias atuais, especialmente redes sociais, para apresentar a história e os diferenciais da empresa de limpeza.

Evitar o erro na hora de abrir uma  empresa de limpeza de terrenos

Os erros acontecem, mas eles devem ser evitados para não causar instabilidade na empresa. Por exemplo, construir uma empresa do zero e acreditar que tudo sairá do papel sem o apoio de uma equipe de contadores é utopia. A participação de profissionais da área de contabilidade é uma bússola para os negócios.

Outro exemplo que dificulta (e muito!) a abertura e crescimento da empresa de limpeza é não possuir toda a documentária exigida por lei para garantir os direitos da firma, dos funcionários contratados ou terceirizados e dos clientes. Portanto, trabalhar dentro da lei é requisito básico.

Através da plataforma oHub, é possível divulgar empresa de limpeza e conservação de terrenos.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
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