Existem muitas decisões que devem ser feitas no momento de abrir um novo negócio.
As expectativas em torno da nova atividade econômica a ser explorada e as possibilidades de lucros e investimentos, tal como planejamento e administração detalhados. As precauções são para iniciar uma etapa de forma estruturada e com potencial para trazer resultados satisfatórios para acionistas e investidores.
O mercado para empresa de limpeza está em ascensão nos últimos anos, inclusive pela oportunidade de terceirização. Serviços de gastronomia, saúde, educação e outras áreas procuram pelo facilitie para limpeza constante e conservação.
As demandas de limpeza doméstica seguem a mesma direção. O aumento de procura para realizar o serviço em imóveis residenciais é uma realidade que está modificando o mercado e o tornando altamente competitivo, com oportunidades lucrativas.
Para abrir uma empresa de limpeza especializada em ambientes domésticos e residenciais, é necessário atentar-se para algumas questões primordiais, principalmente no que se trata de padrões e normas estabelecidos em lei, garantindo a legalidade do novo negócio.
O que decidir no momento de abrir uma empresa de limpeza doméstica
Após estabelecer o nicho de atuação, a gestão da empresa de limpeza deve definir as demais condições que interferem nas atividades, credibilidade e lucro da firma.
Nível de especialização dos profissionais
O quadro de colaboradores da empresa de limpeza precisa ser preenchido por profissionais aptos para realização de tarefas domésticas. Pode parecer fácil, mas a limpeza de residências exige agilidade e cuidado na utilização de produtos e no manejo de objetos e móveis, por exemplo.
Garantir a especialização e fornecer o treinamento adequado aos profissionais, será fundamental para o bom andamento do negócio.
Plano de marketing
Estipular uma estratégia de marketing eficiente para atrair novos clientes é importante para o desenvolvimento da empresa de limpeza.
Investir recursos em equipe de comunicação que possua experiência na aquisição de clientes permite que a empresa de limpeza seja reconhecida no mercado e conquiste notabilidade e confiabilidade.
Regime de tributação
É uma decisão importante que altera lucros e gastos mensal e anual da empresa: o regime de tributação.
É fundamental haver uma equipe de contadores que aponte o melhor enquadramento para o negócio, buscando melhores faturamentos, diminuição da carga tributária e garantindo que sejam cumpridas as obrigações fiscais.
Estrutura jurídica
O arranjo estrutural da empresa de limpeza tem impacto na forma de tributação, na participação dos sócios e na maneira como a companhia opera. Sendo assim, os aspectos devem ser debatidos e decididos, no sentido de se optar por Sociedade Limitada ou Empresa Individual, de acordo com as metas e objetivos a serem alcançados.
O nível de responsabilização de cada membro corporativo, bem como o capital social que será exigido para a abertura da empresa de limpeza, serão definidos conforme a sua estrutura jurídica.
Formalização
O registro na Junta Comercial do Estado com a respectiva obtenção do CNPJ e inscrição na Receita Federal. O procedimento é o que, de fato, dá origem à uma nova empresa, formalizando suas atividades.
A inscrição na Receita Federal permite que o Fisco fiscalize o cumprimento das obrigações tributárias e proceda com as auditorias fiscais, quando for necessário. É exigida a obtenção de alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal da empresa, juntamente com o cadastramento na Caixa Econômica Federal, para fins de registro no sistema de conectividade social.
É necessária a inscrição na Previdência Social, para fins de participação no custeio do fundo da Previdência, além dos recolhimentos previdenciários referentes aos funcionários que forem contratados.
Modelo de negócios
A administração determina a forma como a empresa de limpeza deve funcionar para que seja destaque no mercado de atuação, se sobressai frente à concorrência e conquiste ampla e fiel clientela.
Os projetos de investimento para aprimoramento da marca devem constar no modelo de negócio.
Recursos tecnológicos
Ter acesso ao aparato tecnológico diferenciado para limpeza e conservação residencial torna o serviço mais qualitativo e prático. Oferecer excelentes ferramentas de trabalho traz disposição aos colaboradores e um resultado diferenciado para fidelidade dos clientes.
O capital inicial necessário para a abertura de uma empresa
O capital inicial para abrir uma empresa de limpeza doméstica deve ser previamente estipulado, sendo o investimento que dá o primeiro passo na origem de um novo negócio.
Todo empreendedor, quando decide abrir uma empresa, precisa possuir conhecimento prévio de mercado, de como investir de forma lucrativa, e sobre quais os esforços que deverá fazer para que uma empresa de limpeza cresça.
Avalie o perfil de cada empreendedor para elaborar um plano de investimentos adequado e proporcionar a abertura de uma empresa de limpeza que reflita os princípios administrativos de seus criadores.
O papel do contador neste processo
Um dos profissionais mais importantes no processo de abertura de uma empresa de limpeza, e também na sua manutenção, é o contador. É a equipe contábil que procede com os cálculos e relatórios para fins de estipulação de todos os gastos que serão feitos, levantamento da carga tributária devida, registro de toda a documentação pertinente e outras questões administrativas.
Para abrir uma empresa de limpeza que preste serviços especializados em limpeza e conservação doméstica é preciso, além de profissionais qualificados e equipamentos modernos, um planejamento completo que contemple todas as fases do processo de criação de um novo negócio.
Atenção especial ao que é previsto em lei, e às novas tendências do mercado para que a nova empresa de limpeza possua potencial lucrativo e competitivo.
Através da plataforma oHub, é possível oferecer os serviços de limpeza doméstica de uma companhia, sendo uma poderosa ferramenta de divulgação e aquisição de novos clientes.