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Como montar uma empresa de portaria remota. Como começar?

Como montar uma empresa de portaria remota. Como começar?

Entenda como começar a montar uma empresa de portaria remota para condomínios, residências e/ou empresas através de um passo a passo simples.

Atualmente o quesito segurança é de extrema importância para quem deseja uma vida tranquila. Afinal, à proporção que o poder aquisitivo cresce, o número de furtos e roubos também aumenta. Por isso, é preciso se manter seguro em casa ou no trabalho.

Os ambientes familiares são os que mais exigem atenção na questão de segurança. Simultaneamente, o crescimento de solicitações de monitoramento eletrônico para condomínios vem sendo a grande tendência da atualidade.

Portaria remota é o que existe de mais moderno para a proteção de condomínios comerciais ou residenciais. O modelo é o queridinho dos síndicos porque é um método tecnológico que realmente garante segurança.

Se você está querendo montar uma empresa de portaria remota, não sabe por onde começar e nem quais os pontos legais para oficializar a abertura do novo negócio, você está no artigo certo. Confira!

Quais os equipamentos necessários para uma empresa de portaria remota

De antemão, antes de esmiuçar o processo de abertura de empresa de portaria remota, é preciso saber quais os equipamentos básicos e necessários para abrir seu empreendimento.

  • Acesso à internet de excelente qualidade:

Mesmo que não seja completamente necessário existir o link ponto a ponto, a primeira recomendação é que exista na Central a internet com excelente qualidade e velocidade.

  • Estação de trabalho:

Deverá existir uma estação de trabalho para cada operador e composta por computadores, no mínimo, Core i3 com 4GB de memória RAM – para cada profissional.

  • VoIP:

Para que possa ser feita a comunicação efetiva entre a Central e seus clientes, é preciso telefones específicos com função de espera. Uma boa opção são os de operação VoIP.

  • VMS:

A princípio, os sistemas de vídeos de monitoramento, certamente são um dos considerados como “obstáculo” para as Centrais. Hoje em dia, os sistemas de câmera que utilizam NVR ou DVR efetuam o tráfego de imagens entre a base e os condomínios. Para que isso aconteça é preciso utilizar alta utilização de upload, e consegue ser encontrado junto ao backup de imagens.

  • Dashboard:

São necessários monitores ou televisões específicas para dashboard, afinal serão através deles que as informações dos condomínios serão passadas em tempo real para seus operadores.

Primeiros passos para começar sua empresa

Para iniciar sua empresa de portaria remota é necessário efetuar pesquisa de campo e de mercado. Para fazer esse dimensionamento, observe indicadores sociais e econômicos da região que pretende atuar. É imprescindível analisar os índices abaixo:

  • População economicamente ativa;
  • Tamanho da população;
  • Índice de potencial de consumo.

É preciso efetuar o estudo dos clientes para a estruturação do empreendimento. Precisará conhecer as “dores” do seu público e identificar quais as soluções.

Veja como são as características gerais, como faixa etária, quanto estão dispostos a pagar pelo serviço, o tipo de segurança que pretendem contratar e o que motiva seus futuros clientes a adquirirem o produto que você pretende vender.

Nesse ínterim, pesquise sobre a qualidade, preço, marca, atendimento e a forma de pagamento que preferem, assim você consegue pautar seus produtos em cima dessas informações importantes. E por fim, onde estão os clientes que irá atender? Somente em um bairro ou toda uma região? Os clientes conseguirão encontrar a empresa facilmente?

Quais os cuidados legais?

A princípio, o segmento de portaria remota frequentemente é entendido pela CNAE/IBGE como uma atividade de serviços de sistemas de segurança eletrônica. Pode-se optar pelo Simples Nacional, regime que unifica a arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte.

De acordo com o regime citado acima, os empreendedores poderão recolher contribuições e tributos somente através um documento fiscal – DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) – gerado pelo próprio portal Simples Nacional.

  • PIS – Programa de Integração Social;
  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • IRPJ – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica;
  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
  • INSS – Contribuição Previdenciária Patronal.
  • SPC – Serviços de Proteção ao Crédito;

Seguro de vida e adicional noturno são necessários?

É uma dúvida recorrente de empreendedores do segmento de portaria remota.

É obrigatório o pagamento de horas extras que forem realizadas dentro da jornada de trabalho contratada – semanal – e que terão adicional de 50% sobre o valor da hora normal. Se forem horas extras trabalhadas em feriados e folgas semanas terão de ser pagas com adicional de 100%, somente com a exceção de escalas de revezamento 12 x 36.

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A empresa precisa também efetuar o pagamento de férias, 13º salário e o adicional noturno. A hora noturna – das 22 horas às 05 horas – deverá ser remunerada com adicional de 20% sobre o valor da hora normal.

O seguro de vida também é obrigatório, porém, a escolha da seguradora fica por conta do empreendedor. Confira as coberturas mínimas exigidas:

  • Morte natural;
  • Morte acidental ou invalidez permanente por acidente.

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Quais as responsabilidades legais que caem sobre a empresa?

Bem como, no que se diz respeito as responsabilidades legais de uma empresa de portaria remota, de acordo com a Constituição e funcionamento – previstas na Lei 7.102/83 – as que são contratadas para o fim de desempenhar a guarda do patrimônio e vigilância coletiva ou privada são responsabilidades por eventual falha de sistema implantados.

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No geral, a empresa será responsável por falhas ou danos.

Em síntese, para abrir sua empresa de portaria, fique atendo aos preços praticados pelos concorrentes, mantenha – se possível – showroom para que os clientes conheçam o sistema de monitoramento e os equipamentos utilizados em sua empresa. É preciso estabelecer boa relação com seu público. Esteja presente na rotina de sua empresa e acompanhe as novidades tecnológicas e de capacitação de pessoal.

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Sobre Luiza Guimarães

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