Terminar com as dívidas é um desafio recorrente no mundo corporativo. Afinal de contas, imprevistos acontecem, fazendo com que as contas não sejam pagas em dia, mas embolar elas é pior ainda. Por isso, existem formas de como negociar dívidas sem prejudicar o orçamento.
No entanto, antes de qualquer coisa, é preciso entender que quitar dívidas não significa somente pagar contas, mas também é um passo indispensável para retomar o equilíbrio das finanças e manter o controle financeiro.
Ciente disso, o Ohub elegeu algumas dicas de como negociar dívidas de cartão de crédito. Quer saber como funciona? Confira!
O que é exatamente negociação de dívidas?
Basicamente, negociação de dívidas é um acordo entre o consumidor e o credor para resolver problemas financeiros, partindo da iniciativa de qualquer um dos interessados. Necessariamente, não é o pagamento imediato de algo, podendo ser por parcelamento, o que vai depender das condições e da conciliação entre as partes.
No geral, toda concordância inicia com o apontamento dos valores originais e atuais do inadimplente, ou seja, a quantidade diária de juros embutidos.
A importância de negociar dívidas
Para saber se uma pessoa está endividada, é feita uma pesquisa pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Desse modo, é possível avaliar as dívidas que constam no nome do consumidor.
Por essa razão, é importante manter os dados cadastrais atualizados junto às empresas de negociação de contas, pois, se o levantamento partir do credor, o consumidor será acionado para um possível acordo partindo de informações como telefone, e-mail e endereço.
Logo, tomar essas atitudes é indispensável para compor boas formas de pagamento que atendam às necessidades do negócio e do cliente. Neste caso, negociar dívidas é importante porque evita maiores prejuízos.
Com o passar do tempo, aumentam os juros e correções monetárias ao valor original da dívida, dificultando a possibilidade de conquistar lucros, uma vez que a quitação do débito permanece intacta. De um lado, o consumidor vê seu nome nos órgãos de proteção, por outro, o credor não recebe o valor devido.
Em um mercado competitivo e exigente, quem busca negociar os pagamentos atrasados, se predispõe a limpar sua imagem. Esta, por sinal, se torna a melhor alternativa para minimizar as dores de cabeça que surgem junto à inadimplência.
Por fim, vale considerar que uma negociação bem-sucedida leva o devedor a manter um bom relacionamento com a empresa que facilitou a quitação do débito, utilizando seus serviços e produtos.
Como negociar as dívidas?
Cobrar dívidas de empresas nunca foi um ato fácil de realizar, uma vez que é preciso ter uma comunicação engajadora para chegar a um acordo final. Neste caso, a melhor opção é recorrer às empresas de cobrança.
Trata-se de uma empresa de negociação de dívida de inadimplentes, cujo funcionamento é feito por uma equipe externa que entra em contato com os clientes.
Sendo assim, são diversos os motivos para buscar um serviço externo de cobrança, entre eles:
- ações pré-vencimento: uma empresa de negociação de dívidas se esforça para acabar com a inadimplência do cliente, pois seu objetivo é identificar riscos, lembrá-lo de seus compromissos e garantir o melhor fluxo de caixa;
- redução de gastos: a terceirização do serviço conta com treinamento de funcionários e gastos imprevistos, ou seja, essa responsabilidade não fica por conta do credor;
- relacionamento com o cliente: cobranças feitas por especialistas diminuem as chances do devedor ser desrespeitado e conduz uma relação equilibrada entre o credor e o devedor. Afinal de contas, a dívida não precisa terminar uma parceria;
- horários definidos: por lei, a cobrança pode ser realizada em horários úteis que, geralmente, acontece entre 8h e 20h, de segunda a sexta-feira, e 8h e 14h, aos sábados. Além disso, somente o devedor deve ser notificado, isto é, amigos e familiares não deve ser importunados;
- diminuição de inadimplência: na prática, os contatos feitos pela empresa de cobrança tendem a diminuir as dívidas do devedor e sua situação irregular no País.
Leia também: Como cobrar dívidas de clientes após a COVID-19?
Enfim, vale a pena contratar uma empresa de negociação de dívidas?
Se você está em dúvida sobre o custo de uma empresa responsável por realizar acordo de dívidas, saiba que não há um valor definido. Em sua maioria, o valor é acertado a partir da avaliação do número de devedores, do perfil e do saldo a ser quitado.
De todo modo, contratar um serviço de cobrança de dívida é muito vantajoso e econômico, mas, como escolher a instituição certa?
Em primeiro lugar, não foque somente no preço do prestador de serviço para chegar a uma conclusão. Peça referências, conheça seu histórico e converse com seus clientes, por exemplo.
Neste aspecto, para simplificar o processo, o oHub traz uma lista das melhores empresas de cobrança. São diversos tipos de agências especializadas com serviços e propostas diferenciadas prontas para atender todos os tipos de casos.
Faça um pedido de orçamento de forma gratuita. Em menos de 5 minutos, você receberá o contrato de uma empresa especializada.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer