Home > Recursos Humanos > Controle do Ponto > Como o controle de ponto digital otimiza a gestão de condomínios?

Como o controle de ponto digital otimiza a gestão de condomínios?

As empresas que prestam serviços de gestão predial, como manutenção, limpeza e controle de portaria, precisam gerenciar seus colaboradores com eficiência a fim de garantir que o trabalho seja executado com qualidade. Além disso é muito importante garantir que as jornadas e intra jornadas sejam cumpridas corretamente para evitar processos trabalhistas.

Como os funcionários ficam alocados em diversos locais, a marcação de ponto na sede da empresa se torna um impasse. Por isso, o aplicativo de controle de ponto para condomínios é uma solução ideal para controlar o trabalho continuamente, dentre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Neste artigo você vai descobrir quais são os benefícios de adotar essa solução! Confira!

Monitorar a jornada de trabalho durante o dia

Os gestores de equipes externas ​geralmente têm em comum a dificuldade de acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores. Como esses funcionários exercem suas atividades fora da sede, muitas vezes há dúvidas em como fazer o controle das horas trabalhadas, fiscalizar atrasos e outras questões.

O ​controle de ponto para condomínios permite que a administradora acompanhe a presença, atrasos e faltas dos colaboradores em tempo real e em diferentes locais de trabalho. Assim, é possível providenciar a substituição de um funcionário ausente de forma rápida, sem prejudicar a execução dos serviços programados e o relacionamento com os clientes.

Favorecer a mobilidade corporativa

​mobilidade corporativa é um dos principais benefícios em optar por um aplicativo de controle de ponto para condomínios. Essa particularidade é fundamental para garantir que o funcionário registre seu ponto de qualquer lugar, visto que ir à sede da empresa somente para marcar ponto implica em perda de tempo e dinheiro.

Para usufruir do ponto mobile o colaborador deve baixar o aplicativo no seu celular. Assim, ao iniciar e terminar o expediente de trabalho, ou sair para um intervalo intra jornada, o colaborador registra os horários pelo aplicativo. Essa solução favorece a economia e otimiza a rotina do RH, permitindo que a folha de ponto seja fechada em poucos minutos. 

Permitir registros de ponto offline

Se por algum motivo a conexão com a internet do colaborador estiver indisponível, não haverá motivos para se preocupar. O aplicativo de controle de ponto para condomínios também pode ser utilizado offline.

Mesmo sem internet o funcionário pode registrar o ponto pelo aplicativo. O sistema armazenará os dados de forma segura e eles serão registrados assim que uma conexão for estabelecida. Dessa maneira, isso não se torna um impedimento para o controle de ponto dos seus colaboradores.

Acompanhar o check in de atividades

Ao longo do dia podem surgir dúvidas sobre o andamento da rotina de trabalho dentro do condomínio. Para evitar dúvidas sobre a execução da ​limpeza do hall, conservação do jardim ou troca das lâmpadas queimadas, por exemplo, é vantajoso contar com um software que ofereça o controle de ponto e também o gerenciamento das atividades.

Essa função é fundamental para administrar condomínios com eficiência. Para usufruir deve-se cadastrar as atividades habituais no sistema para que e o funcionário faça check in e check out a cada ​tarefa realizada​. Depois, será possível gerar um relatório a fim de consultar as atividades e melhorar a gestão das equipes.

Simplificar a usabilidade do colaborador

Algumas pessoas têm dificuldade para manusear tablets, celulares e outros dispositivos. Entretanto, mesmo que alguns usuários não tenham muita familiaridade com a tecnologia eles conseguirão utilizar o aplicativo de ponto com facilidade.

Existem duas formas para registrar ponto: inserção do código PIN ou ​biometria​. Na primeira opção, o funcionário vai digitar a sua senha de quatro números todas as vezes em que for abrir ou fechar um ponto. Já na segunda, o código é digitado uma única vez e nas seguintes basta tirar uma selfie para que o sistema faça a leitura biométrica via reconhecimento facial.

Controlar as horas trabalhadas com facilidade

Fazer a gestão correta do ​banco de horas ou horas extras ​é indispensável para qualquer empresa. Até porque, cálculos inadequados podem causar prejuízos e problemas trabalhistas.

Escolher um controle de ponto digital para administração de condomínios é a melhor forma para gerenciar o trabalho sem erros. O aplicativo calcula automaticamente o número de horas trabalhadas conforme o regime adotado na sua empresa. Além disso, é possível acompanhar o saldo de horas a qualquer momento e organizar melhor a equipe conforme o aumento ou redução da demanda.

Efetivar a segurança dos dados

O controle de ponto para condomínios é uma solução totalmente segura. Ao contrário do registro manual, possível de ser alterado, os horários registrados no software não podem ser burlados.

Uma vez armazenado no sistema o acesso aos dados fica restrito. As ações realizadas tanto pelos colaboradores quanto gestores, assim como as informações a serem visualizadas, podem ser limitadas.

Logo, apenas o departamento pessoal tem acesso ao histórico dos registros de ponto e banco de horas, e o colaborador tem permissão somente às funcionalidades necessárias para marcar ponto e conferi-las, tornando a solução mais segura para ambas as partes.

Assegurar a validade judicial

Antes de contratar uma solução de controle de ponto para condomínios é preciso ter certeza de que os registros serão aceitos em caso de contestação judicial.

Por exemplo, o Tangerino cumpre todas as e​especificações do​ Ministério do Trabalho regulamentadas pela portaria 373. Dessa forma, se algum dia a sua empresa for alvo de reclamações trabalhistas será possível comprovar a integridade dos cumprimentos de jornadas, intra jornadas e pagamentos a partir dos dados armazenados pelo sistema.

Implementar um sistema de controle de ponto digital para condomínios é uma escolha importante para administrar a equipe corretamente e certificar que
faxineiras, porteiros e zeladores estão cumprindo as obrigações conforme o acordado.

Este artigo foi escrito pelo Tangerino sistema de gestão e controle de ponto. A solução permite que os colaboradores batam ponto de qualquer lugar e a qualquer momento, independentemente de conexão com a internet.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial