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Como organizar um departamento de TI eficiente

Muitas organizações estão gastando mais em tecnologias desde inteligência de negócios e previsão de demanda até marketing, suporte ao cliente, logística e terceirização de Suporte Técnico e Help Desk.

No entanto, mais gastos e “execuções” não significam que você esteja otimizando o ROI (Retorno sobre Investimento) do seu orçamento para a área de TI.

É comum departamentos de TI trabalharem fora de sua total eficiência executando projetos com objetivos de curto prazo ao invés de orientar proativamente o uso estratégico de tecnologias dentro da empresa.

Agora que as empresas estão lidando com mais iniciativas de TI essa abordagem reativa é, na melhor das hipóteses, ineficiente e, na pior das hipóteses, prejudicial ao crescimento.

Deve haver uma estratégia de TI para orientar os diferentes projetos, fornecendo uma visão holística e de longo prazo das necessidades tecnológicas da organização.

Os benefícios de uma estratégia de TI bem projetada

Criar uma estratégia de TI é um esforço de toda a organização e vale a pena o investimento. Veja alguns motivos:

  • A estratégia de TI fornece uma abordagem unificadora para processar e compartilhar informações em toda a empresa. Aumenta a eficiência, minimiza o trabalho duplicado, melhora a colaboração e reduz os erros;
  • Facilita a coleta, processamento, governança e análise de dados. Novas tecnologias, como as que utilizam (Inteligência Artificial) e Big Data para Business Intelligence, exigem uma grande quantidade de dados confiáveis ​​para produzir informações precisas;
  • Permite uma abordagem abrangente da segurança cibernética para proteger os dados de clientes e funcionários. Isso é importante se você estiver em um setor regulamentado e precisar permanecer em conformidade com os padrões de segurança;
  • Ajuda a melhorar a resiliência de TI, minimizando os altos custos associados ao tempo de inatividade prolongado;
  • Permite que o departamento de TI assuma um papel proativo na alocação de recursos e no planejamento do projeto para que sejam tomadas decisões para priorizar os benefícios a longo prazo;
  • Ajuda a melhorar a comunicação entre a TI e os diferentes líderes departamentais para obter um melhor alinhamento executivo e adesão das partes interessadas às iniciativas de TI.

Como criar uma estratégia de TI para o seu negócio

Uma estratégia de TI fornece uma estrutura que orienta a implementação de soluções de tecnologia. Confira as etapas no projeto de uma estratégia de TI eficiente:

1. Alinhamento com objetivos de negócios

Uma estratégia de TI eficiente deve atender metas e necessidades gerais de negócios.

O primeiro passo é entender os objetivos de negócios de cada departamento e de toda a organização. Meta de vendas, plano de crescimento, metas de marketing, novas oportunidades de parceria, previsão de demanda e logística são alguns exemplos para garantir uma abordagem holística que atenda às necessidades de todas as divisões de negócios.

2. Reunir informações dos principais interessados

Para projetar uma estratégia de TI com visão de futuro que atenda não apenas aos seus requisitos tecnológicos atuais, mas também apoie o crescimento futuro da organização, você precisa entender e analisar as principais tendências do setor. Você pode fazer isso por meio de conversas individuais, pesquisas ou entrevistas em grupo.

3. Definir requisitos e escopo de TI

A próxima etapa é definir os requisitos e o período de tempo da sua estratégia de TI e garantir que ela atenda aos objetivos de cada unidade de negócios e de toda a organização.

Embora o foco desta estratégia esteja na visão e nos objetivos de longo prazo, você deve incluir frases importantes e um cronograma em etapas para que seja revisado e validado periodicamente para garantir sua eficácia e relevância.

4. Auditar as capacidades atuais e a infraestrutura

Após definir os requisitos de TI, é necessário fazer um balanço da infraestrutura disponível para identificar qualquer lacuna nos recursos atuais. Também é importante ver como você pode alcançar melhor seus objetivos com o mínimo de interrupções e da maneira mais econômica possível.

Não se esqueça de levar em consideração o “fator humano”, como a forma como os funcionários estão realmente usando as tecnologias atuais, os desafios que cada departamento encontra, como cada software ou ferramenta se integra à “imagem geral” e os resultados dos sistemas atuais.

5. Definir arquitetura geral

Agora que você tem uma sólida compreensão de onde está e para onde precisa ir, é hora de descobrir como chegar lá, mapeando a arquitetura de TI, que inclui software, hardware, outras ferramentas e recursos necessários.

A arquitetura geral deve considerar as tecnologias específicas do departamento como, por exemplo, para manter a conformidade com a regulamentação e como elas se integram ao sistema maior da empresa.

6. Definir KPI’s

Para garantir que sua estratégia de TI esteja levando seus negócios para onde eles precisam, defina um conjunto de KPIs (principais métricas de desempenho) para que você possa medir sua eficácia.

Dependendo da natureza e do foco de cada componente, haverá diferentes métricas principais. Por exemplo, medição de agilidade, tempo de entrega do projeto, satisfação do cliente e funcionário, ROI de marketing e vendas, utilização da capacidade, indicadores de nível de serviço como, por exemplo, o número de chamadas para o suporte técnico).

7. Coloque a liderança a par e valide o orçamento

Depois de deixar todos entusiasmados com o grande plano, você precisa de suporte executivo e um orçamento suficiente para executar a estratégia.

Prepare uma projeção orientado por dados sobre o ROI das iniciativas de TI para integrar os executivos seniores. Você também deve detalhar os pequenos gastos para garantir que todas as contingências sejam cobertas para poder alinhar o suporte financeiro correto.

8. Identifique os recursos certos

Embora a maioria das empresas já tenha uma equipe de TI, normalmente ela é encarregada da manutenção diária dos sistemas de TI. Os recursos geralmente são ampliados quando a equipe precisa lidar com projetos de TI adicionais.

É importante revisar seu plano de projeto e garantir que você tenha pessoal suficiente com a experiência para apoiar novas iniciativas de TI e operações em andamento.

Sua equipe de TI é um recurso valioso e possui conhecimento institucional para liderar sua estratégia. No entanto, em estágios críticos do projeto e da implementação da nova fase, sua equipe precisará de suporte para ajustar os detalhes, podendo se concentrar nos objetivos de e iniciativas.

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