Home > Contratar fornecedores > Como proteger uma empresa com o registro de marca
Registro de marca: para garantir o futuro de sua empresa.

Como proteger uma empresa com o registro de marca

Ao iniciar suas atividades, toda e qualquer empresa cria a sua marca, que possa identifica-la ou identificar os produtos e serviços oferecidos ao público consumidor. A marca é um patrimônio da empresa, servindo para o consumidor fazer a ligação direta entre o que é oferecido e a própria empresa, exigindo, portanto, o registro de marca para evitar qualquer tipo de fraude ou apropriação indevida.

Antes de iniciar as atividades e de registrar a empresa, é necessário fazer uma pesquisa sobre a marca pretendida, verificando a existência ou não de qualquer empresa que utilize a mesma ou se existe algum risco com relação à marca no futuro.

Esse cuidado não pode ser deixado para depois, uma vez que se trata do futuro da própria empresa, podendo ter a certeza de que o registro de marca poderá ser feito sem qualquer empecilho.

Segundo levantamento feito pela Serasa Experian, menos de 10% das empresa brasileiras fazem a solicitação do registro de marca. Nos últimos anos, os registros de marcas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial foram, em média, 20% feitos por empresas multinacionais, o que mostra a falta de interesse do empresário brasileiro na legalização e no registro de marca.

A diferença existente entre a quantidade de empresas abertas e a quantidade de registros solicitados por empresas nacionais é muito relevante, mostrando a necessidade de conscientização do empresário brasileiro com relação à medida, preservando um dos maiores patrimônios para o futuro de sua organização.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de registro de marca.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba no mínimo 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Tenha os melhores preços

Registro de marca: atitude a ser tomada no início das atividades

A maior desculpa apresentada pelos empresários brasileiros que não fazem o registro de marca é o custo do processo junto ao INPI. Contudo, esse custo deve ser visto como investimento e não como despesa. Deixar o procedimento para mais tarde poderá trazer grandes prejuízos para a empresa, uma vez que outro empresário que faça o registro deterá todos o benefícios pela marca.

Devemos considerar, evidentemente, que, para uma empresa que está iniciando suas atividades, existem diversos custos e investimentos, todos relacionados às atividades da empresa. Esses custos exigem um bom planejamento e, dentro desse planejamento, o empresário não pode deixar de inserir o custo do registro de marca.

A importância do registro de marca para a empresa

Para entender melhor a importância do registro de marca de qualquer empresa, podemos fazer uma breve análise de seus custos. Para solicitar a viabilidade de uso de uma marca, ou seja, da busca de marca no mercado, o custo médio está entre R$ 200 e R$ 1.000, a depender do escritório ou da empresa envolvida na pesquisa. Nesse caso, é preciso fazer uma pesquisa, pensando, antes de tudo, que um custo mais alto nem sempre é aquele que oferece a melhor qualidade.

Havendo viabilidade de utilização da marca e não sendo a mesma já registrada, o empresário que pretende fazer uso da mesma, deve protegê-la, tornando-a exclusiva de sua empresa. Esse procedimento impedirá que qualquer outra empresa possa fazer uso da mesma marca.

O registro de marca, por seu lado, apresenta custos de taxas recolhidas ao órgão responsável e o custo da empresa contratada, que, neste caso, também pode variar de empresa para empresa.

Como dissemos anteriormente, o empresário não deve olhar para esses valores como custos, e sim como investimento. A pesquisa e o depósito do registro de marca irão oferecer maior tranquilidade ao empresário para que possa investir em sua própria marca e para a conquista de um público consumidor potencial.

Registro de marca para evitar futuros problemas

Quando comparamos o registro de marca com qualquer outro tipo de custo de divulgação, podemos verificar que o custo de um letreiro luminoso para instalar na empresa é mais caro do que o registro da marca. Ao comparar com o custo de um seguro de veículo, o valor também é menor.

No entanto, se pensarmos que um veículo em uso só tende a perder seu valor, o investimento no registro de marca é muito mais valioso, já que a marca tende a aumentar o seu valor agregado com o decorrer do tempo.

Desta maneira, é evidente que a proteção da marca é um investimento seguro e confiável. O registro de marca, para a empresa, é um dos fatores mais importantes desde o início de suas atividades.

Para uma marca sem registro, existe até mesmo o grande risco de mudar a marca, no caso de ser a mesma registrada por pessoas sem escrúpulos, respondendo a processos por uso indevido. A garantia de ter uma marca associada à empresa é algo que não tem preço atualmente, principalmente quando analisamos a concorrência acirrada do mercado e a necessidade de competir com uma marca confiável e de respeito.

 

E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de registro de marca, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam registro de marca.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial