A busca por estratégias de redução de custos no condomínio é uma constante de administradoras e síndicos.
Sendo a folha de pagamento responsável por cerca de 50% dos gastos gerais desses locais e a portaria consumindo também 50% da folha de pagamento, é natural pensarmos na redução de custos do condomínio, reavaliando os gastos da área.
Mesmo com a necessidade de redução de custos no condomínio, abrir mão de um serviço de portaria de condomínio pode ser prejudicial por vários fatores e nem sempre é uma solução bem vista por todos os moradores.
A presença de um serviço de portaria 24 horas é um dos fatores que aumentam a sensação de segurança de qualquer condomínio.
Mas, como alcançar a redução de custos do condomínio com a portaria, sem precisar eliminar o serviço?
Redução de custos no condomínio : 5 dicas práticas
Acompanhe algumas dicas sobre como diminuir valor condomínio com a portaria e outras áreas. Com práticas simples você poderá:
- equilibrar as contas;
- fazer investimento em outras áreas;
- manter a segurança do local;
- reduzir os custos para os moradores.
Gostou? Então acompanhe as nossas dicas, a seguir!
1. Evite demissões e gastos trabalhistas
Contratar e demitir funcionários pode ser muito caro para os condomínios e são, sem dúvida, um custo para a reserva predial.
Assim, se você quer a redução de custos do condomínio e deseja economizar tempo e dinheiro, identifique os bons colaboradores – desde a contratação – e crie políticas para gerar satisfação e motivação nesses profissionais. Para isso você deve considerar sempre o perfil do porteiro ideal, por exemplo.
Estando motivados e trabalhando em um bom ambiente eles não terão razões para prestar um trabalho abaixo do esperado, nem você terá razões para desligar esse colaborador.
Todo mundo sai ganhando!
Além de todos os gastos de demitir um funcionário, tais como verbas rescisórias e riscos de processos trabalhistas, a contratação de um novo profissional também exige investimentos em treinamento e capacitação.
Leia também: Tendências para treinamento e desenvolvimento de funcionários
2. Economize água e energia elétrica
Essa dica não está relacionada diretamente à portaria do condomínio, mas também é bastante valiosa para diminuir o valor do condomínio.
Entre as ações que podem ser aplicadas no condomínio, estão:
- distribuição de quadros de aviso e lembretes;
- investimento em programação de elevadores;
- instalação de sensores de presença para o acendimento da luz;
- instalação de hidrômetros individuais etc.
3. Faça um planejamento orçamentário
Em conjunto com a administradora, todo o condomínio deve utilizar ferramentas de controle financeiro para elaborar e implementar um planejamento financeiro anual.
Entender o quanto se está arrecadando, de quanto é o gasto e o valor que deseja reduzir, vai ajudar a definir quais ações são imediatas.
O planejamento é uma forma de evitar taxas extras para melhorias ou contratações.
4. Opte pela portaria virtual
Com os avanços da tecnologia já é possível investir em portaria virtual para condomínios, por exemplo.
Esse modelo de trabalho pode resultar em uma economia de até 40% nos custos de portaria do condomínio.
Entretanto, caso seu condomínio não queira abrir mão do porteiro durante todo o dia, adotar a portaria remota para o período noturno pode gerar uma redução de 15% no valor da taxa de condomínio de cada morador.
Dessa forma, seu condomínio pode optar por ter um porteiro tradicional em horários de maior movimento (para que ele possa receber entregas, guiar profissionais de manutenção e obras, e mais) e implementar porteiro virtual apenas no horário noturno, por exemplo.
Mas como funciona a portaria virtual?
As chamadas feitas na portaria, por um visitante por exemplo, são transferidas para uma central de atendimento.
O atendente entra em contato com o morador que está sendo procurado e solicita a liberação do visitante.
Os moderadores, geralmente, recebem um controle para entrar e sair do condomínio, bem como acessar a garagem. Esse controle pode vir com um dispositivo de “pânico” que pode ser acionado quando um morador está sendo ameaçado a abrir o portão.
O sistema também é composto por câmeras e microfones.
Ao aprender como contratar uma empresa de portaria virtual, é preciso que o condomínio esteja atento às diretrizes do contrato.
Em alguns casos, por exemplo, quando um portão com esse sistema quebra, você pode enfrentar problemas para acessar o condomínio.
É preciso garantir que a empresa contratada deixe claro qual será a solução para esses casos.
O custo de instalação pode ser um problema, é preciso fazer um levantamento de preços para encontrar uma solução que caiba no bolso dos condôminos e que realmente consiga reduzir os custos de portaria.
Leia também:
- Prós e contras da portaria virtual: confira a análise e faça sua escolha
- Portaria virtual: preço de instalação e mensalidade
5. Terceirize o serviço
Investir em políticas de redução de custos de condomínio passa pela consideração da terceirização.
Mesmo que você não deseje uma portaria virtual, uma solução que está se mostrando cada vez mais eficaz é a terceirização da portaria tradicional.
Você também pode investir na terceirização da portaria ou serviços terceirizados de limpeza, por exemplo, para reduzir gastos relativos à:
- taxas trabalhistas;
- impostos;
- demissões;
- treinamentos.
Essa sugestão muitas vezes é descartada pois moradores acreditam que o custo aumenta quando o serviço é terceirizado. Antes de dar essa resposta você precisa fazer um levantamento de preços e descobrir quanto custa uma portaria terceirizada em sua região e descobrir um fornecedor ideal para o serviço de portaria.
Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:
Está em grandes cidades? O oHub fez um levantamento para descobrir quanto custa uma portaria terceirizada no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Gostou das dicas sobre redução de custos em condomínio? E se você quer contratar uma empresa para terceirizar a portaria, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas de terceirização de portaria.
Além deste serviço, você também pode encontrar outros como obtenção de alvará de funcionamento e terceirização de limpeza. O oHub é uma plataforma que conecta a sua empresa ou condomínio aos melhores fornecedores do mercado.