Reduzir os gastos com água no condomínio não é só uma questão de conscientização dos condôminos, seja em suas residências ou nas áreas comuns. Atualmente, o consumo de água pode ser reduzido através de equipamentos e de procedimentos que dão excelentes resultados no uso racional da água.
Veja como é possível reduzir os gastos com água no condomínio, com medidas e procedimentos que podem ou não gerar custos momentâneos, mas que irão fazer uma grande diferença nas contas condominiais:
1. Faça inspeções de rotina contra vazamentos
O próprio zelador do condomínio pode ser treinado para fazer inspeções de rotina em todas as áreas comuns e residenciais para verificar válvulas, torneiras, banheiros, e assim reduzir os gastos com água no condomínio. A vistoria poderá identificar se há desperdício de água devido a vazamentos e se estes devem ser corrigidos pelo condomínio ou pelos condôminos, individualmente. Se o problema for causado por equipamentos residenciais, o condômino deverá ser responsabilizado e, se for nas áreas comuns, deverá ficar por conta do condomínio. Esse é um problema que deve ser levado para ser tratado em assembleia, para que o zelador possa inspecionar também todas as unidades habitacionais.
2. Implantar hidrômetros individualizados
A principal medida para reduzir os gastos com água no condomínio, certamente, é instalar hidrômetros individualizados. Quando todos pagam uma conta comum, não há qualquer preocupação na economia de água, mas quando cada condômino sabe o quanto está gastando, cria-se a motivação econômica para sua economia. Se o condomínio ainda utiliza o sistema de rateio do custo de água, deve seguir os princípios adotados pelos novos condomínios, que já são construídos com a individualização. Existem empresas especializadas que fazem isso atualmente com custos que estão ao alcance de todos, inclusive mostrando matematicamente em quanto tempo poderá haver um retorno sobre esse investimento.
3. Redutores de vazão
Os redutores de vazão podem ser instalados em torneiras e chuveiros das áreas comuns (e também podem ser sugeridos aos condôminos para uso privado) para reduzir os gastos com água no condomínio. Existem equipamentos como as torneiras automáticas ou com leitores fotoelétricos que geram economia a partir do momento em que são instalados.
4. Troca dos vasos sanitários
Utilizar vasos sanitários mais modernos, que possam despejar menos água (alguns até possuem dois botões, com consumo de 3 ou 6 litros de água, que podem ser usados conforme a necessidade) é uma das boas medidas para reduzir os gastos com água no condomínio. Os sanitários de áreas comuns podem fazer essa mudança a um custo muito baixo, se comparado com os benefícios a longo prazo.
5. Aproveitamento da água da chuva e reuso
Alguns condomínios mais modernos já possuem reservatórios para armazenar a água da chuva, uma medida que pode reduzir os gastos com água no condomínio para a limpeza das áreas comuns, para regar os jardins e para a lavagem de veículos. Da mesma maneira, pode-se criar uma pequena estação de tratamento de águas usadas no banho, na pia e na lavagem de roupas para utilização em descargas e lavagens de pisos. O investimento para esse tipo de instalação pode ser relativamente alto, mas trará um excelente retorno ao longo do tempo, além de valorizar o condomínio.
6. Aquecedores individuais
Se o condomínio possui um sistema de aquecimento de água central, o consumo de água se torna muito maior, já que é preciso esperar sair a água fria do encanamento para usar a água aquecida. Equipamentos elétricos e chuveiros ou duchas elétricas podem gerar um pequeno consumo na energia, mas economizam na utilização da água.
7. Eliminador de ar
Muitas contas de água são pagas quando não existe água no encanamento. O hidrômetro pode funcionar apenas com o ar vindo pelos canos quando há falta de água. O retorno da água deixa passar o ar pelo hidrômetro que mede como se fosse o líquido precioso.Instalar uma válvula bloqueadora de ar acaba com o problema, mas isso precisa ser analisado por um técnico, já que alguns equipamentos não oferecem garantia quando utilizados.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer