Certas coisas não se misturam bem, como suas finanças pessoais e as de sua empresa. Manter essas duas coisas separadas não apenas ajuda a reduzir os problemas, mas também simplifica muito as coisas e facilita o gerenciamento de suas finanças. Mas como separar as contas pessoais da empresa?
Se você não sabe por onde começar a separar despesas pessoais das contas da empresa, vamos ver algumas maneiras fáceis de fazer isso.
Lembre-se: este post é apenas para fins educacionais – para aconselhamento financeiro e fiscal relacionado ao seu negócio específico, é uma boa ideia trabalhar com um profissional de serviços financeiros respeitável.
Como separar as contas pessoais da empresa: 8 dicas

1. Formalize seu negócio
Se você ainda não o fez, o primeiro passo de como separar contas pessoais da empresa é formalizar o seu negócio.
MEI, Microempresa, Sociedade LTDA, busque um aconselhamento nessa área e faça a formalização da sua empresa o mais rápido possível. Conseguir um CNPJ para o seu negócio é rápido e você terá muito pouco trabalho.
O estabelecimento de uma entidade legal separada para o seu negócio tem muitas vantagens, incluindo a capacidade de proteger seus ativos pessoais contra dívidas comerciais, perdas e ações judiciais.
Além disso, você pode ter contas bancárias separadas, o que é um grande benefício para separar as finanças pessoais da empresa. Falaremos mais sobre isso no tópico a seguir.
2. Obtenha um cartão de crédito empresarial
Ter um cartão de débito e/ou crédito empresarial permite que você pare de usar contas pessoais para transações comerciais e é uma maneira fácil de traçar uma linha clara para como separar contas pessoais da empresa.
Um cartão de crédito empresarial pode ajudá-lo a construir pontuações de crédito de negócios mais fortes, contanto que você pague suas contas em dia.
Um forte perfil de crédito comercial pode ainda aumentar o seu poder de contração de empréstimos e ajudá-lo a qualificar-se para empréstimos para pequenas empresas com taxas de juro mais baixas.
3. Abra uma conta corrente de negócios
Se você realmente deseja separar contas pessoais da empresa, abrir uma conta corrente estritamente para o seu negócio é algo óbvio.
Se você for rigoroso em usá-la (juntamente com seu cartão de crédito comercial) apenas para as necessidades de negócios, consegue ter uma visão clara e completa desses gastos quando for preciso declarar impostos.
Essa separação torna mais simples a análise de seus extratos bancários.
4. Pague-se um salário
Você é seu próprio patrão. Então torne essa relação oficial e preencha um cheque a cada mês da sua conta corrente de negócios para sua conta pessoal.
Ao transferir todo mês uma quantia para sua conta corrente pessoal, você criará o hábito de se comportar como você se estivesse trabalhando para outra pessoa. Ou seja, quando o dinheiro acabar, aperte o cinto e espere pacientemente pelo próximo dia de pagamento.
Em relação às necessidades pessoais, trate a conta corrente e o cartão de crédito da empresa, como você trataria o antigo empregador – tire as mãos.
5. Separe seus recibos e guarde-os
Quer uma maneira melhor de demonstrar seu compromisso em separar contas pessoais da empresa do que guardando separado seus respectivos recibos?
Lembras das boas e velhas pastas com divisórias? Essa prática simples ajuda você a dormir mais tranquilo sabendo que, quando a época do imposto de renda chegar, você está preparado.
6. Acompanhe as despesas compartilhadas
Uma vantagem de ser um pequeno empresário é que muitas despesas de negócios são dedutíveis. Levando um parceiro em potencial para um bom almoço para conversar sobre as coisas? Comprando café de um fornecedor para seus funcionários? Escreva isso. Ao mesmo tempo, evite a tentação de usar o cartão de empresarial para necessidades pessoais.
Você também pode pedir no caixa para registrar as compras como transações separadas sempre. Outra forma de como separar contas pessoais da empresa é usar um cartão de débito empresarial que permite rotular suas despesas pessoais e comerciais.
Não só a separação de despesas facilita as coisas para o seu contador, mas também protege a você mesmo (1) mantendo um registro e controle financeiro impecável e (2) continuando a disciplina de manter os recibos separados que pode poupar muita dor de cabeça na estrada enquanto sua empresa cresce.
7. Acompanhe quando você usa itens pessoais para fins comerciais
Para a maioria dos proprietários de pequenas empresas, o carro que leva para a academia pela manhã é o mesmo que leva para uma grande convenção de marketing em outro estado.
O mesmo vale para o seu celular e qualquer item que você usa regularmente para fins pessoais e comerciais.
Qualquer despesa que você pode legalmente amortizar deve ser baixada para poupar dinheiro do imposto. Seu consultor fiscal pode ajudar você a descobrir o que é dedutível, o que não é e como manter os registros certos para separar contas pessoais da empresa.
8. Eduque seus funcionários e parceiros.
Você sabe a diferença entre uma despesa pessoal e de negócios. Agora, certifique-se de que as outras pessoas envolvidas no seu negócio também saibam. Coloque todos na mesma página, comprometidos com os mesmos objetivos.
Ser disciplinado e separar contas pessoais da empresa é mais fácil se os outros estiverem fazendo isso com você.
No início, pode não ser fácil manter as coisas certas e organizadas. Mas, mesmo que você possa trabalhar com algumas dessas dicas, economizará tempo e dinheiro durante a próxima temporada de impostos, uma auditoria ou até mesmo em busca de financiamento.
Empresas fortes crescem com melhorias incrementais e cuidadosas, e aprender como separar contas pessoais da empresa é o lugar perfeito para começar.
Precisa de ajuda para organizar a parte financeira do seu negócio? O oHub pode te ajudar. Temos um banco de dados com uma lista de empresas de consultoria financeira.
Com um único pedido de proposta você receberá resposta de diversas organizações. E caso sua empresa preste serviços nesta área também poderá divulgar gratuitamente clicando aqui.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer