O meio virtual revolucionou os hábitos de compra, pesquisa de empresas e contratação de serviços.
À medida que novos recursos e soluções surgem, o consumidor passa a utilizá-los em larga escala.
Dessa forma, é fundamental que todo negócio invista no formato virtual, diversificando seus produtos e serviços.
A possibilidade de comprar pela internet e receber o produto, sem precisar sair de casa, trouxe comodidade e praticidade.
Deste modo, é possível atender públicos de qualquer lugar do país, através do sistema de transportadoras ou Correios.
Portanto, para uma empresa física manter seu destaque no mercado, é imprescindível estar presente também no meio virtual.
As inovações tecnológicas, quando aplicadas aos negócios, buscam otimizar a experiência dos clientes.
Dessa forma, a presença virtual das empresas já era uma forte tendência, com crescimento constante.
Com a pandemia do coronavírus, diante das restrições decorrentes do isolamento social, muitas empresas tiveram que recorrer às soluções virtuais para continuar com as atividades. Sendo assim, a Covid-19 acelerou o processo de digitalização das empresas. Observando os novos hábitos da população, percebe-se que a internet é presença constante na rotina das pessoas.
Atualmente, é possível encontrar todo tipo de serviço e produto de maneira digital, seja em sites, aplicativos ou redes sociais. Existem empresas que já nasceram neste meio, e que operam exclusivamente no formato digital.
Portanto, a adequação ao meio virtual não é mais vista como diferencial, mas sim como requisito básico de competitividade.
Seja uma empresa física ou um negócio 100% digital, empreender no meio virtual é uma tendência.
Sendo assim, se você deseja ter o próprio negócio e se destacar no mercado, é preciso ter consciência sobre a importância da internet sobre os novos hábitos de consumo.
Confira abaixo como transformar uma empresa física em virtual. Conquiste novas oportunidades para seu negócio!
Quais as ferramentas para transformar a empresa física em virtual?
Para transformar uma empresa física em virtual, é necessário utilizar algumas ferramentas.
O formato físico pode continuar sendo adotado, ampliando as possibilidades para os clientes.
Dessa forma, a empresa virtual deve estar focada em proporcionar qualidade, acessibilidade, flexibilidade e uma experiência digital positiva.
Assim, é imprescindível definir o nicho de atuação e conhecer bem o público-alvo, sabendo de suas necessidades e o que procuram.
Criação de Site
Todo negócio virtual precisa ter o próprio site.
O espaço virtual apresenta as informações necessárias sobre o negócio, produtos e serviços oferecidos.
No site também deve constar os diferenciais da empresa em relação as demais do mesmo segmento.
Além disso, o site auxilia na construção de uma identidade visual, essencial para a consolidação de uma marca.
O site poderá ter espaço para história da empresa, apresentação dos diretores e equipe, contatos e até blog.
É fundamental que seja um site responsivo, de fácil navegação e seguro.
Criar um site simples é acessível, no entanto, vale pesquisar o apoio terceirizado de uma equipe de T.I.
Perfis nas redes sociais
Para que potenciais clientes encontrem a empresa com mais facilidade, a presença nas redes sociais fará toda a diferença. Portanto, será crucial a implementação de uma estratégia de marketing digital.
Além disso, é importante identificar em quais redes o público da empresa está concentrado. Desta forma é possível criar conteúdo exclusivo para determinado nicho.
Assim também é possível atrair um número maior de pessoas com interesse pelos produtos e serviços oferecidos.
Produção de conteúdo e copywriting
É fato de que a publicidade tradicional, com propagandas superficiais e invasivas, tem impacto limitado com o consumidor moderno. Portanto, o copywriting exerce papel fundamental para a criação de conteúdo, que integrará a estratégia de marketing digital.
A prática do copywriting consiste na escrita persuasiva e atrativa.
Dessa forma, apenas falar sobre o seu produto ou serviço não é suficiente. É preciso entregar valor e utilidade.
Assim a produção de conteúdo relevante é a melhor forma para construir uma autoridade e tornar-se referência em um nicho.
Igualmente, para oferecer conteúdo de valor, podem ser utilizados diversos formatos: blog posts, e-books, vídeos, podcasts, conteúdo para redes sociais, entre outros.
Plataforma de comércio digital
Especialmente para os negócios que comercializam produtos, é essencial ter uma plataforma de comércio digital que poderá estar presente no próprio site.
O formato e-commerce tem crescido consideravelmente nos últimos anos, se tornando cada vez mais popular.
O e-commerce consiste em expor virtualmente os produtos, fornecendo todas as informações e características.
Na própria plataforma, o consumidor seleciona os produtos que deseja comprar e efetua o pagamento, por meio do cartão de crédito, boleto, ou outro sistema como o PicPay e PayPal.
De acordo com dados da Istoé Dinheiro, com a pandemia, houve o aumento de 400% no número de lojas que aderiram ao e-commerce no ano de 2020. Este crescimento é reflexo das vantagens que as plataformas de comércio digital proporcionam.
A importância da terceirização do suporte técnico e outsourcing de T.I.
É fundamental dispor de uma boa estrutura digital, para operar no formato virtual.
Dessa forma, é necessário contar com a atuação de profissionais de T.I. qualificados, que possam oferecer o suporte técnico, tanto para clientes quanto para os colaboradores da empresa.
Assim, para a implementação destes serviços em uma empresa virtual, a terceirização será uma opção amplamente vantajosa.
É possível contratar profissionais especializados na prestação destes serviços, de forma mais acessível para a gestão.
De acordo com as necessidades do negócio, o outsourcing de T.I também poderá ser implementado. Nesta modalidade de contratação, o fornecedor se responsabiliza pelos profissionais, que exercerão as atividades, e pelos equipamentos e insumos necessários.
Assim, a empresa garante o suporte tecnológico completo para que possa operar virtualmente com estabilidade.
Portanto, por meio do outsourcing de T.I., mantém-se o fluxo da comunicação, fazendo com que haja a integração tecnológica do sistema da empresa.
Dessa forma, o trabalho remoto desenvolvido pelos colaboradores será viabilizado. Além disso, o outsourcing de T.I. pode ser contratado por qualquer empresa, até mesmo os negócios que estão iniciando no mercado.
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