Um dos principais pontos que são avaliados no momento de contratação de um serviço terceirizado, é a forma como estes serviços são cobrados. Antes de fechar negócio com uma empresa de limpeza, é fundamental que avalie-se os preços, se estão de acordo com a média de mercado, e se correspondem com o tipo de atividade que será prestada.
A precificação de um determinado tipo de trabalho é uma das questões que devem receber atenção especial no momento de contratar, pois diz muito sobre como uma empresa de limpeza opera, a qualidade de seus serviços de limpeza e conservação, o grau de competitividade, entre outras características.
O preço de um serviço costuma variar conforme o grau de complexidade do que está sendo requisitado. Quanto mais completo for o serviço a ser prestado, maior será seu valor, logo, será mais caro para a empresa contratante. Por isso, é crucial que a administração realize um orçamento, antes de contratar uma empresa de limpeza, para que se possa avaliar quanto capital poderá ser despendido com uma demanda de limpeza e conservação.
Considerando que a gestão terá variadas prioridades, para garantir o bom andamento do negócio, é fundamental que se estipule a porcentagem de recursos que serão destinados para cada setor, satisfazendo, desta forma, o maior número de demandas possível.
A forma como uma empresa de limpeza cobra por seus serviços
São variadas as maneiras como se pode precificar um determinado tipo de serviço. As empresas de limpeza, visando otimizar seus lucros, poderão cobrar pelas atividades de limpeza e conservação de algumas formas distintas.
Por horas trabalhadas
É possível que se utilize como parâmetro as horas que foram trabalhadas, para cobrar por um determinado serviço. Desta forma, o preço final será calculado por meio de um valor fixo por hora. Sendo assim, quanto mais horas forem necessárias para concluir o serviço, maior será o valor a ser pago pela companhia contratante.
Por atividade
A empresa de limpeza poderá também manter um tabelamento de preços, de acordo com o tipo de atividade a ser executada. Então, para cada serviço específico, conforme o grau de dificuldade, será estipulado um valor próprio, já fixado.
Poderá ser oferecido, ainda, pacotes de serviços, com valores especiais, como estratégia para maior aquisição de clientes, sendo, geralmente, mais econômicos.
Mão-de-obra e recursos necessários
Há ainda um outro meio de precificar os serviços de limpeza e conservação, que é através do valor da mão-de-obra do profissional, juntamente aos custos com recursos tecnológicos e produtos, que serão necessários para a execução das atividades.
Desta forma, a empresa de limpeza, e a companhia que pretende contratá-la, poderão acordar se os recursos serão fornecidos pela contratante ou contratada, influenciando, assim, no preço final. A mão-de-obra, por sua vez, já contará com um valor pré-fixado, que irá variar conforme a natureza do serviço prestado, e tamohub.com.br/…sas/terceirizacao-de-limpezabém com o nível de qualificação do profissional que irá exercer esta função.
Concorrência
Pesquisar os preços que estão sendo cobrados pelas empresas concorrentes, também irá influenciar no momento de definir os valores a serem cobrados pelos serviços de uma empresa de limpeza.
É fundamental que se analise a média dos preços para o mesmo tipo de serviço, para que, no processo de precificação, estipulem-se valores que, além de considerarem os custos e a margem de lucro, mantenham a empresa de limpeza competitiva no mercado.
Outros pontos que são considerados
A empresa de limpeza, para definir quanto irá cobrar por seus serviços de limpeza e conservação, deverá considerar outras questões, que são fundamentais para a manutenção de um negócio, de forma que uma atividade econômica torne-se viável de ser exercida.
- Custos fixos: são todas as despesas para a manutenção básica do negócio, que independem da quantidade de contratos de prestação de serviços que forem celebrados, pois são custos recorrentes.
- Custos diretos: são os gastos despendidos com a execução dos serviços de limpeza e conservação que foram contratados, para que sejam prestados com qualidade e eficiência.
- Custos variáveis: são as despesas presentes no cotidiano da empresa de limpeza, que variam conforme aumentam as atividades e serviços prestados.
- Custos indiretos: são gastos que, para serem aplicados na melhoria dos serviços de limpeza prestados, seguem parâmetros de rateio pré-definidos.
- Lucros: sendo uma das finalidades principais de uma empresa, é fundamental que, para que seja viável a continuidade do negócio, os preços cobrados pelos serviços possibilitem que a empresa de limpeza lucre, pois é o retorno esperado por todo e qualquer investidor.
Portanto, o valor a ser cobrado por um serviço determinado, deverá ser baseado em cálculos precisos, feitos por uma equipe contábil experiente, que irá definir o chamado preço de venda, que compreende todas as despesas e gastos necessários para que se mantenha uma empresa, que preste serviços de qualidade, com preços justos.
A possibilidade de negociação e condutas que devem ser evitadas
Sendo um hábito inerente às relações comerciais, a possibilidade de que contratante e contratada negociem os valores, de forma a satisfazer ambas as partes, é uma prática que pode ser amplamente benéfica, proporcionando a celebração de um maior número de contratos de prestação de serviços, especialmente em tempos de crise econômica.
A empresa de limpeza, que se encontrar aberta ao diálogo com o cliente, se destacará entre as demais, dada a maior flexibilidade no momento da contratação. Desta forma, potenciais clientes, através de uma pesquisa de mercado, encontrarão nestas companhias as melhores opções para fechar negócio.
No sentido contrário, é essencial também avaliar as condutas da gestão de uma empresa de limpeza, no momento de negociar um contrato de prestação de serviços. O comportamento desleal e a má conduta são fortes indícios de má qualidade das atividades, e, possivelmente, cobranças abusivas.
Este tipo de empresa deve ser evitado, visto que não valerá a pena fechar negócio, dada a alta possibilidade de surgirem problemas e conflitos, no decorrer da execução do contrato.
Através da plataforma oHub, o cliente pode encontrar as melhores empresas de terceirização de limpeza atuantes no mercado, por meio de uma pesquisa prévia, na qual poderá optar pelos melhores preços e serviços.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer