O sucesso é treinável, já dizia o empreendedor Joel Jota. Contudo, ele se torna ainda mais eficaz quando aprendemos como usar a gamificação na empresa.
Em suma, é uma estratégia que usa os jogos e atividades lúdicas para estimular o engajamento, a criatividade e o raciocínio lógico dos colaboradores.
Quer trazer esses resultados para a sua empresa?
Leia este artigo e aprenda diversos recursos que te ajudam nesse processo.
Boa leitura!
Antes de mais nada, o que é gamificação nas empresas?
Vamos começar pelo básico. A seguir, temos três propostas que te ajudam a entender melhor todos os assuntos que envolvem a gamificação nas empresas.
O mais interessante desse tipo de abordagem é que ela se aplica tanto aos consumidores internos, quanto aos externos.
Por essa razão, focamos em várias formas de aplicação para os dois tipos de audiência, combinado?
O que é gamificação nas empresas?
Direto ao ponto, a gamificação nas empresas consiste no uso de jogos e atividades lúdicas que vão ao encontro das estratégias da companhia.
Em outras palavras, é uma maneira inteligente de engajar os usuários e colaboradores, oferecendo “recompensas” para o cumprimento de atividades pré-determinadas.
Como funciona a gamificação nas empresas?
Na prática, a gamificação contribui para a “quebra” de gelo e na busca por ideias inovadoras para os obstáculos do dia a dia.
Adicionalmente, melhora a percepção que os consumidores têm do seu negócio, com a maneira descontraída de proporcionar o engajamento.
Quais são os benefícios da gamificação nas empresas?
Como vimos acima, o sistema de gamificação traz benefícios tanto para os clientes internos quanto externos.
Por essa razão, separamos as principais vantagens desse recurso, com foco na experiência do consumidor e nos treinamentos para empresas.
Primeiro, conheça os benefícios da gamificação na experiência do cliente. São eles:
- melhorar o relacionamento antes, durante e depois da venda;
- proporciona tutoriais práticos sobre as ferramentas e os equipamentos confusos;
- garante uma imersão em outros produtos e serviços que o negócio tem a oferecer.
Agora, apresentamos os benefícios da gamificação para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Aqui estão os principais:
- estimula o team building, com foco no senso de equipe e na corporação;
- analisa a tomada de decisão dos candidatos no decorrer das fases de recrutamento;
- alinha as soft skills e hard skills, as habilidades comportamentais e técnicas.
Na prática: como a gamificação é aplicada nas empresas?
Passamos da metade deste artigo trazendo exemplos de três grandes empresas que aplicam a gamificação no dia a dia.
Dessa maneira, você pode visualizar esse conceito com mais clareza.
1- Microsoft
Os funcionários acessam uma ferramenta que estimula a produtividade do time. Isso é possível graças ao software Microsoft Dynamics 365, que reúne competições que têm como base os esportes de fantasia.
A proposta é promover o envolvimento dos colaboradores e a competitividade de forma saudável.
Exemplificando:eles identificam os problemas na tradução nos sistemas da empresa com mais facilidade, conferindo diversas telas que são traduzidas em dezenas de línguas.
2- Netflix
Na Comic Con 2015, a Netflix ofereceu várias ferramentas gamificadas para os participantes do evento.
O estande da companhia contou com um aplicativo interativo com os lançamentos do streaming e ativações associadas ao catálogo da plataforma.
3- Starbucks
O Starbucks, por sua vez, desenvolveu um aplicativo conhecido como My Starbucks Rewards. Na prática, ele oferece pontos, estrelas e troféus à medida que os usuários engajam com a ferramenta.
Como usar a gamificação na empresa?
Uma vez entendido o que é gamificação e quais são os seus benefícios, vamos à parte prática deste conteúdo.
A partir de agora, você conhecerá algumas estratégias para aprender como usar a gamificação na empresa. São eles:
1- Quizz
Vamos começar com uma ideia de gamificação popular, fácil de implementar e que pode ser aplicada nas mais diversas situações, desde um teste de conhecimento ao onboarding de novos colaboradores, o quizz.
Nesse último ponto, te convidamos para uma proposta: imagine um quizz sobre os produtos do seu negócio, com perguntas sobre valores, benefícios e seus diferenciais.
Esse pode ser um ótimo recurso para entreter os novos colaboradores, além de assegurar que eles entrem na equipe com esses detalhes tão importantes em mente.
Quer uma dica para deixar o quizz ainda mais interessante?
Faça um ranking para acompanhar as respostas e escolha uma premiação para envolver os recém-contratados. Pode ser um livro, mochila, cursos ou participação em eventos.
Não se esqueça que a proposta da gamificação não é condenar os colaboradores que apresentam baixa performance.
A ideia é oferecer recompensas para aqueles que tiveram bons resultados e encorajar os participantes de baixo desempenho a se dedicarem mais.
2- Gincana
Na gincana, você só precisa criar times e se preocupar em motivar os colaboradores durante a atividade.
Essa é uma ótima estratégia para promover o trabalho em equipe e o senso de pertencimento, pois a competição ocorre em grupos.
Ademais, lembre-se de escolher uma recompensa. Entre as principais sugestões estão:
- TVs de última geração;
- Smartphones lançados recentemente;
- Tablets;
- Notebooks;
- Vale compras em lojas virtuais;
- Jantar com acompanhante;
- Fim de semana em hotel fazenda ou Resort com acompanhante;
- Viagem de uma semana a 20 dias com acompanhante;
- Cursos de inglês ou de pós-graduação;
- Ajuda de custo para formação acadêmica;
- Cursos do interesse do funcionário, como de inteligência emocional e técnicas de comunicação;
- Entretenimentos temáticos diferenciados e radicais, como rafting, paraquedismo e montanhismo.
3- Escape games
É uma atividade que trabalha a confraternização entre equipes, raciocínio, lógica e produtividade.
Nesse tipo de dinâmica, um grupo de funcionários é trancado em uma sala cheia de desafios, dicas e truques que devem ser resolvidos para poderem escapar, até uma hora.
Assim, é possível trabalhar todos os pontos mencionados, sob pressão, de um jeito diferente e descontraído.
Aplique a gamificação também no EAD
Esperamos que, até aqui, você tenha entendido como usar a gamificação na empresa.
Aliás, se sua empresa já oferece treinamentos online para os colaboradores, saiba que a gamificação também pode ser uma parceira incrível para o EAD!
Este GP foi escrito pela EAD Plataforma, plataforma para hospedagem e gestão de cursos EAD para escolas, universidades, empresas e produtores digitais. Com mais de 1.400 clientes ativos, na EAD Plataforma você encontra uma interface simples, intuitiva e de fácil personalização!
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