Home > Treinamento > Como vender serviços online? 6 dicas infalíveis
como-vender-servicos

Como vender serviços online? 6 dicas infalíveis

Em um mundo inteiramente globalizado e digitalizado como o nosso, descobrir como vender serviços online vem se tornando essencial para qualquer empresa. 

De acordo com o relatório Webshoppers 2019, 36% da população brasileira já pode ser considerada “digital buyer”, ou compradora digital. O principal impacto desse número expressivo é no faturamento: R$133 bilhões, face aos R$112 bi obtidos no ano anterior.

Se você quer fazer parte desse mercado que cresce a cada ano (a estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é de 16% para o ano de 2020), continue a leitura deste artigo. Nele, você vai ver 6 dicas infalíveis para colocar em prática e entender como vender serviços pela internet. 

1. Construa uma imagem de credibilidade 

Quando você está em busca de um produto ou serviço, quais são seus passos para encontrá-lo na rede? 

Provavelmente, você respondeu que faz uma pesquisa com palavras-chave em um mecanismo de busca, certo? Essa é a resposta dada por 71% dos respondentes da pesquisa The Shopper Story Br, da Criteo, quando perguntados sobre os recursos mais influentes na decisão de compra. 

Para que um serviço, produto ou marca esteja bem posicionado em um mecanismo de busca, ele precisa saber combinar alguns elementos. Um deles é o conhecimento sobre como criar uma reputação online para o negócio. 

Para se destacar em um mar de concorrentes e descobrir como vender serviços para empresas e pessoas, é essencial investir na criação de conteúdos de qualidade, que demonstrem conhecimento de causa e solidez para o negócio. Isso pode acontecer de diferentes formas, como: 

  • alimentando um blog;
  • criando um site institucional profissional;
  • participando de fóruns e chats sobre temas relacionados ao negócio ou serviço oferecido; 
  • oferecendo materiais ricos para os interessados (como vídeos ou e-books).

A seguir, falaremos um pouco mais sobre a combinação desses elementos para formar credibilidade e, de quebra, conduzir o potencial comprador pelo funil de vendas. 

2. Valorize a experiência do cliente 

Tendência que chegou para ficar, a experiência do cliente, ou customer experience, deve estar entre os principais focos de quem deseja entender como vender serviços. 

Em linhas gerais, a experiência do cliente defende a relevância de mudar o foco: da venda para o cliente em si. Para isso, é preciso incorporar práticas diferenciadas ao processo de venda, garantindo que, em seu relacionamento com a marca, o potencial comprador acumule momentos memoráveis. 

Fazem parte das estratégias de experiência do cliente:

  • criação de websites mais intuitivos e autônomos;
  • disponibilidade de um atendimento online efetivo;
  • criação e manutenção de canais abertos;
  • um bom marketing de relacionamento, sobre o qual falaremos a seguir.  

3. Invista em Marketing de Relacionamento

Se você está se questionando sobre como vender serviços, certamente já ouviu dizer que o marketing de relacionamento é uma das formas de tornar o processo mais eficaz, não é mesmo? 

O marketing de relacionamento é uma estratégia pensada para tornar a experiência do cliente ainda mais efetiva. Nesse caso, o foco está nos momentos em que o cliente, de fato, se comunica com a empresa, como no pré-venda, no suporte à compra ou aquisição do serviço e no pós-venda, com pesquisas de satisfação e ações para manutenção da fidelidade. 

A principal lição do marketing de relacionamento diz respeito à importância de ouvir o cliente, quer saber por que? Porque a escuta permite que o negócio se adapte e se reestruture de acordo com as reais necessidades do consumidor. 

Se, por exemplo, for detectada uma insatisfação do cliente na forma de entrega do produto ou serviço, um bom marketing de relacionamento conseguirá captar, tratar a insatisfação e revertê-la em uma oportunidade de receber críticas positivas. 

CRM como aliado

Estar disponível para ouvir e endereçar dúvidas e críticas dos clientes é ideal para garantir o sucesso de qualquer negócio. Entretanto, muitas vezes, o volume de vendas e processos fazem com que etapas como essa sejam deixadas de lado ou tratadas sem a devida importância. 

Para ajudar a evitar situações como essa, existem os CRM — ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que integram diversas ferramentas para proporcionar um atendimento ao cliente mais embasado e efetivo. 

Com a ajuda de um CRM, é possível transformar clientes em entusiastas da marca, uma vez que suas dores são prontamente resolvidas e seus problemas, solucionados de forma eficaz. 

4. Trabalhe o funil de vendas

Saber como vender serviços na internet exige, também, conhecimento sobre o funil de vendas. 

A estratégia, que determina marcos para a evolução do consumidor na jornada de compra (começando no topo — quando o potencial cliente mal sabe que tem um problema — até o fundo, quando ele conhece a sua solução e está convencido de que é a melhor para ele), é uma grande aliada para controlar melhor suas vendas. Isso porque permite que as informações oferecidas para o cliente em cada etapa do funil sejam perfeitas para as suas necessidades. 

Mas como isso pode funcionar na prática? 

Com a avaliação das etapas do funil, é possível:

  • criar padrões sobre comportamentos de venda, entendendo por que alguns interessados se tornam clientes efetivos e outros não; 
  • avaliar o desempenho dos vendedores com base no número de conversões em vendas; 
  • tomar decisões mais assertivas sobre os processos de venda; 
  • otimizar o tempo de atendimento e gestão de clientes; 
  • entender o momento exato de oferecer produtos e serviços. 

5. Saia da caixa para descobrir como vender serviços

Diante de um vasto terreno como o da internet, é comum nos perguntarmos “Como oferecer meus serviços de forma diferenciada?”. Afinal, a multiplicidade de concorrentes e o volume de informações circulando ininterruptamente podem gerar a sensação de que é difícil se destacar ali. 

Entretanto, a palavra de ordem deve ser diferenciação. É muito importante que marcas ou fornecedores tenham em mente seus diferenciais competitivos e saibam explorar novos canais de venda para oferecer serviços para empresas na internet

Um bom exemplo de canal pouco explorado, mas que pode trazer resultados bastante relevantes em construção de credibilidade e até mesmo conversão de vendas são os podcasts. A produção dos 100 canais mais ouvidos do país cresceu mais de 200 vezes desde 2005, o que reforça nossa aposta. 

Outro recurso pouco explorado que pode trazer bons resultados em marketing de conteúdo e vendas é o vídeo ao vivo. Atualmente, é possível fazer vídeos ao vivo nas principais redes sociais, promovendo interações, tirando dúvidas, e, principalmente, atraindo potenciais consumidores. 

De acordo com o ThinkWithGoogle, 42% do público que assiste a um conteúdo promovido por uma marca, empresa ou fornecedor em seu smartphone visita a loja ou o website em seguida. 

É ou não é um número impactante? 

6. Esteja presente! 

Nossa última dica sobre como vender serviços online pode parecer óbvia, mas é, na verdade, muito estratégica! Você já ouviu um ditado que diz que “quem não é visto, não é lembrado”? 

Aqui, essa máxima vale muito! 

Para conseguir vender serviços para empresas ou pessoas físicas na internet, é fundamental investir na presença online, buscar dicas de como fazer marketing nas redes sociais e encontrar as melhores vitrines para exibir o serviço. 

Quando sentir dúvida sobre como vender serviços online, lembre-se das nossas dicas e busque formas inovadoras de colocá-las em prática. O grande segredo é estar onde o público está. 

Esse post foi escrito por Julio Paulillo, CRO da Agendor, empresa desenvolvedora de um aplicativo para web e mobile, que ajuda milhares de equipes a organizar e aumentar as vendas diariamente. Com o app Agendor, você centraliza o cadastro de clientes, acompanha as vendas em andamento e extrai relatórios detalhados para analisar os resultados de seu negócio.

 

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial