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O que é Comunicação Corporativa

Comunicação corporativa: o que é e 6 dicas de como melhorar na sua empresa

Você sabe o que é comunicação corporativa?

Para as organizações, a comunicação é uma ferramenta de extrema importância, capaz de impactar diretamente nos resultados. Trata-se de uma atividade estrategicamente essencial para que alcançar seus objetivos tanto no âmbito interno quanto no externo.

Entretanto, muitas empresas têm dificuldade em fazer uma comunicação eficiente, entendendo as demandas e interesses dos públicos. Este é um obstáculo na sua organização?

Neste artigo, vamos mostrar formas de fazer uma comunicação corporativa mais eficiente. Para isso, vamos falar sobre o que significa comunicação corporativa e por que ela é tão importante no âmbito empresarial.

Ao final, você poderá conferir 6 dicas fundamentais de como melhorar a comunicação na empresa.

O que é comunicação corporativa?

Podemos definir a comunicação corporativa como um conjunto de atividades cujo objetivo é promover uma melhor integração entre a marca e os públicos interessados, sejam eles internos ou externos.

Algumas dessas atividades são:

  • Assessoria de imprensa;
  • Atendimento ao cliente;
  • Marketing digital;
  • Endomarketing;
  • Organização e participação em eventos.

A comunicação corporativa se aplica a negócios de diferentes portes e segmentos e contribui para a consolidação da imagem da empresa, aumento de sua credibilidade e maior lucratividade.

Ela envolve uma visão global das estratégias, objetivos e setores da empresa e pode ser dividida em comunicação interna e comunicação externa.

Comunicação interna

A comunicação interna se refere às ações de comunicação feitas para o público interno da organização, ou seja, os funcionários.

O objetivo é promover o alinhamento estratégico dos setores, o clima organizacional, o relacionamento entre os funcionários e colocar todos os funcionários “na mesma página” sobre informações essenciais.

Comunicação externa

Já a comunicação externa é voltada para o público que não está inserido nas operações da empresa. Esse público é vasto e inclui clientes, prospects, fornecedores, parceiros, órgãos governamentais, dentre outros.

Ela tem como objetivo conectar a marca com públicos de interesse externos à organização, mas essenciais para ela. Os públicos devem ser divididos para ações mais acertadas, entendendo quais são prioritários ou não.

5 dicas para melhorar a comunicação na empresa

Agora que você já sabe mais sobre o que é comunicação corporativa, é hora de conferir algumas dicas para promovê-la de forma eficiente na sua empresa, tanto no âmbito interno quanto externo.

Confira:

1. Conheça bem os seus públicos

Para que as suas estratégias de comunicação sejam eficientes, é fundamental conhecer o público ao qual você está direcionando determinada mensagem. Isso porque a maneira de se comunicar com os fornecedores, por exemplo, será diferente da comunicação direcionada ao setor de vendas.

O mesmo vale para os clientes. Uma mesma estratégia de comunicação (e-mail marketing, por exemplo) pode não ser eficaz para todos os segmentos de clientes.

Por isso, é essencial que você saiba com quem está falando, quais os públicos prioritários e como se comunicar com cada um deles.

2. Escolha as ferramentas e plataformas adequadas

É essencial saber quais ferramentas e plataformas são mais adequadas para se comunicar com cada público.

Para a comunicação interna, bons recursos podem ser a intranet, e-mail e jornal mural. Já com clientes e prospects, as mídias sociais e chatbots no site são ótimos recursos de atendimento e engajamento, enquanto as ações de assessoria são fundamentais para investidores e governo.

A escolha de ferramentas e plataformas adequadas deve ser de acordo com os hábitos de consumo e preferências de cada público.

 

3. Horizontalize o processo comunicativo

A comunicação corporativa não deve ser unilateral. Pelo contrário: ela precisa ser encarada como uma via de mão dupla.

Saiba ouvir o que os seus públicos interno e externo têm a dizer para e sobre a empresa e como essas demandas podem ser respondidas.

Para isso, você pode usar pesquisas de satisfação internas. Existem ferramentas que permitem fazer isso por meio de formulários eletrônicos online e até oferecem planos gratuitos.

4. Faça da comunicação um hábito

O fluxo de comunicação corporativa é vivo e dinâmico. Se a empresa for omissa ao desempenhar esse papel, uma rede de comunicação interna informal se instalará. É a famosa “rádio corredor”.

Assim, para que todos os colaboradores estejam sempre bem informados e a disseminação de boatos seja evitada, é de extrema importância que a comunicação se torne um hábito na sua empresa e seja internalizada à cultura organizacional.

Para que isso ocorra de forma adequada, é preciso criar uma rotina comunicacional corporativa a partir de um planejamento de comunicação interna para estruturar suas estratégias, técnicas e metodologias.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Os avanços tecnológicos impactam diretamente a comunicação. Tendo isso em vista, por que não utilizar a tecnologia para promover uma comunicação corporativa mais eficiente?

Com o público interno, você pode utilizar chatbots para incentivar o compartilhamento de dados e informações e promover maior integração entre os colaboradores.

Os chatbots também podem servir como uma plataforma para otimizar a comunicação entre a sua empresa e o público externo. Várias empresas já utilizam esse recurso com o intuito de facilitar a troca de mensagens e proporcionar um atendimento mais eficaz.

Além disso, existem diversas ferramentas que podem auxiliar, por exemplo, no disparo de e-mail marketing, publicação em redes sociais e muito mais.

Este post foi escrito pela Take, uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.

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