Home > Gestão de condomínios > Comunicado de Condomínio: 4 dicas para ser mais eficiente
comunicado-de-condominio

Comunicado de Condomínio: 4 dicas para ser mais eficiente

Um bom comunicado de condomínio precisa ser claro e objetivo, mas além disso, precisa chamar a atenção dos moradores para que não passe despercebido, afinal, na correria do dia a dia, muitos passam por esses documentos e nem os notam.

Se você é síndico ou trabalha para uma administradora de condomínios, sabem bem como é isso, não é mesmo? Mas afinal, como criar um comunicado de condomínio eficiente e impossível de ser ignorado?

É justamente sobre isso que vamos falar neste post! Levantamos algumas dicas essenciais, do conteúdo ao design, para quem quer caprichar nesses documentos para garantir que os condôminos não o deixem passar batido!

4 dicas para um comunicado de condomínio mais eficiente

Muitos pensam que para fazer um comunicado de condomínio basta jogar a mensagem no papel e pronto. Pois saiba que isso é um grande erro que pode fazer com que o comunicado perca a eficácia pretendida. 

Confira 4 dicas essenciais para a elaboração de comunicados de condomínio mais eficientes:

1 – A estrutura ideal de um bom comunicado de condomínio

Além da mensagem principal, há algumas informações que são extremamente importantes para esse tipo de documento.

Para começar, o ideal é que o comunicado seja feito em papel timbrado, transmitindo maior profissionalismo por parte da gestão. No entanto, o mais importante é que contenha os dados referentes a administradora do condomínio e/ou síndico, como:

  • nome;
  • endereço;
  • telefone;
  • e-mail.

Dessa forma, caso algum morador tenha alguma dúvida, já sabe como entrar em contato.

Em seguida, é importante sempre colocar a data, para que os condôminos saibam de quando é aquele comunicado, e então a mensagem — sobre a qual falaremos com mais detalhes na próxima dica — fechando com o nome e assinatura do responsável pelo documento.

2 – Cuidados com a mensagem de um comunicado de condomínio

Como é de se esperar, a mensagem é o ponto mais importante de um comunicado de condomínio, afinal, ela é a razão de ser deste documento. Mas para atingir seu objetivo, ela precisa ser compreendida pelos condôminos, não é mesmo?

Portanto, ao escrever, seja claro e objetivo, pois ninguém vai querer ficar parado por muito tempo em frente a um quadro de avisos para ler um livro, concorda? 

Quando houver mais de um assunto, divida em tópicos para facilitar o entendimento e tome muito cuidado com os erros de digitação, pois isso demonstra desleixo e tira um pouco da credibilidade do material.

Por fim, revise o conteúdo e certifique-se de que o texto seja de fácil entendimento e não esteja dando margem para múltiplas interpretações.

3 – A importância do design de um comunicado de condomínio

Aqui está um ponto no qual muitos síndicos e administradoras pecam ao fazer um comunicado de condomínio: o design.

Muitos alegam que a mensagem é o que importa, e de fato, conforme mencionamos no tópico anterior, ela é o motivo pelo qual o comunicado existe. Mas um comunicado de condomínio que ninguém lê não cumpre seu objetivo. É aqui que entra o papel do design: fazer com que o documento chame a atenção das pessoas.

Essa regra funciona para tudo, de um outdoor a um post para Facebook. Se a peça não for chamativa, as chances de passar despercebida é muito grande!

Uma maneira simples e prática de criar comunicados de condomínio mais eficientes é caprichar no design usando uma plataforma de edição de imagens online, como a Trakto. Com ela você consegue criar, em poucos minutos, artes impossíveis de ignorar.

4 – Melhores lugares para expor comunicados de condomínio

De modo geral, os comunicados de condomínio sempre devem ser expostos em locais de grande circulação, como elevadores, áreas comuns, portaria. É importante fixá-los na altura dos olhos, para garantir que os moradores sempre os vejam. Mas é claro que podem haver particularidades.

Um comunicado sobre a coleta seletiva do condomínio, por exemplo, é algo que deve ser fixado em lugares por onde os moradores sempre passam, como elevadores, portaria e murais de avisos, a fim de desenvolver boas práticas e responsabilidade social.

Já uma comunicação para cobrança de quotas de condomínio em atraso é algo de extrema urgência, que além dos locais habituais, também podem ser colocados na caixa de correspondência e até mesmo enviados por e-mail ou WhatsApp.

Para mais algumas dicas sobre comunicação em condomínios, confira o vídeo abaixo:

Comece a criar comunicados de condomínio mais eficientes hoje mesmo!

Como você pode perceber com as dicas deste post, criar um bom comunicado de condomínio não é nem um bicho de sete cabeças, não é mesmo? 

Basta você estruturar bem o documento, não esquecendo de nenhuma das informações indispensáveis, escrever uma mensagem clara e objetiva, caprichar na arte e, é claro, colocar em lugares por onde as pessoas sempre passam.

Este post foi escrito pela Trakto, uma poderosa plataforma de edição de imagens online, que conta com diversos recursos e templates prontos para uso.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial