Home > Recursos Humanos > Conheça o conceito de clima organizacional e a importância para a empresa
Entenda como criar um bom clina organizacional na sua empresa.

Conheça o conceito de clima organizacional e a importância para a empresa

Não é simples analisar o clima organizacional de uma empresa, já que é uma situação que se apresenta difusa, sem contornos definidos, sendo muito difícil de se mostrar claramente aos olhos dos administradores.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de consultorias de RH.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

 
A própria literatura de recursos humanos ou de administração tem pouco material sobre o clima organizacional, embora possamos encontrar algumas definições criadas por estudiosos, buscando explicar exatamente o significado da expressão e da importância para uma empresa em manter um bom clima organizacional.

Entre essas definições feitas pelos estudiosos, podemos até destacar algumas, que tentam explicar da melhor maneira o que seja um clima organizacional:

  • Clima organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento formais e informais existentes em uma organização;
  • Clima organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras dentro das organizações;
  • Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro das organizações;
  • Clima organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento.

O clima organizacional é formado por um universo de atitudes

Como podemos perceber, o clima organizacional está mais ligado à forma como cada colaborador percebe e sente a organização, agindo diretamente com suas normas, com sua cultura e com os usos e costumes, podendo interpretá-los à sua maneira e reagindo à própria interpretação que faz desse clima organizacional.

Assim, o clima organizacional não pode ser criado exatamente e diretamente pela empresa, como se produz qualquer produto ou serviço, mas é algo que está intrinsecamente ligado à maneira como cada colaborador se comporta, principalmente em resposta ao que está recebendo da organização, das decisões tomadas pelos administradores e da forma como é tratado pela empresa.

O que podemos perceber é que em qualquer organização existe um universo diferente de interesses, de posturas pessoais e profissionais, de formas diferentes de encarar a própria vida e a vida social. Mesmo porque, a empresa é formada por pessoas que vêm de diferentes grupos sociais e de diferentes tipos de comportamento, que devem ser criteriosamente avaliados para que se consiga um conjunto integrado.

Podemos inferir então que, dentro de uma organização, embora cada colaborador tenha uma reação específica com relação a normas e costumes, os administradores precisam trabalhar para que haja uma consonância de aceitação sobre os diversos aspectos ou acontecimentos que possam interferir na atuação profissional de cada colaborador.

Diferentes empresas, diferentes climas organizacionais

O que significa exatamente isso, dentro de cada organização? Uma mesma situação pode ser vista por ângulos totalmente diferentes, seja em empresas diferentes ou até mesmo dentro de uma mesma empresa, quando se analisa o comportamento de diferentes equipes num mesmo ambiente de trabalho.

Enquanto alguns podem ter uma percepção positiva de determinada norma ou costume, outros podem ver a mesma situação como negativa, já que pode ou não atender as suas vontades e aspirações pessoais.

Não podemos, então, criar uma mesma conclusão a respeito do clima organizacional de diferentes organizações, pois acontecimentos iguais podem gerar efeitos diferentes, criando reações positivas ou negativas entre as equipes de trabalho.

O clima organizacional também pode criar uma reação diferente, dentro de um mesmo grupo, dependendo a situação psicológica e o estado motivacional em que se encontra cada empregado, já que ele irá interpretar a situação através de filtros pessoais, podendo esses filtros encontrarem conotações positivas ou negativas.

Dentro de uma mesma organização, portanto, é preciso que o administrador esteja atento aos fenômenos subjetivos e objetivos que estão influenciando o ambiente de trabalho. Se usamos a palavra clima para descrever o grau de satisfação existente, precisamos observar esse clima sob a ótica de quem está trabalhando, o que pode não ser uma tarefa fácil: é preciso estar sempre atento a todas as situações ou seja, o administrador deve ser uma pessoa sempre presente.

Se considerarmos que o clima organizacional seja o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos colaboradores com relação à empresa, essa presença do administrador deve acompanhar todas as atividades dos colaboradores, sempre fornecendo e buscando feedback para traçar a situação do clima organizacional tomar medidas que possam melhorá-lo.

Nessa busca da melhoria do clima organizacional, tanto o administrador quanto cada colaborador deve estar sempre consciente de suas atitudes, criando um intercâmbio onde haja efetiva comunicação e efetivo comprometimento de ambas as partes para que o todo seja alcançado.

Se da parte do administrador é necessário abertura para a recepção de análises feitas pelos colaboradores, desses deve haver também a busca de criação de situações que tenham efeito sobre o clima organizacional, mantendo a moral e a convivência entre os membros da equipe da melhor maneira possível.

Trata-se, assim, de uma busca de sintonia, que deve estar sempre na pauta de cada um que esteja envolvido com o processo da organização.

É evidente que uma empresa preocupada com seu próprio desenvolvimento deve buscar meios de medir o clima organizacional. Assim, algumas empresas voltadas para a prestação de serviços na área de recursos humanos criaram métodos para, num primeiro momento, medir o clima organizacional para, em seguida, buscar os meios que possam melhorar e incrementar soluções que mantenham em alta o ambiente empresarial, fazendo com que os colaboradores tomem consciência dessa necessidade básica para direcionar suas atividades, mantendo um ambiente saudável, colaborativo e em busca de melhorias que possam atingir a todos.

E se você optar por contratar uma consultoria de RH para analisar clima organizacional, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de consultorias em recursos humanos.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial