A terceirização tem sido o caminho encontrado pelos condomínios para otimizar a administração e dar tranquilidade aos moradores. Apesar de positivo, esse é um processo que requer muita atenção e pesquisa para escolher uma empresa que realmente possa atender a demanda.
Nesse sentido, o condomínio deve se preocupar em primeiro lugar com a escolha da empresa prestadora do serviço, que por sua vez deverá atestar sua experiência de mercado, idoneidade financeira, além da gestão. A prestadora de serviços deverá comprovar ainda sua relação com os funcionários, situação trabalhista e, se possível, mostrar que se preocupa com o treinamento de seu quadro de funcionários.
Para evitar problemas, o que vale é manter o bom andamento da vida condominial e para isso é importante que se tenha funcionários treinados e competentes para executar as tarefas da maneira mais adequada, seja aqueles contratados pelo condomínio ou via empresa. Serviços de manutenção em geral, portaria e segurança são alguns dos itens que compõe a administração diária.
Conheça as vantagens da terceirização de condomínios
Transferência de responsabilidade
Uma das vantagens da terceirização de serviços de condomínios é a transferência da responsabilidade da contratação, capacitação e gerência de pessoal para uma empresa especializada. Para que a terceirização resolva os problemas do condomínio, é importante que o síndico tenha pleno conhecimento de quem está contratando.
Eliminação de riscos trabalhistas
Com a terceirização, eliminam-se os riscos de reclamações trabalhistas, que é uma fonte de grandes prejuízos financeiros para o condomínio.
Funcionário disponível em tempo integral
As empresas terceirizadas de serviços de condomínios contam em seu quadro com plantonistas para suprir eventuais faltas, além de folguistas. Quando o condomínio não terceiriza os serviços, esses eventos geram mais gastos com o pagamento de horas extras.
Isenção na gestão de funcionários
Outra vantagem da terceirização é a isenção do condomínio de gerir os funcionários, pois eles respondem diretamente para a empresa que os contratou. Em resumo: só receberão ordens da prestadora de serviços terceirizados. Nesse caso a desvantagem é que o síndico não poderá direcionar o trabalho dos profissionais.
Apesar disso, o sindico poderá reclamar à empresa terceirizada, caso não esteja satisfeito com determinado profissional e exigir sua substituição. Nesse caso, a vantagem é o fato de não precisar discutir inutilmente com o profissional em questão.
Economia na folha de pagamento
Entre os prós e contras da terceirização de serviços de condomínios, uma grande vantagem precisa ser levada em conta: uma possível economia na folha de pagamento. Entre os custos anuais, quando se contabiliza 13o, férias, gastos com uniformes e horas extras, por exemplo, pode-se gastar bem menos com a terceirização.
Desvantagens da terceirização de condomínios
Remuneração de funcionários
Uma das desvantagens nesse formato de gestão é que o condomínio torna-se o responsável subsidiário da empresa terceirizada, ou seja, caso a empresa não pague corretamente os seus funcionários, o condomínio acaba sendo responsabilizado. Por esse motivo, antes da contratação o síndico precisa agir com cautela e pedir referências da empresa a ser contratada.
Isso inclui pedir garantias, exigir certidões negativas de INSS, Fundo de Garantia e realizar uma pesquisa minuciosa sobre ações que já foram movidas contra a terceirizada, seja no âmbito trabalhista ou civil.
Falta de integração
A alta rotatividade de funcionários quando se opta pela terceirização traz como consequência a falta de integração com os outros empregados, isso sem levar em conta outros fatores como a falta de segurança. Esses são alguns dos motivos para o síndico procurar saber quem está colocando para dentro do seu condomínio. Esses riscos podem ser amenizados se o condomínio buscar informações precisas sobre os profissionais da terceirizada.
Desmotivação de funcionários
As vantagens apresentadas acima são acompanhadas de algumas desvantagens, caso a terceirizada esteja oferecendo um custo vantajoso, mas sacrificando seu quadro de funcionários com remuneração muito baixa, pode causar desmotivação e consequentemente serviços de baixa qualidade. É preciso se atentar a esse ponto antes de terceirizar os serviços do condomínio.
Conclusão
Na verdade, existem mais prós do que contras na terceirização dos serviços de condomínios, o que mostra que esse caminho é o mais prático par quem busca economizar e otimizar os serviços oferecendo mais qualidade e tranquilidade aos condôminos. A recomendação é de que o síndico faça uma cotação de valores na hora de terceirizar, levando em conta não apenas os custos, mas também o histórico da empresa no mercado.
Se deseja contratar empresas que efetuem terceirização dos serviços de condomínios com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
Efetue agora mesmo uma cotação e receba diversas propostas através de um só pedido. Se preferir, veja a lista de empresas que realizam a o serviço de terceirização de condomínio. É fornecedor? Cadastre-se agora mesmo no oHub para conquistar novos clientes