Cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros, a internet tornou-se um dos principais meios de fazer negócios – a maior parte dessa movimentação é em vendas de produtos. Sorte a nossa, que além de podemos contar com toda a facilidade de quem tem a experiência, ainda podemos obter os melhores preços, através das ofertas online.
Mas há outro tipo de venda que cresce bastante e posiciona-se entre os melhores negócios virtuais: o segmento de prestação de serviços online para empresas, no mercado B2B – um achado para quem precisa de serviço especializado em áreas nas quais não tem expertise ou mesmo para quem está precisando renovar seus contratos de prestadores de serviço e quer fazer mudanças e contratar novos profissionais. E o crescimento se deve ao fato dos usuários estarem mais familiarizados e mais confiantes com relação a compras e contratações de serviços via internet e também porque as empresas e os profissionais estão cada vez mais empenhados em melhor atender as necessidades de seus clientes.
Engenharia, TI, transportes, contabilidade, advocacia, consultoria, comunicação e marketing, decoração, representação e finanças e seguros, entre outros, são exemplos de serviços que o comprador – ou cliente – pode contratar online, no mercado B2B. Entre as vantagens estão, além da comodidade, a possibilidade de conseguir um ótimo preço de um serviço – e quando falamos em comodidade, nos referimos a não ser preciso gastar horas no telefone nem ter que andar de empresa em empresa fazendo cotações.
A oferta de prestação de serviços online vem de encontro às grandes necessidades do comprador – de não precisar mais esperar muitas horas e mesmo dias pelo seu orçamento, de se ver livre de processos demorados, burocráticos e muitas vezes economicamente não muito acessível. Elimina também o problema do comprador depender apenas de uma consultoria empresarial, por exemplo, pois o alcance se expande e, com isso, aumenta o número de prestadores de serviços capazes de atender determinados locais.
Os compradores têm na mão a ferramenta perfeita de acesso aos melhores profissionais de inúmeras atividades porém, cabe aos vendedores se fazerem ser vistos. Se não está sendo visto ainda, é porque está faltando algo que que reforce e melhore a sua venda online e que facilite o envio de sua proposta ao possível futuro cliente.
Uma boa solução aos dois – comprador e prestador de serviços? Procure por um marketplace de prestação de serviços online – ele faz a ligação certa entre quem precisa do serviço e quem vende o referido serviço. O prestador de serviços estará no meio e concorrendo junto com outros prestadores e o comprador tem a possibilidade de escolher entre os orçamentos recebidos qual o melhor e mais compensatório na sua situação – há, muitas vezes, diferenças bem significativas de valores entre um orçamento e outro.
Vale muito a pena deixar os processos físicos e começar a criar relações de negócios online, descobrindo todas as facilidades e funcionalidades de um marketplace disponíveis a apenas alguns cliques. Acesse o site do oHub e saiba mais.