Home > TI e Informática > Como conscientizar os funcionários sobre a segurança da informação na empresa?
conscientização segurança da informação

Como conscientizar os funcionários sobre a segurança da informação na empresa?

A conscientização da segurança da informação nas empresas não precisa ser um desafio tão grande quanto a própria segurança da informação já é!

Não podemos negar os grandes desafios que a segurança da informação enfrenta nos dias atuais, onde a quantidade de dados gerados pelas empresas aumenta exponencialmente.

Em um mundo tão conectado, onde qualquer pessoa carrega em seu bolso informações de grande importância para sua vida social e profissional, o desafio de conscientização da segurança da informação se torna uma prioridade.

Proteger os dados de sua empresa passa por diversos processos e todos eles apresentam um risco que deve ser avaliado e mensurado. Em meio a tudo isso o fator humano pode desempenhar um papel pouco tangível se não controlado adequadamente.

A conscientização sobre segurança da informação nas empresas é uma ótima forma de diminuir os riscos envolvidos em todos os processos que envolvem pessoas.

Portanto, neste post você verá como realizar esta prática da melhor forma e conscientizar os funcionários sobre segurança da informação em sua empresa.

Conscientização em segurança da informação

A conscientização em segurança da informação é extremamente necessária para minimizar os riscos que uma empresa está exposta.

Um relatório de violação de dados feito pela Verizon, em 2019, mostra que 34% das quebras de segurança da informação envolveram pessoas de dentro da organização.

Este relatório mostra a importância da conscientização em segurança da informação dentro de uma organização, bem como de uma política de segurança da informação.

Para mudar este quadro, é necessário a criação de campanhas de segurança da informação com intuito de informar e conscientizar os colaboradores de todas as práticas de segurança que envolve o seu trabalho na empresa.

Estes cuidados não são novidade e já são tomados em diversas organizações, inclusive com a criação de cartilhas de segurança da informação para empresas. 

Veremos então como conscientizar os colaboradores de uma organização e minimizar os riscos envolvendo a segurança da informação.

Criação de uma campanha de segurança da informação

A melhor forma de conscientização é a criação de uma campanha de segurança da informação para sua empresa.

Campanhas que envolvam todos os setores da empresa, da chefia aos estagiários, abordando os mais diversos assuntos.

Para a criação da sua campanha, o ideal é que você organize o conteúdo de acordo com a exigência que o cargo possui. Por exemplo: para um estagiário você pode colocar informações mais básicas envolvendo os cuidados primordiais, de acordo com o dia a dia de seu trabalho. Conforme você aproxima dos cargos de ponta, os profissionais possuem acessos a informações mais sigilosas e assim necessitarão mais consciência de segurança.

Desta forma você pode considerar dividir suas equipes em grupos ou mesmo criar materiais específicos para cada grupo. A exemplo que já citamos, o uso de uma cartilha de segurança da informação para empresas é um bom exemplo de como distribuir as informações mais básicas sobre o assunto.

Vamos falar um pouco mais sobre alguns dos cuidados básicos que a cartilha de segurança da informação para empresas deve conter.

Cuidados básicos que todos devem ter na empresa

Se tratando das melhores práticas em segurança da informação, você sempre pode contar com alguns cuidados muito simples e básicos em qualquer empresa.

Vamos então falar sobre cada um destes cuidados básicos que podem fazer parte de qualquer campanha de segurança da informação.

Alguns cuidados são:

  1. Senhas fortes
  2. Usar autenticação de dois fatores
  3. Sistema de auto-logoff
  4. Cuidados com e-mails
  5. Segurança no ambiente físico

1. Senhas fortes

A criação de senhas fortes já é um assunto antigo que, teoricamente, não deveria ser mais motivo para alarmes. Porém, a realidade não é essa e muitas pessoas ainda criam senhas fracas fazendo com que o acesso possa ser facilitado por invasores.

Senhas fortes precisam ter pelo menos 8 caracteres, possuir pelo menos uma maiúscula, número e caracteres especiais como, por exemplo, @ # $ %.

2. Usar autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é importantíssima pois minimiza o risco do acesso não-autorizado a um dispositivo. Exigindo uma segunda autenticação no momento do login.

Se, por algum motivo, alguém tiver acesso à sua senha, ou mesmo tentar fazer login de um local não usual, o sistema poderá impedir este acesso.

3. Sistema de auto-logoff

Permitir que um sistema faça logoff automaticamente quando ele detectar inatividade pode garantir que ninguém se aproveite da sessão que aquele usuário iniciou. 

Portanto, incentivar o seu uso, e até mesmo que seus colaboradores façam logoff quando saírem de suas estações de trabalho, poderá garantir mais segurança para sua empresa.

4. Cuidados com e-mails

E-mails são uma grande porta de entrada de problemas relacionados a segurança da informação nas empresas.

Por isso, é importantíssimo que você instrua seus colaboradores sobre os riscos associados e como ele poderá identificá-los.

Ensinar o colaborador a identificar esses riscos é uma das melhores formas de proteger sua empresa contra ataques desse tipo.

5. Segurança no ambiente físico

Nós não devemos nos esquecer da preocupação com a segurança no ambiente físico de trabalho. Algumas vezes basta um descuido para que alguém não autorizado mexa em algo e acesse (ou libere acesso à) informações sensíveis de sua empresa.

O cuidado também deve ser observado durante a ligação de dispositivos físicos como pendrives e HDs externos aos computadores da empresa. Dispositivos externos podem comprometer a segurança de sua empresa se não forem utilizados com segurança.

Leia também: 8 dicas de segurança patrimonial em empresas: descubra no que investir

Pronto para criar a sua cartilha de segurança da informação para empresas?

Como vimos, a conscientização em segurança da informação é uma importante ação direcionada aos colaboradores.

A segurança da informação vai muito além de dispositivos, softwares e processos digitais e precisa da atenção e conscientização das pessoas envolvidas. Só assim uma empresa pode minimizar os riscos de uma falha de segurança.

Uma das formas de aumentar a segurança da sua empresa é contratando a assessoria de uma empresa especializada em segurança da informação. Para isso, o oHub pode te ajudar. Em 5 minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.

Confira a lista completa de empresas no site. É gratuito e super rápido. Confira!

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial