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Consultoria de marketing: o que é e como contratar?

O marketing é uma tarefa complexa para seus funcionários? Sua empresa está com falta de pessoal suficiente para cobrir as demandas que essa área necessita? Diante disso, existem várias razões pelas quais a contratação de uma consultoria de marketing pode ser necessária para o seu negócio.

Porém, você pode se perguntar: “O que sua empresa ganha com a terceirização do  marketing?”

De fato, sabemos que empresas tem receio e ainda não se decidiram por uma consultoria de marketing. Por isso, exploramos as ideias mais importantes a serem lembradas ao contratar uma consultoria ou agência de marketing.

O que você ganha com uma consultoria de marketing?

Realmente, depende da sua equipe de marketing interna e quais são suas necessidades futuras. Algumas empresas menores podem precisar de uma consultoria de marketing para suprir todas as demandas necessárias.

Por outro lado, uma empresa maior já pode ter uma equipe interna e pode estar apenas procurando ajuda nas áreas que faltam. Por exemplo, pode-se precisar de ajuda para uma otimização de mecanismo de busca (SEO), design de site, bem como marketing de conteúdo.

Algumas empresas simplesmente desejam contratar uma consultoria de marketing de curto prazo para um projeto, treinamento ou plano de marketing específico que sua equipe interna possa implementar.

De qualquer modo, qualquer boa consultoria de marketing começará pesquisando seu negócio ou mercado. Dessa forma, eles usarão a pesquisa para desenvolver um plano para sua equipe ou eles mesmos implementarem. Assim, verifique se o plano de marketing da empresa escolhida responde bem a estas perguntas:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Qual é o objetivo do projeto, iniciativa ou programa?
  • Como os resultados serão medidos ou quais são as métricas de sucesso?

Diante disso, analisando as necessidades da empresa, a consultoria de marketing iniciarão o planejamento a partir das respostas.

O que ter mente ao contratar um consultor?

Contratar uma consultoria de marketing exige uma consideração cuidadosa. Por isso, listamos  alguns pontos para serem lembrados  antes de se contratar um consultor.

Lembre-se de orçar

Embora seja bom obter a melhor consultoria de marketing do mundo, provavelmente isso terá um custo. Sendo assim, pense no que  você pode pagar de verdade.

Pesquise bastante

Com a internet, você não tem desculpa para não se aprofundar sua pesquisa antes de contratar uma consultoria de marketing. Faça muitas pesquisas antes de bater o martelo sobre contratações, mudanças e novidades.

Obtenha algumas referências

Muitos consultores de marketing terão estudos de caso disponíveis que ilustram os resultados, tanto o valor da execução quanto as métricas. O que eles fizeram pelos outros e qual foi sua eficácia? Quais são as principais métricas para projetos ou programas relevantes? Solicite também referências, incluindo informações completas de contato. Dessa forma, você pode entrar em contato e ouvir seus clientes diretamente. Você precisa mais do que apenas a palavra deles.

Entreviste-os

Tenha um plano claro. Ou seja, tenha em mente o que você quer desta equipe. Tenha as perguntas relacionadas aos seus objetivos já prontas com antecedência. Além disso, preste atenção ao que eles te perguntam. Decerto, eles usarão as respostas dessas perguntas para apresentar uma proposta. Confira algumas possíveis perguntas:

  • Metas;
  • Cliente-alvo (dados demográficos/perfil);
  • Processo de tomada de decisão;
  • Concorrentes;
  • Pontos de diferenciação;
  • Oferta mais rentável;
  • Esforços de geração e conversão de leads;
  • Métricas de sucesso e como isso será medido.

Solicite uma proposta

Exija que as empresas de consultorias em potencial enviem uma proposta. Ou seja, peça que identifiquem o que precisa ser corrigido e como pretendem abordar problemas e oportunidades.

Ademais, os consultores devem oferecer recomendações detalhadas e explicar seus processos e sistemas. Você precisa de um consultor para ter uma direção clara.

Tome sua decisão

Por fim, depois de identificar o porquê de sua empresa precisar dos serviços de uma consultoria de marketing e concluir sua pesquisa, considerando suas opções, é hora de tomar uma decisão. Quem tem a melhor estratégia para sua empresa?

Como se preparar para iniciar uma consultoria de marketing

Primeiro, uma boa equipe de consultoria de marketing não aceitará seu dinheiro, a menos que acredite que possa realmente te ajudar. Diante disso, após a contratação, você precisa considerar as seguintes questões internas:

Você precisa de objetivos

Uma consultoria de marketing o ajudará a determinar o seu foco principal de atuação, bem como seus objetivos mais importantes, com base em onde você deseja estar em um ano, em três anos, em cinco anos. Ou seja, todos os objetivos serão considerados. Assim, a consultoria garantirá que o número de objetivos prioritários permaneça.

Você precisa dar ênfase na conversão

Este pode ser o ponto favorito.

Infelizmente empresas concentram-se apenas no tráfego e se esquecem que a prioridade mais alta deve sempre ser a conversão dos visitantes. Quando você descobrir como atrair visitantes ao seu site e possíveis clientes que respondem à sua apresentação de vendas para comprar, pode criar um negócio significativo.

Se deseja contratar empresas que efetuem consultoria de marketing com qualidade e credibilidade que sua empresa merece, o oHub pode ajudar.
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