Não importa quanto um gestor de negócios trabalhe para crescer e desenvolver sua empresa: pode chegar o momento em que uma ajuda externa será bem-vinda. Nesse caso, buscar uma consultoria empresarial pode significar avanços importantes para os negócios.
Um consultor de negócios trabalha com os clientes em vários aspectos do planejamento, estratégia e solução de problemas. Resumindo, contar com algum tipo de consultoria empresarial profissional pode fornecer informações e orientações para ajudar — e muito — uma empresa.
Uma parceria nesse sentido tende a fazer a diferença, tanto em termos de produtividade quanto em resultados para seu empreendimento. Afinal, essa é uma forma de dominar as habilidades negociais em diversos setores.
Para esclarecer mais sobre o tema e explicar o que é consultoria empresarial, oHub eslaborou este artigo para que você saiba, em detalhes, como a prestação de serviços funciona e como contratar uma para a sua empresa.
O que é consultoria empresarial?
Consultoria empresarial é um tipo de serviço prestado por empresas especializadas em fornecer orientações e direcionamento voltadas à otimização da performance dos negócios, com foco em produtividade, lucros e satisfação de seus clientes.
Para tanto, as empresas terceirizadas atuam em diversas frentes, e abarcam setores como a consultoria financeira empresarial ou a consultoria jurídica empresarial.
Ao contratar os serviços de consultoria empresarial, você, gestor, terá uma parceria poderosa que te ajudará a encontrar e resolver falhas, identificar oportunidades de crescimento e, mais importante, alavancar seus resultados de modo inteligente e lucrativo.
Esse tipo de serviço ajuda empresas de diferentes segmentos e portes. Em um pequeno negócio, o consultor pode focar em ajudar na estruturação de processos de gestão financeira, de modo a evitar desperdícios e aumentar a competitividade.
Em uma grande corporação, por outro lado, a consultoria pode atuar na otimização de operações complexas e integradas. Uma multinacional, por exemplo, precisará de medidas mais aprofundadas na gestão de pessoas ou da cadeia de suprimentos.
Exemplos de atuação da consultoria empresarial
Independentemente das características da empresa, há diversos exemplos práticos da transformação que uma consultoria do tipo pode promover.
Na parte da gestão, os consultores podem revisar a estrutura organizacional e propor alternativas para a composição e liderança de times. Eles também podem implementar métodos específicos de gerenciamento de tarefas e metas.
Quanto às finanças, um consultor costuma analisar as fontes de receitas e despesas, bem como o fluxo de caixa. Por meio dessa avaliação, é possível identificar oportunidades de economia, de ajustes de precificação e até de aumento da lucratividade.
Quanto à parte produtiva, os consultores conseguem identificar gargalos de produção ou podem trazer soluções para problemas atuais. Em uma indústria, por exemplo, essa atuação é essencial para otimizar os fluxos de trabalho e reduzir perdas, erros e ineficiências.
Como funciona uma consultoria empresarial?
Os serviços de consultoria empresarial seguem um procedimento previamente estabelecido. Desse modo, ajudam a compreender e solucionar os eventuais problemas de uma empresa, bem como oferecer soluções inteligentes e eficazes.
Entendido o que é consultoria empresarial, podemos assumir que este nicho segue, basicamente, 4 passos:
- diagnóstico organizacional: na primeira etapa, os profissionais da consultoria realizam uma análise minuciosa sobre os procedimentos internos do negócio. Assim, entendem o momento atual da empresa, identificam erros e tudo aquilo que pode ou precisa de melhorias;
- plano de ação: aqui, munidos das informações obtidas pelo diagnóstico da etapa anterior, os profissionais elaboram o plano de ação a adotar na solução dos problemas e alavancamento da sua empresa, e levam em consideração o que implementar e as boas práticas para cada setor envolvido;
- implementação do plano de ação: definidos os próximos passos, é chegada a hora de executar o novo plano de ação. Nesta etapa, é de suma importância que o consultor atente para o desenvolvimento do plano, a fim de identificar eventuais falhas ou oportunidades de melhoria;
- auditoria: uma vez implementado o plano e colhidos os primeiros resultados, é o momento de entender as mudanças ocorridas e apontar as melhorias aplicáveis. Nesta etapa, ocorre o refinamento do que foi apontado nos passos anteriores.
Vale ressaltar: os 4 passos acima são apenas uma visão geral sobre como funciona uma consultoria empresarial. As etapas mudam de acordo com a área de atenção ou a especificidade das atividades realizadas.
De modo geral, significa que se você deseja contratar essa parceira para cuidar das suas finanças, por exemplo, uma consultoria financeira empresarial poderá adotar outros procedimentos.
Quais os tipos de consultoria empresarial?
Podemos apontar como os principais tipos de consultoria empresarial:
- consultoria em responsabilidade social e ambiental;
- consultoria em tecnologia;
- consultoria em departamento de pessoas;
- consultoria financeira empresarial;
- consultoria de marketing;
- consultoria jurídica empresarial.
Saiba mais sobre cada uma a seguir!
Consultoria em responsabilidade social e ambiental;
Um nicho relativamente novo, que abarca as necessidades de empresas de todas as áreas no que diz respeito à atenção e ao controle das responsabilidades relacionadas ao meio ambiente e impacto social.
Consultoria em tecnologia
Muito buscada por empresas que desejam atualizar suas formas de atuação, seja por meio de conhecimento dos colaboradores ou com a implementação de novos sistemas de execução de atividades.
Consultoria em departamento de pessoas
O RH também é um nicho muito interessante e que pode apresentar mudanças significativas com os serviços de consultoria especializada.
Consultoria financeira empresarial
O setor financeiro de qualquer empresa pode se beneficiar com a expertise de uma consultoria financeira empresarial, seja no sentido de economizar recursos ou para entender como aprimorar o setor de compras.
Consultoria de marketing
Aqui, a consultoria pode oferecer insights poderosos sobre a situação atual do mercado, orientar e estruturar as estratégias adotadas pela empresa e propor medidas práticas para a criação e a otimização de campanhas on e off-line.
Consultoria jurídica empresarial
Um tipo de consultoria empresarial com foco nos aspectos jurídicos e legais da empresa, oferecendo informações que garantem que seus negócios não ajam em desacordo com as leis e não percam quaisquer oportunidades de direitos que lhe caibam.
O que faz uma consultoria empresarial na prática?
A consultoria trabalha, essencialmente, com a concessão de informações profissionais especializadas. A maioria das companhias desse tipo tem conhecimentos relacionados às mais diversas áreas de atuação de um negócio.
Diante disso, organizações e empresas de todos os setores contratam os serviços de consultoria empresarial para obter ajuda para resolver problemas específicos ou conselhos sobre a melhor maneira de lidar com certos aspectos de seus negócios.
Então, resumindo, o que uma empresa de consultoria empresarial faz na prática? Simples. Quando você solicita uma consultoria, os profissionais identificam problemas e ajudam a iniciar as mudanças necessárias para saná-los.
Além disso, você pode usar a empresa de consultoria para treinar funcionários e usar as habilidades dos consultores para “levantar” sua marca.
Quais são os benefícios de contratar uma consultoria para minha empresa?
Mais do que entender como funciona uma consultoria empresarial, é importante que você compreenda as vantagens da contratação desse serviço antes de tomar qualquer decisão.
As recompensas geralmente valem o investimento. Alguns dos motivos mais comuns pelos quais as empresas trabalham com consultores estão listados a seguir.
1. Obter uma perspectiva externa
Inegavelmente, depois de trabalhar tanto em um nicho de mercado, conhecendo diversas empresas do setor, há uma visão holística do ramo. Sendo assim, uma empresa de consultoria pode trazer uma percepção totalmente diferente da que o gestor da empresa tem.
Na prática, funciona basicamente assim: o consultor empresarial atua como um “terceiro neutro”. Sua função é fornecer à empresa uma perspectiva externa sobre o que está errado e onde é possível melhorar.
Portanto, com um novo olhar, os consultores podem identificar rapidamente os desafios que impedem o crescimento da empresa, resultando em mudanças essenciais que vão beneficiar altamente a contratante (no caso, a sua empresa).
2. Aproveitar recursos valiosos
Como gestor, seu dia provavelmente é preenchido com uma variedade de tarefas que deixam pouco tempo para se concentrar em mudanças e iniciativas focadas em crescimento. Quando você tem um consultor de negócios ao seu lado, pode tirar proveito de uma riqueza de recursos.
O principal objetivo de um consultor é ajudar a tornar seus negócios mais eficientes. Para tanto, a maioria dos profissionais estabelece processos e ferramentas que podem ser usados para avaliar práticas empresariais, o que evita que você precise contratar funcionários extras.
3. Trazer novas habilidades empresariais
Embora você provavelmente já tenha um sólido entendimento das práticas comerciais e de todas as áreas que a acompanham, não é possível que uma pessoa saiba tudo.
Assim, o que torna um consultor de negócios tão útil é o fato de que ele se especializa em estratégias. Não só isso: há também a incorporação de tendências e metodologias de negócios que fazem com que as iniciativas trazidas estejam alinhadas aos rumos do setor.
As habilidades da consultoria podem ser benéficas em curto prazo, enquanto você tenta implementar novas mudanças. Paralelamente, podem ser úteis em longo prazo, pois os funcionários aprendem novos “truques” de mercado que podem ser usados muito tempo após o vencimento do contrato da empresa contratada.
4. Economizar tempo e dinheiro
Fazer malabarismos com várias tarefas pode ser estressante para qualquer pessoa. No entanto, quando você é forçado a assumir ainda mais funções de gerenciamento ou contratar novas pessoas para assumir esses empregos, seu empreendimento pode sofrer perda de tempo e dinheiro.
Como contratar uma consultoria empresarial geralmente é um investimento temporário, você não precisa se preocupar em colocar permanentemente outro funcionário na folha de pagamento.
Embora um consultor represente um investimento inicial maior, os profissionais não são funcionários em período integral, o que pode poupar dinheiro em médio e longo prazo.
5. Solicitar aos funcionários que atinjam metas
Quando os funcionários são confrontados com um desafio que está fora de seus conhecimentos, pode haver alguma hesitação ou atraso no alcance dos resultados. Metas de curto prazo geralmente exigem tempo, esforço e habilidades, e alguns funcionários podem sentir como se fossem um fardo.
Um consultor de negócios sabe como motivar os funcionários a alcançar objetivos em prazos que podem ser altamente benéficos para o crescimento de um negócio.
Quanto custa uma consultoria empresarial?
A esta altura, depois de entender melhor o que é uma consultoria empresarial, é natural que você se pergunte qual o investimento necessário para contratar esse tipo de parceria.
A questão aqui é que, para saber quanto custa uma consultoria empresarial, é necessário considerar vários fatores, tanto internos quanto externos, que podem influenciar diretamente a precificação dos serviços.
Isso porque, a depender do escopo do trabalho, das especificidades e de todas as necessidades apresentadas pelo seu negócio, o valor pode mudar para menos ou para mais.
Portanto, antes de qualquer atitude, é imprescindível entrar em contato com algumas empresas de consultoria que ofereçam o tipo de atividade que você busca e solicitar um orçamento personalizado.
Apenas assim você consegue identificar quanto custa uma consultoria empresarial e, mais do que isso, o que essa nova parceria pode fazer para ajudar seus negócios.
Por que contratar uma consultoria empresarial terceirizada?
Negócios de todos os setores podem se beneficiar do trabalho com uma empresa de consultoria empresarial. Muitas novas organizações entendem a importância de contratar uma consultoria, pensando, principalmente, nas mudanças que podem ser organizadas pelos profissionais da área.
Empresas estabelecidas também podem obter muitas vantagens com a contratação de uma consultoria em gestão empresarial, principalmente quando tentam expandir seus negócios. Quando ocorrem problemas que afetam as finanças ou a reputação de uma empresa, um consultor pode ajudar a encontrar uma solução antes que seja tarde demais.
Os serviços prestados por empresas de consultoria empresarial podem ter um grande impacto sobre os seus negócios de maneira positiva.
Além do que já apresentamos neste texto, muitas empresas de consultoria em gestão empresarial indicam outras parcerias estratégicas para o crescimento do seu negócio, enxergando, na terceirização (ou BPO – Business Process Outsourcing), um avanço importante para o futuro.
Por fim, o consultor certo pode trazer informações, conselhos e soluções eficazes para a mesa, usando seu conjunto de habilidades exclusivas e bastante experiência especializada.
Desta forma, você garante que a sua empresa esteja assistida em todos os aspectos possíveis, dirimindo, assim, as chances de prejuízos — financeiros, relacionados à produtividade ou qualquer outro aspecto do seu negócio.
Quando é ideal contratar uma consultoria empresarial?
Contratar uma consultoria empresarial costuma ser uma decisão estratégica focada em resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade de mercado. Em determinados momentos, essa contratação se mostra especialmente relevante.
Veja quais são os principais casos que indicam a necessidade de contratar uma consultoria.
Momentos de crise
Se o negócio estiver em uma crise — seja por motivos internos ou externos —, o apoio de uma consultoria tende a ser bastante vantajoso. Inicialmente, os consultores ajudam a identificar a causa do problema, o que permite atuar sobre a situação de modo direcionado.
Os consultores também criam planos de recuperação e ajudam a implementar as soluções necessárias — como corte de custos, reestruturação de áreas ou otimização de processos.
Já no caso de crises de imagem, a consultoria é especialmente útil para mitigar os danos à reputação do negócio e para recuperá-la. Por meio de uma gestão de crise profissional, há como adaptar as estratégias de comunicação para conter o problema.
Expansão de mercado
Ao considerar o que faz uma consultoria empresarial, você nota que esse negócio não atua apenas em momentos desfavoráveis. O trabalho dos consultores externos também é útil para apoiar o crescimento do empreendimento, como em uma expansão de mercado.
Esse processo acontece quando a empresa deseja lançar produtos para alcançar um novo nicho ou quando decide entrar em outro mercado, como ao abrir uma filial. Nesse sentido, o primeiro passo da consultoria é verificar se a empresa está preparada para dar esse passo.
Depois, os consultores atuam para preparar a empresa para esse movimento. Entre as medidas adotadas estão a adaptação ou o lançamento de produtos, a criação de estratégias de marketing e adaptação da estrutura do negócio.
Reestruturação interna
Em muitos casos, a empresa precisa passar por uma reestruturação interna para operar melhor ou se adaptar à nova realidade e aos desafios do mercado. Para tornar o processo mais fácil e efetivo, faz sentido procurar a ajuda de uma consultoria empresarial.
Essa é uma forma de contar com a ajuda de profissionais especializados e dedicados a analisar os processos internos, avaliar os setores e identificar pontos críticos. Eles também sugerem melhorias, indicam um plano de ação e ajudam a implementar as mudanças.
Pode ser o caso de definir que faz mais sentido terceirizar atividades que não estejam ligadas à atividade-fim do negócio. Nessa situação, os consultores ajudam a realizar essa transição de modo que o empreendimento se mantenha em operação e tenha melhores resultados.
Necessidade de inovação
Diante de um mercado mais competitivo, dinâmico e com consumidores mais exigentes, inovar é preciso. No entanto, realizar as mudanças necessárias não é tão simples, o que leva à necessidade de buscar o apoio de uma consultoria.
Os consultores ajudam a identificar tendências de mercado e cruzam essas informações com os objetivos e atuação do negócio. Assim, é mais fácil identificar quais são as soluções, tecnologias e outras novidades que fazem sentido para a companhia,
Pense no caso de um negócio que deseja automatizar tarefas, inclusive com o apoio da inteligência artificial. O consultor terá a missão de identificar quais processos tendem a se beneficiar dessa mudança e como deve ser a execução.
A depender do escopo de atuação, a consultoria pode ajudar na seleção de parceiros estratégicos e até no gerenciamento da mudança.
Como identificar que é preciso contratar uma consultoria?
Não adianta saber o que faz a consultoria empresarial se você não compreender qual é o momento de realizar a contratação. Para não perder oportunidades e evitar riscos de adiar a decisão, o ideal é ter atenção aos sinais que apontam para essa necessidade.
Confira quais são!
Queda ou estagnação nos resultados
Um dos indícios mais claros da necessidade de buscar um olhar externo é a falta de resultados expressivos. Se o negócio estiver estagnado ou, pior, estiver diante da queda de performance, significa que algo não funciona como deveria.
Essa perda na performance pode aparecer na forma de queda nas vendas, aumento na rotatividade da equipe ou redução da margem de lucro, entre outros pontos.
Se os esforços internos ainda não foram suficientes para reverter o quadro, os consultores costumam ser muito úteis. Eles conseguem propor soluções personalizadas para diferentes setores, além de trazer uma perspectiva inovadora e sem vieses.
Perda de competitividade
Outro indício de que é necessário contratar uma consultoria empresarial é a perda de competitividade. O cenário ocorre quando o negócio tem dificuldades de acompanhar as mudanças e perde participação de mercado, como consequência.
O papel da consultoria passa a ser identificar onde estão as principais barreiras do negócio e como superá-las. A empresa externa também atua para traçar planos de ação, em especial com foco no reposicionamento da marca no mercado.
Desafios recorrentes
Se você tem enfrentado desafios recorrentes na gestão, é provável que falte um olhar externo para identificar e solucionar o problema. Inclusive, muitas vezes essa solução é possível porque o consultor já identificou situações semelhantes em outros negócios.
Se o problema for a alta taxa de rotatividade da equipe, a consultoria pode ajudar a traçar novas práticas para otimizar a gestão de pessoas. Já se o problema for a gestão de fluxo de caixa, a identificação de um problema na alimentação dos dados pode ajudar a solucionar a questão.
Identificação de oportunidades
Em um cenário mais positivo, a contratação de uma consultoria empresarial pode se tornar indispensável quando existe uma oportunidade latente. A ajuda externa é especialmente bem-vinda quando a empresa tem alguma dificuldade para explorar a possibilidade com eficiência.
Pense no caso de uma empresa tradicional que deseja abrir o próprio e-commerce. A atuação dos consultores é fundamental para verificar a viabilidade do projeto e para integrá-lo à estratégia atual do negócio.
Como contratar uma consultoria empresarial para seus negócios
Agora que você já sabe o que é consultoria empresarial, como este serviço é transformador para inúmeros negócios e as vantagens de contar com a parceria, que tal dar o próximo passo e garantir um cuidado extra para a sua empresa?
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