Home > Contratar fornecedores > Consultoria organizacional – conceito e exemplos
Contratar uma consultoria organizacional sempre traz bons resultados para a empresa.

Consultoria organizacional – conceito e exemplos

Uma consultoria organizacional é um processo entre um consultor, que pode ser externo ou interno, e a empresa, onde o consultor auxilia os colaboradores em tomadas de decisões sem interferir diretamente na situação, ou seja, o consultor busca fazer com que os colaboradores, sejam executivos ou auxiliares, busquem o melhor caminho para direcionar suas metas e objetivos.

A consultoria organizacional trabalha fazendo com que os colaboradores do cliente busquem criar o contexto necessário para as características da própria empresa, e nessa atividade, ele mantém-se numa situação de não interferência. Uma consultoria organizacional apresenta algumas vantagens para a empresa, uma vez que:

  • Traz para a empresa uma visão externa, resultado das atividades em uma diversidade de clientes e serviços;
  • Mantém-se neutro, por não fazer parte da estrutura da empresa;
  • Traz a experiência na solução de problemas semelhantes, dando ideias aos colaboradores para que eles próprios encontrem a soluções;
  • Concentra sua atenção nas necessidades dos clientes, por não estar envolvido com as tarefas diárias dentro da empresa; e
  • Funciona como catalisador, gerando o impulso para as mudanças.

Uma empresa que se mostra interessada na consultoria organizacional, geralmente, passa por um processo onde, após a escolha e contratação do consultor, é realizado um planejamento das mudanças solicitadas e da implementação de ações, devendo o consultor apenas deixar que essas mudanças tomem o seu rumo, sem sua interferência direta.

Como contratar uma consultoria organizacional

Para a contratação de uma consultoria organizacional, os diretores devem levar em conta alguns itens importantes, entre os quais:

  • Encontrar o motivo para contratar a consultoria, sabendo exatamente o que a empresa precisa;
  • Verificar se não há, dentre os colaboradores, um profissional que possa encontrar a solução dos problemas;
  • Calcular a relação custo-benefício, sabendo exatamente o prazo para o trabalho a ser realizado;
  • Manter o controle das decisões empresariais, entendendo que o consultor é a pessoa que irá analisar e direcionar os colaboradores e não agir diretamente;
  • Acompanhar todo o processo e o levantamento dos resultados obtidos.

Os diretores devem, também, colocar-se como clientes dispostos a ouvir e entender a opinião do consultor organizacional, conscientizando os colaboradores para a necessidade de mudança, para não criar resistência às alterações exigidas.

Como funciona a consultoria organizacional

A consultoria organizacional normalmente é realizada com a presença do profissional denominado Coach, ou seja, um treinador experiente em assuntos relacionados com a administração pessoal e profissional dos clientes que precisam melhorar o seu desempenho.

Sua atitude perante o cliente deve ser a de incentivador e de monitorador de ações, não interferindo nos processos e deixando que o próprio cliente analise as iniciativas, conseguindo melhorar sua performance.

A consultoria organizacional tem pelo menos duas categorias específicas: a consultoria interna e a externa.

Na consultoria organizacional externa, a atuação do consultor é feita por um profissional externo, que busca conhecer e assessorar o cliente na busca das mudanças, procurando melhorar o trabalho dos colaboradores, aumentando os resultados e lucros obtidos pela empresa.

A consultoria organizacional interna é realizada por um profissional do quadro de pessoal da empresa, que está envolvido com a cultura e com os valores da organização. Neste caso, por estar presente dentro da empresa, atuando junto com os outros colaboradores, conhece melhor as demandas e os processos internos, podendo colaborar mais diretamente para melhorar a atuação da empresa no mercado.

Uma consultoria organizacional deve passar por algumas etapas, como podemos ver a seguir:

  • Reconhecimento da situação da empresa, quando são levantados os dados sobre a empresa, os principais problemas e os aspectos que precisam de melhoria, estabelecendo métodos e ferramentas que serão utilizados durante a consultoria;
  • Diagnóstico da situação da empresa, quando o consultor apresenta as informações coletadas a partir de seu reconhecimento e apresenta a metodologia de trabalho em busca de melhorias;
  • Implantação de metodologia, quando são colocadas em prática as decisões e as ações tratadas durante o diagnóstico da situação;
  • Finalização da consultoria, quando são avaliados os métodos aplicados e os primeiros resultados obtidos. Nesta fase também pode ser feita uma avaliação de outros setores da empresa, onde os diretores irão verificar se há necessidade de outras mudanças ou se os resultados almejados podem ser resolvidos pela própria empresa.

A consultoria organizacional, dentro do contexto de organização empresarial, podem ser aplicadas nos aspectos econômicos, financeiros, de processos industriais e de recursos humanos. Muitas empresas também utilizam a consultoria organizacional utilizando o método de coaching, uma ferramenta bastante aplicada no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, podendo ser desenvolvida tanto nos aspectos profissionais e pessoais dos profissionais, e mostrando que vem conseguindo excelentes resultados para os colaboradores e para as organizações.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial