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Consultoria patrimonial: o que é, como funciona e quando contratar

A consultoria enfrenta a expansão da tecnologia e as mudanças nas demandas dos consumidores. Com isso, muitas empresas de consultoria patrimonial estão procurando formas de acompanhar as expectativas crescentes dos clientes.

Embora as empresas de primeira linha possam ter força suficiente para continuar empregando o modelo tradicional de consultoria empresarial por enquanto, muitas pequenas e médias empresas são desafiadas pelas novas tecnologias.

Essas empresas estão procurando maneiras de superar esses desafios e se diferenciar de seus concorrentes maiores. Como resultado, vemos uma tendência crescente no mundo da consultoria patrimonial.

O que é consultoria patrimonial?

Antes de nos aprofundarmos nas razões pelas quais a consultoria patrimonial é importante, vamos discutir exatamente o que ela implica.

Consultoria patrimonial significa consultoria em que ferramentas e produtos são o principal ativo, em vez do capital humano.

Onde tradicionalmente as empresas de consultoria confiam em seu talento para o sucesso, a consultoria patrimonial substitui grande parte da dependência de talentos por ferramentas e modelos de negócios, fazendo uso das inovações tecnológicas disponíveis atualmente.

Em outras palavras, a consultoria patrimonial envolve tomar algumas das coisas que os consultores tradicionalmente realizam com suas habilidades e conhecimentos pessoais e produzi-los, transformando-os em ferramentas que podem ser usadas repetidamente para o envolvimento do cliente.

Embora certamente as empresas de consultoria continuem a depender, em parte, de seu talento, as tendências sugerem que a consultoria patrimonial começará em breve a substituir os processos antiquados por ferramentas que possam ter um desempenho mais consistente e com um retorno de investimento (ROI) mais provável.

Nesta próxima seção, examinaremos algumas das tendências que demonstram a crescente necessidade de consultoria patrimonial para o crescimento dos negócios.

Por que contratar uma consultoria patrimonial?

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Desafios geográficos

À medida que mais e mais empresas crescem e expandem operações, o modelo de consultoria tradicional torna-se cada vez mais difícil de acompanhar.

Para realmente entender o que está acontecendo em uma organização, consultores tradicionalmente viajam para o local dos clientes para realizar descobertas, integrando-se às organizações para obter uma compreensão holística.

No caso da expansão de empresas, os desafios da descoberta dos clientes crescem exponencialmente, pois os consultores precisam gastar mais tempo e recursos viajando para locais diferentes.

A consultoria patrimonial usa ferramentas para substituir ou complementar o processo de descoberta do cliente e consegue garantir que a mesma percepção seja obtida sem a enorme despesa de tempo e recursos.

Conhecimento crescente das operações

Considerando que as organizações nas últimas décadas sabiam relativamente pouco sobre suas indústrias e concorrentes, as empresas hoje estão se tornando mais sábias em relação às melhores práticas da indústria e às atividades dos concorrentes, bem como aos detalhes em torno de suas próprias operações internas.

Como resultado, muitos deixam de ver os consultores como eles têm atuado tradicionalmente.

Em vez de procurar consultores para fornecer conhecimento sobre o setor e suas próprias operações, estratégia e desempenho, os clientes exigem soluções inovadoras e com ROI potencial melhor.

A análise e tecnologia de big data que aproveita a inteligência organizacional pode ajudar a consultoria patrimonial a obter o nível de conhecimento necessário para fornecer essas soluções inovadoras.

Evolução das expectativas do cliente

Os clientes também esperam mais expertise e resultados especializados de empresas de consultoria patrimonial.

Não mais contentes com o talento da cultura de negócios que as principais empresas de consultoria oferecem, os clientes querem consultores com profundo conhecimento de suas indústrias e experiência com os desafios específicos que estão enfrentando.

Empresas de consultoria patrimonial maiores que não se concentram em um nicho de mercado não têm esse tipo de talento hiperespecializado. Além disso, hoje, os clientes esperam soluções especializadas para seus problemas, em vez das soluções gerais que muitos consultores tradicionalmente fornecem.

Muitos começam a exigir preços com base no resultado dos trabalhos, e não na quantidade de esforço do consultor colocado neles. Com a produção de seus modelos e estruturas de negócios, os consultores podem fornecer soluções repetíveis e rastreáveis ​​para problemas específicos do cliente.

O foco, portanto, está menos na expertise dos consultores que realizam o engajamento e mais no resultado do engajamento em si.

O talento humano sempre será um fator significativo na consultoria de gestão, mas para se manter à frente da concorrência e atender às expectativas dos clientes, muitos consultores fariam bem em adotar a consultoria patrimonial como uma solução.

Benefícios da consultoria patrimonial

Embora certamente existam barreiras à adoção da consultoria patrimonial, essas barreiras não são de forma alguma impossíveis de serem superadas.

Enquanto algumas empresas de consultoria podem ser mais lentas de trabalhar do que outras, os benefícios da consultoria patrimonial sem dúvida continuarão atraindo consultores.

1. Consistência/Repetibilidade

Como a consultoria patrimonial depende mais de produtos do que de pessoas, os engajamentos têm mais consistência na produção.

As ferramentas fazem um trabalho melhor do que as pessoas em executar mais ou menos da mesma maneira todas as vezes, então o produto no final é mais consistente.

Essa consistência faz o benchmarking contra outros players do setor e marca o progresso interno de forma muito mais fácil e precisa, já que um engajamento é muito mais repetitivo.

2. Talento

As principais empresas de hoje confiam no talento como seu principal diferencial. Eles se vendem como centros de talentos e só contratam das melhores escolas de negócios.

O problema é que, enquanto nas décadas anteriores a consultoria era a melhor escolha para os formandos das faculdades de administração, os formandos de hoje buscam entrar em empresas mais inovadoras.

A retenção de talentos também é um problema, já que a maioria dos consultores de nível júnior não pretende permanecer no setor de consultoria por suas carreiras inteiras.

Os benefícios de consultoria patrimonial colocam o foco nos produtos em vez de no talento, diminuindo a pressão de contratação e retendo apenas os principais talentos.

3. Rapidez

A consultoria patrimonial depende de tecnologia e não de funções humanas. Portanto, ela tem a capacidade de realizar as mesmas tarefas ou tarefas semelhantes com uma velocidade muito maior.

As partes mais demoradas do trabalho do consultor, como a descoberta e análise de clientes, podem ser substituídas ou complementadas por produtos que aceleram consideravelmente o projeto como um todo.

Conjuntos de dados complexos ou grandes quantidades de dados podem ser mais facilmente classificados, e dados mais conectados levam a insights mais profundos e a um ROI melhor.

Embora a adoção de consultoria patrimonial exija algum esforço das empresas de consultoria, o atual clima de negócios está caminhando continuamente para isso.

Felizmente, os benefícios que os consultores obtêm da consultoria patrimonial certamente ajudarão a acelerar sua adoção.

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