Home > Facilities > Limpeza > Contrato de limpeza: o que não pode faltar? Nova Lei e dicas para garantir a sua segurança
contrato-de-limpeza

Contrato de limpeza: o que não pode faltar? Nova Lei e dicas para garantir a sua segurança

Cada vez mais empresas, condomínios, hospitais e outros espaços, estão optando pela contratação de serviços terceirizados de limpeza. Entre muitas vantagens que esse modelo de trabalho apresenta, existe a necessidade de atenção ao assinar um contrato de limpeza. 

Assim como a contratação de qualquer outro serviço, é fundamental ter a certeza de que o que está sendo contratado é exatamente o que você precisa. 

Além disso, é por meio de um bom contrato de prestação de serviços de limpeza que você evita dores de cabeça futuras, seja em relação a qualidade do serviço prestado ou a possibilidade de encerrar a parceria sem sofrer com grandes prejuízos financeiros. 

Mas, quais as informações mais importantes em um contrato de limpeza? Como firmar uma parceria de qualidade com uma empresa de prestação de serviços de limpeza? A seguir, separamos insights valiosos para você que deseja iniciar um trabalho como esse. 

Como fazer contrato de limpeza? O que não pode faltar!

As dicas que separamos a seguir são importantes para garantir a segurança das duas partes envolvidas nesse contrato: a empresa contratante do serviço e a empresa que presta o serviço. 

O contrato de limpeza formaliza o que foi acordado durante as negociações e o que está apresentado na proposta. É o documento legal que irá estabelecer as obrigações, deveres e direitos de cada parte. 

Por isso, estamos falando de um documento legal, que pode e deve ter poder jurídico, caso necessário. 

Nesse sentido, mesmo adotando as dicas que apresentamos aqui, é importante que você busque o apoio de um advogado, para que ele possa instruir melhor a construção desse modelo de contrato. 

Dito isso, seguirmos para as informações que devem constar nesse documento. Acompanhe!

Um contrato de limpeza é como outro contrato de facilities e deve conter informações e cláusulas que contemplem tópicos como: 

  • dados como nome, razão social, CNPJ e endereço da empresa contratante e da empresa contratada, 
  • especificação do tipo de limpeza que deve se prestada, por exemplo, limpeza predial, empresarial, indústrial, limpeza hospitalar, ou outro modelo, 
  • lista com todas as atividades de limpeza que estão inclusas no valor contratado, por exemplo, limpeza de escritórios, caixa d’água, piscina, hall de entrada, banheiros, cozinhas, áreas de máquinas, UTIs, CTIS e recepção, entre outros, 
  • periodicidade da limpeza (pode ser anexado um cronograma), 
  • demais responsabilidades e deveres de ambas as partes,
  • prazo do contrato,
  • valores da contratação e formas de pagamento, 
  • prazos de pagamento,
  • cláusula sobre cancelamento de prestação de serviço, para ambas as partes,
  • informações sobre a possibilidade de substituição de colaboradores
  • obrigações da empresa contratada sobre pagamento de encargos trabalhistas a seus funcionários
  • lista de materiais que serão usados ou observação sobre o tipo de fornecimento de materiais. 

Um contrato de limpeza que tenha todas essas informações, vai garantir a segurança de ambas as partes e facilitar a organização das atividades que deverão ser executadas a partir da assinatura do documento. 

Mais uma vez reforçamos a necessidade de buscar apoio profissional de um advogado para revisar seu contrato. 

O contrato de prestação de serviços de limpeza, entretanto, é apenas um dos cuidados na hora de contratar serviços de limpeza terceirizados.

O que observar antes de contratar uma empresa? 

Para saber se uma firma de limpeza é boa, indicamos que a empresa contratante observe questões como: 

  • formação dos profissionais da empresa e política de treinamentos, 
  • nível de satisfação dos clientes atuais, 
  • reputação no mercado,
  • médias dos preços cobrados em relação aos concorrentes, 
  • materiais de limpeza utilizados,
  • tipos de serviços prestados.

Além disso, algumas práticas podem ajudar na gestão de facilities dentro da empresa contratante, antes de assinar o contrato entre elas:

  • definir um profissional que irá acompanhar se as questões contratuais estão sendo cumpridas, 
  • analisar e listar todas as necessidades relacionadas ao serviço que será contratado para não deixar de fora anda que fará falta posteriormente,  
  • Pesquisar fornecedores e comparar suas propostas. 

No site da oHub, você consegue fazer pedidos de orçamento para várias empresas de limpeza, enviando apenas um formulário. Confira a lista completa de fornecedores cadastrados. Conheça mais sobre a empresa, no vídeo abaixo. 

Já conhece a nova Lei de Terceirização?

Talvez você tenha ouvido falar sobre a nova Lei de Terceirização, que flexibiliza a contratação de serviços terceirizados por tempo ilimitado dentro das empresas. 

Conhecer o que diz essa Lei vai ajudar na construção de um contrato de limpeza que esteja de acordo com a Lei e que assim tenha realmente validade legal. 

A nova Lei da Terceirização permite que os contratos de terceirização não tenham limite de duração e permite que se terceirize qualquer espécie de atividade, seja principal ou secundária.

Para cumprir a Lei, entretanto,é fundamental especificar: 

  • o local do trabalho, 
  • horário do expediente, 
  • forma de execução da atividade e demais dados que esclareçam as condições da terceirização.

Já se sente mais seguro para montar um contrato de limpeza? Em caso de dúvidas deixe nos nossos comentários, será um prazer responder suas questões e te ajudar a dar mais esse passo rumo a facilidade de gestão e redução de custos da sua empresa.

No site da oHub, você encontra fornecedores de serviços de limpeza, portaria, recepção e segurança.

O passo a passo é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:

  • preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
  • especifique a localização da sua empresa;
  • forneça os dados para contato do fornecedor.

Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados para o contrato de limpeza que você precisa. Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.

E se você gerencia uma empresa de terceirização de limpeza, conte com a gente para tirar suas dúvidas. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes.

Sobre Equipe oHub

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial