Você encontrou o profissional perfeito para aquele serviço específico de tecnologia que precisava, mas, como oficializar o contrato de outsourcing de TI?
Essa é a dúvida de muitas empresas que buscam parceiros para atender demandas específicas em seu negócio, afinal, é esse documento que determina tanto o sucesso como os detalhes das ações executadas.
Por isso, se você pensa em contratar outsourcing de TI, continue a leitura. Hoje, o oHub te mostra mais informações sobre o modelo de contrato de outsourcing em TI. Confira!
O que é um contrato de outsourcing de TI?
Contrato de outsourcing de TI é o documento que formaliza todos os detalhes dos serviços e obrigações entre contratado e contratante.
Ou seja, é nesse tratado que ficam as informações essenciais ao contratar outsourcing de TI. Afinal, é esse registro que servirá como guia para todos os passos durante a execução do projeto, assim como para a boa relação entre as partes.
O que deve constar em um contrato de outsourcing de TI?

As principais cláusulas de um contrato de outsourcing de TI são:
- escopo dos serviços: descreva com detalhes todos os serviços que serão prestados pelo profissional contratado;
- acordo de nível de serviço (SLA): assim como o ponto anterior, vale a pena frisar quais são os objetivos esperados com essa implementação, seja em qualidade, números ou outro tipo de métrica;
- prazos e condições: estabeleça o tempo limite para a entrega do projeto e a forma de cobrança (por quantidade de horas trabalhadas ou dias, por exemplo);
- responsabilidade das partes: discorra sobre quais são as obrigações de ambos — contratante e profissional terceirizado;
- preços e formas de pagamento: especifique os valores acordados e condições de pagamento;
- segurança e conformidade: como se trata de tecnologia, é essencial garantir, formalmente, a segurança das informações compartilhadas;
- gestão de riscos: defina um plano emergencial para casos extremos;
- cláusulas de rescisão: por fim, deixe claro o que determinará o fim da parceria, as consequências para as partes e a responsabilidade de cada uma.
Embora essas informações apareçam, de modo geral, em qualquer tipo de contrato de outsourcing de TI, existem diferentes modelos do documento. Veja quais são a seguir.
Modelos de contrato de outsourcing de TI
Como é possível imaginar, existem diferentes tipos de contratos na área de outsourcing em TI, até porque as empresas têm necessidades distintas umas das outras. Confira quais são os modelos e escolha o que melhor se encaixa ao seu negócio.
Contrato fixo
Um dos mais utilizados pelas empresas. Aqui, o profissional oferece um escopo fechado, ou seja, pré-determinado no modelo de contrato de outsourcing em TI inicial.
É ideal para projetos pontuais ou parcerias de curto prazo, em que não existe a necessidade de mudanças constantes. Se essa for uma opção, basta incluir um aditivo e pronto.
As principais vantagens incluem:
- valores fixos ao contratar outsourcing de TI;
- baixo risco, por ser um projeto “fechado”;
- não costuma ser supervisionado.
Enquanto as desvantagens são:
- menor controle do processo, por depender de um terceiro;
- comunicação reduzida.
Contrato baseado em tempo e material
Esse modelo de contrato de outsourcing em TI, acontece quando o cliente paga pelo tempo e pelos materiais utilizados.
É uma opção para projetos de curta duração, nos quais existe a dificuldade de definir exatamente o que será preciso.
As vantagens de escolher esse modelo são:
- cooperação entre profissional e empresa;
- maior flexibilidade de escopo.
Já as desvantagens incluem:
- necessidade de confiança da empresa em relação ao profissional;
- acompanhamento constante de ambos.
Contrato gerenciado
Por fim, o contrato gerenciado é quando uma corporação contrata uma companhia que presta serviços de TI externos. Assim, profissionais altamente capacitados são os responsáveis por analisar e planejar ações para o escopo contratado.
Geralmente, essa contratação acontece via terceirização — a empresa contratante não tem nenhum vínculo com os colaboradores contratados.
Aqui, os pontos positivos incluem:
- redução de custos com treinamentos ou equipe;
- atualização rápida das mudanças do mercado tecnológico;
- foco da empresa no operacional.
E o ponto negativo é:
- pode ser mais caro do que os modelos anteriores.
Leia também: Como a consultoria de TI ajuda seu negócio?
O que mais considerar em um contrato de outsourcing de TI bem estruturado?
Como você já percebeu, existem muitas outras questões envolvidas na criação de um modelo de contrato de outsourcing em TI, principalmente os três pontos abaixo:
- clareza e transparência: ao explicar detalhadamente todo o escopo, pagamento, obrigações, há mais clareza na relação contratada;
- redução de riscos: com o documento assinado, ambos os envolvidos têm menos riscos operacionais e financeiros;
- garantia de qualidade: com os SLAs definidos, a empresa temi um comprovante que assegura a qualidade tanto dos serviços contratados, como dos serviços recebidos.
Ou seja, ter um contrato de outsourcing de TI bem estruturado é o que garante a clareza e transparência entre as partes, tanto para reduzir riscos operacionais e financeiros, como para assegurar a qualidade dos serviços prestados com SLAs bem definidos.
Esse documento é a espinha dorsal da relação entre a empresa contratante e o fornecedor, pois estabelece regras e expectativas claras e detalhadas para todos. Assim, se tem uma melhora na eficiência e eficácia das operações de TI, o que contribui para o sucesso geral do projeto.
Como oHub pode ajudar na elaboração de contratos de outsourcing de TI!
Continua com dúvidas ou com receio de como criar o seu próprio contrato de outsourcing de TI? O oHub te ajuda!
A nossa plataforma está pronta para te auxiliar na personalização ou gestão de contratos eficientes. Basta acessar o nosso painel e preencher todas as informações referentes ao planejamento desejado.
Lá, você recebe várias cotações de diferentes profissionais sem ter que pagar nada! Depois disso, basta escolher o profissional e pronto: é só dar start em seu projeto.
Clique aqui e peça seu orçamento com oHub agora mesmo!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer