Repensar o convite de treinamento para funcionários é vital para aumentar o engajamento dos colaboradores que, segundo este estudo da Gallup, está em queda.
Você também percebeu tal cenário em sua empresa?
Então, continue lendo este artigo. Aqui, apresentaremos seis formatos de convite para que você estimule o desenvolvimento do seu time com mais eficácia.
Boa leitura!
Convite de treinamento para funcionários: inspire-se com 6 modelos!
De maneira geral, um convite de treinamento para funcionário pode ser feito de várias formas, como:
- e-mail;
- cartaz;
- Advents Kalendar;
- vídeo;
- TV corporativa;
- contagem regressiva.
Vamos entender cada um delas!
1- E-mail
Essa é uma das opções mais populares quando se fala sobre convite de treinamento para funcionários. Para isso, é vital pensar nos elementos que captam a atenção dos colaboradores e estruturá-los da melhor maneira.
Por exemplo, um e-mail simples e com apenas texto provavelmente já pode resolver e deixar seu time curioso e entusiasmado para participar do treinamento.
Em contrapartida, também pode ser útil criar algo mais elaborado, com conteúdo visual, como os vídeos que mostram detalhes que serão utilizados no treinamento.
De qualquer maneira, faça testes para que você descubra o tipo de convite de treinamento para funcionários que mais se adequa ao perfil do seu time.
2- Cartaz
Caso a sua equipe seja mais ativa, dividindo a rotina de trabalho entre demandas no computador e em outras áreas, recomenda-se que você divulgue o treinamento em cartazes.
Para tal, coloque o material em lugares estratégicos, como próximo às salas dos departamentos, banheiros e bebedouros.
Entretanto, apenas espalhar o cartaz não é o suficiente. Você precisa criar um conteúdo que chama a atenção do time. Para tal, invista em um bom design, além de reunir elementos que estimulem a equipe a participar da formação.
Caso sua empresa trabalhe em formato remoto, opte por divulgar o convite de treinamento para funcionários nas redes sociais ou em grupos dos aplicativos com comunicação assíncrona.
3- Advents Kalendar
Tradicional ferramenta alemã, este calendário originalmente exibe datas entre 1º e 24 de dezembro, véspera de Natal. Foi pensado para que os pais controlem a expectativa dos pequenos até a chegada do Papai Noel.
Na versão original, tal processo é feito da seguinte forma: em cada data do documento há uma janelinha onde o pequeno detecta uma surpresa gostosa, tais como pirulitos e doces.
Falando sobre o treinamento corporativo remoto, envie um e-mail aos participantes contendo um calendário com apenas os dias faltantes até a data do evento.
Adicionalmente, inclua dentro de cada “janelinha” um link sobre algum tema interessante associado ao treinamento, tais como: desafios, jogos e filmes.
Dessa maneira, você estimula a expectativa dos colaboradores para o grande dia, assim como os pequenos alemães são instigados na cultura do seu país.
Fonte: Twinkl
4- Vídeo
O convite de treinamento para funcionários em formato de vídeo desperta a curiosidade e induz o envolvimento da sua equipe.
Aqui, uma boa estratégia é apresentar algumas telas que serão tratadas na formação, além de evidenciar os dados que podem otimizar o engajamento, como algo que os funcionários ganharão ao finalizá-lo.
É vital destacar que o departamento de Recursos Humanos não precisa, necessariamente, oferecer um prêmio no final do treinamento.
Por isso, é imprescindível que você conheça o time e perceba o que pode atraí-lo. Talvez, um conteúdo técnico em um setor específico possa ser um ótimo estímulo se for comparado a um material mais genérico.
5- TV corporativa
É mais valorizada durante os períodos de descanso ou no horário de almoço. Logo, você tem poucos minutos para prender a atenção dos funcionários.
O segredo para ter sucesso nessa missão é caprichar na mensagem a ser compartilhada e jamais tornar o conteúdo maçante, pois isso aumenta o número de desistentes.
Ademais, crie um roteiro para que você confira se o material atende aos objetivos da sua estratégia. Para exemplificar, inclua as cenas, falas, entrevistas, narrações, cortes e tudo que seja importante para o desenvolvimento do conteúdo.
6- Contagem regressiva
Implantar a noção de tempo é uma das formas mais eficazes de aumentar a expectativa do colaborador, sobretudo se essa contagem for regressiva.
Neste tipo de interação, procure diversificar os lugares e plataformas em que a contagem será exibida.
Por exemplo, a contagem pode ser distribuída pelos murais da companhia, contendo o seguinte conteúdo: “30 dias”. Posteriormente, inclua a informação nos banheiros, nas cozinhas e no saguão da organização. E assim por diante, até o dia do grande evento.
Já sei como criar um convite de treinamento para funcionários, e agora?
O próximo passo é com você! Escolha o tipo de convite de treinamento para funcionários que mais se adequa ao perfil dos colaboradores. Em seguida, comece a criar o material.
Independentemente da sua decisão sobre o formato da ação formativa, siga estas duas dicas para tornar o conteúdo mais atrativo.
Seja claro
Ao criar um convite, pense fora da caixa, contudo, lembre-se de comunicar as informações essenciais sobre a capacitação. De maneira geral, estes são os dados mais importantes:
- nome do treinamento;
- data, hora e prazos relevantes;
- local (se for remoto, informe a ferramenta/link a ser utilizada);
- programação e/ou palestrantes/ministrantes;
- passo a passo sobre como acessar e finalizar o treinamento.
Não se esqueça: caso desenvolva um conteúdo de difícil compreensão, a chance do funcionário não se interessar pelo tema será maior. Portanto, reflita sobre cada detalhe com carinho, ok?
Pense em um conteúdo atraente
Crie um material com um design atraente e adicione frases cativantes. Além disso, opte por uma linguagem personalizada, pois ela costuma estimular o funcionário.
Dito isso, confira algumas dicas a se considerar na construção de um convite surpreendente:
- crie um conteúdo personalizado;
- trabalhe com senso de urgência ou escassez;
- estimule a curiosidade;
- adicione anúncios vitais.
“Me dá um exemplo?” Claro! Veja só este título incrível:
- Você está pronto para o [nome do treinamento]?
Quer mais? Confira:
- Nos encontramos no [nome do treinamento]!
- Prepare-se para o [nome do treinamento]!
Além de tudo que falamos até aqui, faça testes! Essa é a melhor estratégia para que você identifique qual é o convite de treinamento para funcionários que corresponde melhor às características da sua audiência.
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