Você já deve ter lido ou ouvido alguma coisa sobre criptografia de dados, e não é à toa! A criptografia de dados faz parte da sua vida e está em todo lugar. Em praticamente todos os dispositivos que você usa e também nos softwares.
Em um mundo onde, cada vez mais, dados são valiosos, tornar estes dados secretos e seguros é um desafio constante.
Segundo o próprio presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, o grande ativo do mundo financeiro hoje é o controle de dados. E isso vai, é claro, para além das fronteiras do mercado financeiro.
Os dados são hoje um dos principais ativos do mundo e assim como sua importância cresceu, as preocupações com sua segurança de dados também evoluíram.
E são estas preocupações com segurança que tornam a criptografia de dados importante, como você verá aqui neste nosso artigo.
Veremos tudo o que é importante saber, como o que é criptografia de dados, como funciona, sua importância para empresas, e muito mais.
Para uma maior facilidade de leitura, nossos tópicos ficaram divididos da seguinte forma:
- o que é e como funciona a criptografia de dados?
- como ela é utilizada nas empresas?
- qual a importância da criptografia de dados?
Portanto, segue com a gente e aprenda tudo sobre a criptografia de dados.
O que é e como funciona a criptografia de dados?
A criptografia de dados consiste em técnicas que buscam dificultar ou mesmo impossibilitar o acesso a determinada informação.
Trata-se de um controle de acesso e segurança da informação. As informações criptografadas ficam protegidas e disponíveis apenas àqueles que possuem uma chave de acesso específica.
Ao contrário do que você pode pensar, a prática da criptografia existe muito antes dos computadores, há milhares de anos, desde a época dos faraós, e desde então vem sendo empregada para proteger segredos de pessoas não autorizadas.
Para você entender melhor como funciona a criptografia de dados podemos utilizar um exemplo muito simples, que inclusive você já pode ter brincado quando adolescente:
Vamos supor que você queira criptografar a seguinte mensagem:
“o dinheiro está na mala”
Você poderá utilizar diversas formas de criptografia, mas vamos escolher uma bem básica e te desafiar a entendê-la. O resultado será:
“15 4 9 14 8 5 9 18 15 5 19 20 1 14 1 13 1 12 1”
Tem alguma ideia do que foi feito?
A criptografia utilizada nesse exemplo se utilizou de uma chave muito simples: a ordem das letras no alfabeto. Portanto a chave para o entendimento deste código é algo como:
“1=A 2=B 3=C… e assim por diante”
Este é apenas um exemplo simples de uma técnica de criptografia. Hoje em dia as técnicas são extremamente mais complexas e engenhosas.
Tenho certeza que agora ficou mais fácil entender como funciona a criptografia e segurança de dados, não é mesmo?!
A segurança de dados com criptografia em redes de computadores é uma evolução destes processos. Uma longa e distante evolução, para chegar no alto nível de segurança que temos hoje, que nos protege das ameaças à segurança da informação.
Como a criptografia de dados é utilizada nas empresas?
As empresas utilizam a criptografia de dados em todos os seus processos e produtos que precisam de proteção às informações sensíveis. Isso vai desde uma simples empresa que precisa proteger seus computadores de trabalho, até grandes empresas criadoras de softwares e hardwares.
A criptografia de dados está presente em videogames, processadores, celulares… Hoje em dia, até mesmo os carros possuem proteção de criptografia e segurança de dados.
A segurança de dados com criptografia pode ser dividida em dois tipos.
Criptografia simétrica
A criptografia simétrica se utiliza de uma mesma chave privada, para codificar e descriptografar a mensagem. Ela é uma chave de segurança única, que é enviada à quem precisa descriptografar a mensagem. Portanto as duas pontas do processo possuem a mesma chave privada.
Criptografia assimétrica
Já na criptografia assimétrica as chaves são diferentes. Uma apenas é utilizada para codificar a informação e a outra existe apenas para decodificação.
A criptografia assimétrica se utiliza de duas chaves:
- chave pública: a chave pública serve apenas para criptografar os dados.
- chave privada: apenas a chave privada pode desencriptar a informação, e são conhecidas apenas pelo proprietário.
A segurança de dados com criptografia em redes de computadores depende do constante estudo e avanço de muitos profissionais de gestão de serviços de TI.
Qual a importância da criptografia de dados?
Agora que você sabe o que é criptografia de dados, fica mais fácil entender a importância que ela tem nos dias de hoje, em um mundo onde temos cada vez mais dados registrados sobre cada um de nós.
A segurança de dados com criptografia não é importante apenas para dados financeiros como sua conta bancária, ela é importante para nossa privacidade, a privacidade das empresas e tudo aquilo que você queira guardar.
Atualmente os ataques hackers estão cada vez mais frequentes à empresas e você precisa se proteger deles com investimento em segurança e criptografia de dados.
Como você pode imaginar, por mais difícil que possa ser, alguém pode decifrar uma chave de segurança e abrir brechas em um sistema. Por isso é importantíssimo que você mantenha todos os seus sistemas atualizados, pois existem profissionais no mundo inteiro procurando por estas falhas, e soltando correções para elas.
Para reduzir a vulnerabilidade da segurança da informação procure por empresas especializadas que podem te ajudar a criar sistemas de segurança eficientes.
Para encontrar o fornecedor ideal você pode contar com a ajuda gratuita do oHub. Em cinco minutos, você preenche um único pedido de orçamento e recebe o contato de fornecedores qualificados na área.
Confira a lista completa de empresas de Segurança da Informação no site. É gratuito e super rápido. Confira!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer