Home > Treinamento > Curso de liderança e gestão de pessoas: 9 dicas para gestores
curso-lideranca-gestao- pessoas

Curso de liderança e gestão de pessoas: 9 dicas para gestores

As pessoas não são fáceis de quantificar e controlar. Todos nós temos nossas esperanças e sonhos individuais, assim como nossas próprias opiniões e fraquezas. Somos imperfeitos, mas também somos motivados, fortes e poderosos.

E esse lado humano tem sido cada vez mais discutido e valorizado no ambiente de trabalho. Os cursos de liderança e gestão de pessoas capacitam os gestores para que eles possam gerenciar suas equipes e estimularem o potencial de cada funcionário.

Como líder, não é fácil gerenciar um grupo de pessoas. Os humanos são durões e, quando você é o líder, é difícil não querer uma varinha mágica que possa ajudá-lo a colocar sua equipe na linha.

Você quer liderar, mas às vezes pode parecer que sua equipe não está ouvindo. Às vezes, parece que você não está fazendo um bom trabalho.

Felizmente, você sempre pode melhorar a maneira como gerencia pessoas. E para te ajudar vamos falar abaixo de algumas dicas de cursos de liderança e gestão de pessoas.

Se você empregar essas ideias, estará no caminho certo do desenvolvimento de liderança e criará uma equipe motivada que será tão poderosa e forte quanto você.

Top 5 principais programas de treinamento de liderança para gerentes

Os gerentes não podem se dar ao luxo de descansar sobre os louros. Se você estiver querendo preparar líderes em ascensão para uma posição de gerenciamento, é fundamental que você os configure para o sucesso, fornecendo a eles os programas de treinamento de liderança necessários.

Esses programas ajudarão a desenvolver e melhorar as habilidades essenciais necessárias para que eles sejam gerentes realmente eficazes. Aqui estão 5 dos mais importantes.

1. Comunicação básica

Muitos gerentes confiam em seus assistentes (ou na verificação gramatical do Word) para garantir que os e-mails enviados por eles sejam digitados com clareza.

Se o gerente, como muitos de nós, não tiver feito uma aula de gramática desde o ensino médio, então um curso de atualização – incluindo lembretes sobre como usar os vários manuais de estilo e a nova ortografia – é uma ótima idéia.

As verificações gramaticais baseadas em computador geralmente estão erradas e a verificação ortográfica não ajudará se a palavra real sendo usada significar outra coisa.

Uma atualização gramatical ajudará a evitar a ocorrência de erros embaraçosos, ou pior, erros que confundirão e frustrarão os funcionários.

2. Redação técnica

Os gerentes podem ter alguém designado para fazer a maior parte da redação para eles. Mas, como gerente, ser capaz de produzir uma redação técnica clara sem assistência pode economizar tempo e confusão.

Aprender a ser um escritor técnico melhor também pode ajudá-los a entender os relatórios que atravessam sua mesa sem precisar pedir ajuda a alguém e tirá-lo de seu próprio trabalho.

Além disso, às vezes a segurança e a confidencialidade realmente exigem que o gerente escreva seu próprio relatório para o chefe ou para o chefe do chefe. O desenvolvimento de habilidades de redação técnica pode facilitar essas questões logísticas.

3. Resolução de problemas

A resolução de problemas é possivelmente a habilidade mais importante para qualquer gerente. Quando seus funcionários não puderem resolver o problema, eles se apoiarão no gerente.

O gerente deve estar preparado para lidar com os problemas difíceis que não podem ser resolvidos imediatamente. Afinal, se os problemas fossem fáceis, então os empregados os resolveriam por conta própria.

Desenvolver e melhorar as habilidades de resolução de problemas é vital para quem escolhe liderar. A Harvard Business Review coloca “resolver problemas” como o número 3 das habilidades de liderança necessárias para todas as posições.

As únicas coisas que eles colocaram como mais importantes foram inspirar os outros e mostrar alta integridade.

4. Tomada de decisão

Tomar decisões é o que os gerentes fazem e é a razão pela qual muitos estão enterrados no estresse e na beira do esgotamento.

Fazer um tipo de treinamento empresarial sobre tomada de decisão ajuda os gerentes a voltar ao básico do porquê eles tomam suas decisões e os lembra que, mesmo quando as decisões são difíceis, esse é o trabalho que eles escolheram.

Isso pode reduzir significativamente o estresse e tornar mais fácil para os gerentes fazerem escolhas que podem parecer causar danos a curto prazo para ganhos a longo prazo.

5. Desenvolver habilidades orientadas para resultados

Número 4 na lista do Harvard Business Review mencionada anteriormente é “impulsionar os resultados“. Muitos gerentes não sabem como orientar os resultados. Mas esta abordagem é de longe a mais eficaz.

Dirigir por resultados significa que um líder permanece focado no objetivo e não se deixa desviar por questões menos importantes. As habilidades necessárias para serem mais orientadas para os resultados são específicas da indústria e das pessoas que estarão liderando.

Agora que você já viu algumas alternativas para capacitar seus gerentes em cursos de liderança, vamos falar de algumas dicas para melhorar a gestão de pessoas.

Essa função não fica só por conta do Departamento de RH. Ela também é um braço de atuação dos líderes que dão suportes às ações que incentivam os funcionários a melhorarem suas habilidades.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de curso de liderança e gestão de pessoas. O oHub é especialista em cotações.

  • Você recebe as melhores propostas em 24 horas;
  • Economize tempo;
  • Tenha os melhores preços.

Solicite o orçamento

4 formas de melhorar as habilidades de gerenciamento de pessoas

Etapa 1. Delinear seus objetivos

Certamente, como gerente, você tem motivos para melhorar.

Talvez você seja responsável por grandes metas da empresa com as quais precisa que sua equipe ajude ou talvez você ache que suas estratégias de liderança não são ineficazes, que seus funcionários não gostam ou respeitam você.

Talvez você ache que é um bom administrador, mas é parte do seu trabalho trabalhar continuamente para melhorar suas metas e objetivos pessoais.

Não importa a sua história, defina seus objetivos e anote-os. Um famoso estudo conduzido pela Harvard Business School em 1979 descobriu que aqueles que escreviam seus objetivos tinham maior probabilidade de obter salários mais altos e ver maior sucesso profissional.

Etapa 2. Determinar onde você deseja melhorar

Somos todos diferentes e as áreas de fraqueza de uma pessoa são diferentes das de outra. Depois de delinear suas metas, você deve determinar áreas para melhoria.

Como fazer isso? Considere fazer uma variedade de avaliações profissionais e testes de personalidade para avaliar onde você está. Assim, você define com mais clareza o que você precisa melhorar e por onde começar.

Etapa 3. Fale com sua equipe

Sua equipe tem uma riqueza de informações sobre você como líder, informações que podem ajudá-lo a melhorar.

  • Diga à sua equipe que você está trabalhando para melhorar suas habilidades de liderança estratégica.
  • Envie uma pesquisa, permitindo que os membros de sua equipe permaneçam anônimos.
  • Pergunte aos funcionários como você está indo como gerente, onde você pode melhorar, o que eles gostam e o que não gostam no seu estilo.
  • Realize reuniões com seus subordinados diretos e pergunte a eles em detalhes como você poderia ser um gerente melhor.

Passo 4. Pratique o elogio e a recompensa

Para ser um bom líder, você precisa dar feedback aos seus funcionários, especialmente elogios e recompensas. Quando estiver elogiando um funcionário, seja específico.
Em vez de dizer “você está fazendo um ótimo trabalho”, destaque um projeto específico e explique porque sua ajuda foi tão importante.

Tente “o projeto para o cliente ABC foi muito difícil, mas a forma como você comunicou suas necessidades a toda a equipe é o que nos fez acertar. Eu fiquei realmente impressionado com isso. Bom trabalho.”

Em uma pesquisa da Harvard Business Review sobre engajamento de funcionários, 72% dos entrevistados disseram que o reconhecimento de altos desempenhos teve um grande impacto no engajamento.

O site oHub reúne uma grande oferta de prestadores de serviços como empresa que realizam curso de liderança e gestão de pessoas.

Ao acessar o portal você pode pesquisar o que procura e pedir um orçamento aos profissionais que mais se encaixarem às suas necessidades. Faça isso agora mesmo, clicando aqui.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial