Home > Contratar fornecedores > Custos para abrir uma empresa

Custos para abrir uma empresa

Os custos para abrir uma empresa podem, inicialmente, assustar o empresário que pretende montar o próprio negócio. Na hora de fazer as contas, saber quanto vai precisar investir, muitas vezes o futuro empresário percebe que vai precisar de muito mais do que possui e que isso poderá levar a inviabilidade sua ideia.

Receba orçamentos grátis e sem compromisso de contadores para abertura de empresas.

O oHub faz o trabalho de cotação para você.

  • Receba cerca de 5 propostas em até 24 horas
  • Economize tempo
  • Consiga melhores preços

 

No entanto, até alguns anos atrás, montar uma empresa era bem mais custoso do que atualmente. Agora, que contamos com diversas novas tecnologias, com a internet a nosso favor e com ferramentas que podemos utilizar gratuitamente, muita coisa pode mudar no cenário do futuro empresário.

Confira conosco algumas dicas de como economizar na hora de montar o seu negócio e comece o seu planejamento:

1.   Faça o cálculo dos custos burocráticos para abrir uma empresa

Desses custos nenhum empresário pode escapar. Trata-se de taxas da Junta Comercial, alvará da Prefeitura, vistoria do Corpo de Bombeiros, arrecadação da Receita Federal, emissão do Certificado Digital e, dependendo da localização da empresa, do Estado da Federação, as taxas podem variar. O custo total do procedimento burocrático pode variar de R$ 1 mil a R$ 1.500. Se você for um microempreendedor individual, poderá fazer tudo você mesmo mas, se estiver montando uma empresa de pequeno porte, precisará de um contador, que cobrará pelos serviços prestados conforme a tabela do Conselho Regional de Contabilidade.

2.   Se precisar de financiamento, procure os bancos estatais

Evite tomar crédito pessoal, se precisar de financiamento para máquinas e equipamentos. Embora os juros estejam nas alturas e com previsão de mais altas nos próximos meses, os bancos estatais (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) disponibilizam crédito para pequenas e médias empresas com taxas muito mais vantajosas que os bancos privados. Faça uma boa pesquisa sobre financiamento e compare as taxas. Se puder evitar financiamento, claro que é muito melhor.

3.   Móveis e equipamentos: use somente o essencial

Não se preocupe em montar um negócio luxuoso: preocupe-se com o atendimento ao cliente e com a qualidade do produto. Na montagem do seu estabelecimento, consulte o comércio de sua cidade, você poderá encontrar móveis e equipamentos muitas vezes pela metade do preço e em estado praticamente novo, provindos de outros estabelecimentos comerciais que, ou fecharam as portas, ou conseguiram trocar os seus móveis. Para iniciar seu negócio, o importante é qualidade e não luxo.

4.   Controle os estoques diariamente

Se o estabelecimento que você está montando é comercial, dependendo de estoques, mantenha um controle rígido sobre o que tem em estoque, comprando somente o necessário para reposição. Lembre-se que estoque é dinheiro parado: só irá se transformar em moeda no momento em que entrar dinheiro pela sua venda. Negocie com fornecedores que lhe ofereçam bom prazo para pagamento de suas reposições de estoque, conseguindo melhorar o seu nível de capital de giro.

5.   Utilize a tecnologia ao máximo

Com a tecnologia da internet você pode fazer uma excelente economia nas telecomunicações – um custo que, muitas vezes, é maior do que imaginamos e que pode representar uma boa economia. O Skype, por exemplo, é uma ferramenta que possibilita chamadas gratuitas, seja pelo computador ou pelo smartphone. Os recursos de vídeo também possibilitam conversar com outras pessoas ao vivo, sem os custos de viagem e alimentação. A internet também pode lhe oferecer outros recursos, como banco de dados, com o controle financeiro e administrativo hospedado na “nuvem”, sem que tenha gastos com programas específicos.

6.   Busque o apoio de entidades oficiais

O Sebrae é um dos melhores apoios para o pequeno e médio empresário na montagem de seu novo negócio. Não se acanhe em buscar ajuda, procurando o conhecimento necessário para gerenciar o seu novo negócio. Muitas de suas dúvidas, sobre os custos para abrir uma empresa e outros também são as dúvidas da grande maioria dos empresários, podem ter uma solução muito mais prática do que imagina.

Para todo e qualquer efeito, na hora de montar sua empresa faça um levantamento de todos os custos necessários e de tudo o que precisa para que a empresa funcione com sucesso. Compare preços, pesquise, não tenha pressa em solucionar um problema, busque sempre a melhor solução.

Quanto vai lhe custar para a parte burocrática, você já sabe. Mas os custos para a montagem de um negócio próprio, só você mesmo é quem pode levantar.

 

E se você optar por contratar um contador para cuidar da parte burocrática de abrir uma empresa, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas de contabilidade.

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial